A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques 2011 Irrigação

Água para produzir mais e melhor

Valmont trabalha para maximizar a eficiência do uso da água com seus equipamentos voltados à irrigação

Nome da empresa: Valmont Indústria e Comércio Ltda.
Sede: Uberaba/MG
Número de funcionários: 190
Número de revendas: 20
Número estimado de clientes no Brasil: 1.500

A Granja do Ano — Qual é a importância do trabalho da Valmont para a evolução da agricultura brasileira?

Marcelo Borges Lopes — A empresa foi pioneira no fornecimento de sistemas de irrigação no Brasil. Temos mais de 55 anos de história incentivando o desenvolvimento da agricultura irrigada, que permite aumentar a produtividade agrícola e minimizar o risco da atividade. Por isso, entendemos que nosso trabalho contribui para a evolução da agricultura em nosso país. Os sistemas de irrigação produzidos por nossa empresa irrigam uma parcela significativa da área irrigada do Brasil, contribuindo para a produção de alimentos, geração de renda e empregos no campo, além da redução do risco climático. Enfim, contribui para a segurança alimentar de nossa nação.

Qual é o cenário do uso da irrigação atualmente no Brasil?

O relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2011, recentemente publicado pela Agência Nacional de Águas (ANA), aponta uma área irrigada de 4,5 milhões de hectares, baseado no Censo Agropecuário de 2006. O mesmo relatório também destaca a área irrigável – 29,6 milhões de hectares. Os números falam por si: hoje irrigamos apenas 15% do nosso potencial. O fato de usarmos uma fonte de dados tão defasada no tempo é outro retrato do setor. Carecemos de informações mais confiáveis e atualizadas. Em 2011 tivemos uma grande conquista para o setor: a criação da Secretaria Nacional de Irrigação pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Essa era uma reivindicação antiga do setor para que tivéssemos uma representação única no Governo Federal. A Senir nasce com três prioridades: aprimorar e facilitar o processo de obtenção da outorga d’água; aumentar a oferta e disponibilidade de energia elétrica; e desenvolver mecanismos que incentivem a reserva de água nas propriedades. Hoje, a agricultura irrigada é mais empregada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul. As principais culturas são grãos (rotação de milho, soja, feijão, trigo e outros), canade- açúcar, hortícolas, café, frutas e citros.

Quais os diferenciais do trabalho da Valmont no desenvolvimento de equipamentos e no relacionamento com os produtores?

A Valmont investe constantemente no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Ao mesmo tempo, valoriza o suporte aos clientes para garantir o bom funcionamento dos sistemas de irrigação Valley. Somos reconhecidos como a marca de maior confiabilidade em irrigação, fruto de anos de parceria com os produtores. O investimento em tecnologia não resulta apenas em produtos sofisticados – nosso sistema de transmissão é um exemplo disso. Os motorredutores Valley são muito resistentes, duráveis e simples. Isso é um exemplo de como a tecnologia pode tornar a vida no campo mais fácil. Por outro lado, apostamos também na modernização da atividade através da eletrônica. Em 2011, lançamos o sistema Valley Irrigação de Precisão, que permite ao produtor aplicar a quantidade correta de água em sua área, considerando as variações do solo dentro de um pivô.

Marcelo Borges Lopes é diretor-presidente da Valmont

Como a Valmont trabalha para destacar a importância do uso racional da água entre os produtores?

O uso racional da água em irrigação começa por um bom projeto que definirá qual o sistema ideal para as condições e as necessidades do produtor rural. O equipamento em si merece toda atenção da nossa equipe de Engenharia de Produto que trabalha muito próxima da nossa matriz nos EUA. Além disso, investimos constantemente no treinamento e qualificação de nossos distribuidores para que eles ofereçam aos nossos clientes o melhor projeto do mercado, maximizando a eficiência do uso da água, reduzindo o gasto energético por área irrigada e sempre pensando na gestão e no manejo dos sistemas de irrigação. A etapa seguinte é a instalação dos sistemas de irrigação, novamente a cargo da rede de revendedores Valley que capacitam seus técnicos com treinamentos na fábrica. Após a instalação dos sistemas de irrigação passamos para a etapa de operação e uso pelo cliente. Nesse momento, oferecemos treinamento para os clientes e seus funcionários diretamente da fábrica ou através dos revendedores Valley. Além disso, temos uma forte parceria com a Irriger, uma empresa de consultoria especializada em manejo de irrigação que auxilia o produtor rural na decisão de quando e quanto irrigar.