A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques 2011 Tratores

50 anos em grande estilo

Massey Ferguson comemora meio século de credibilidade junto ao produtor brasileiro

Nome da empresa: AGCO do Brasil Comércio e Indústria Ltda.
Marca: Massey Ferguson
Fábricas no Brasil: Canoas/RS, Santa Rosa/RS e Ibirubá/RS
Número de funcionários: aproximadamente 2,5 mil Tratores comercializados em 2010: 17.085
Participação no mercado de tratores em 2010: 30,3%

A Granja do Ano — Qual é a colaboração da Massey no processo de evolução do agronegócio brasileiro nas últimas décadas?

Carlito Eckert — Com 50 anos no mercado nacional, nossos tratores contam a história da evolução das máquinas agrícolas no país. Com mais de 30% do mercado de tratores e uma liderança ininterrupta durante o cinquentenário, ocupamos um papel importante no crescimento do agronegócio brasileiro. Mesmo assim, reconhecemos que o principal protagonismo desta expansão é dos próprios agricultores, que têm dado preferência à nossa marca e apostado em nossas soluções para sua lavoura. Para o futuro, projetamos um crescimento de mercado alavancado na proximidade com o produtor e na capacidade de suprir as demandas de grandes e pequenos agricultores em uma grande diversidade de culturas e solos. O crescimento projetado para o setor é em ganhos de produtividade em todas as culturas com o desenvolvimento de máquinas com menores índices de perda e maior precisão em todos os trabalhos, do preparo do solo à colheita.

O que a empresa preparou de especial para comemorar os 50 anos de atuação?

Entre as ações que preparamos para comemorar nosso cinquentenário está o concurso cultural Sua História com a Massey Ferguson. Dentro do ciclo de feiras do agronegócio pelo Brasil, colocamos uma cápsula equipada com câmera para filmagem, em que os clientes que visitam nosso estande podem gravar um depoimento sobre sua relação com a marca e concorrem a prêmios mensais e no final do ano a uma viagem à França. Para homenagear mais ainda o cinquentenário, teremos uma série de ações de relacionamento com os clientes, envolvendo sorteio de brindes, uma comunicação visual diferenciada e o lançamento de uma edição especial, de 50 anos, da revista Campo Aberto. Também preparamos uma campanha publicitária alusiva à data. Os clientes podem acompanhar todas as ações e participar das promoções também pelo hotsite criado especificamente para comemorar os 50 anos. O endereço é www.massey50anos.com.br.

Em tratores, quais são os destaques mais recentes da Massey e o que os produtores brasileiros podem esperar de novidades nos próximos meses?

A Massey Ferguson tem renovado toda sua linha de produtos nos últimos anos. Entre os tratores, aprimoramos nosso portfólio de 65cv a 130cv com a nova Série MF 4200. São oito modelos desenvolvidos com o objetivo de proporcionar desempenho superior com a inclusão de um novo motor, proporcionando economia com a redução no consumo de combustível. Outro lançamento recente inclui a Série MF 7000 Dyna-6 (de 150cv a 215cv), com um sistema de transmissão que permite selecionar automaticamente a marcha com a melhor relação entre economia e desempenho. Hoje também oferecemos a Série MF 7100 (de 140cv a 180cv), com alta capacidade de trabalho e mantendo o baixo custo operacional e fácil manutenção. Para 2011, nosso portfólio foi enriquecido em três segmentos. Com os modelos MF 4200 Compactos, estamos levando aos produtores de café, hortaliças, flores e frutas, a servicibilidade, ergonomia e força que impulsionaram o recorde de venda dos tratores da Série MF 4200 em 2010. O outro segmento contemplado durante este ano é o florestal, com três modelos MF 7100 Florestal. Também entre os tratores, a Massey está trazendo ao mercado a Série MF 7100 Canavieira. A versão para cana dos tratores MF 7100 conta com eixo com bitola de três metros. Com a modificação, a máquina evita o pisoteio das soqueiras, causando um menor dano à lavoura e, por consequência, uma maior produtividade da cana.

A Massey tem clientes de diferentes perfis produtivos em todo o Brasil. De que forma a empresa consegue atender as mais diversas demandas?

A relação de proximidade com o produtor rural é uma das principais características da Massey Ferguson. Uma das lições ensinadas por nossos clientes é de que a versatilidade é um fator muito importante dentro do segmento tratores. Por isso, trazemos um portfólio bastante completo e que atenda com excelência às demandas de todas as culturas. Além das tecnologias desenvolvidas no Brasil, contamos com as mais modernas patentes globais do grupo AGCO, que são adaptadas à realidade brasileira e incorporadas no maquinário.

Carlito Eckert é diretor comercial da Massey Ferguson