A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaque 2011 Saúde Animal

Sanidade para o máximo desempenho

Foco da Merial está na melhoria dos índices produtivos dos pecuaristas de todos os tamanhos

Nome da empresa: Merial Saúde Animal
Sede: Campinas/SP
Fábrica: Paulínia/SP
Operações no mundo: mais de 150 países
Faturamento global em 2010: US$ 2,6 bilhões

A Granja do Ano — Qual a importância dos investimentos em sanidade para uma pecuária de alta competitividade?

Paulo Colla — Os investimentos em sanidade são cruciais para o máximo desempenho animal. Bons resultados são alcançados com um bom programa sanitário, que contemple um adequado planejamento levando-se em conta particularidades regionais como clima, principais doenças e parasitas, densidade animal, raças, calendário oficial do Ministério da Agricultura e outros fatores. Chamamos todo esse conjunto de informações de epidemiologia. Ou seja, trabalhar de forma preventiva o controle de doenças/parasitas respeitando épocas favoráveis para o controle integrado e estratégico, permitindo ao animal o melhor desempenho produtivo em seu ambiente. Os grandes benefícios para a pecuária de alta competitividade em que se aplicam esses conceitos são a melhoria dos principais índices zootécnicos (taxa de prenhez, taxa de natalidade, taxa de desmame, ganho de peso, etc.); bem-estar animal; uso racional dos insumos veterinários, garantindo a melhor relação de custo e benefício com planejamento prévio e orçamento necessário para a compra dos produtos; e educação da mão de obra da fazenda para o uso preventivo, atendendo às épocas de manejo previamente alinhadas com o veterinário que atende à fazenda. Isso fortalece e gera compromisso de toda a equipe de manejo para a correta aplicação dos insumos veterinários e, consequentemente, o respeito aos períodos de carência dos produtos, garantindo assim a qualidade e segurança ao consumidor.

Qual é a avaliação que você faz do Programa Soma e qual a relevância desse projeto para os pecuaristas que são clientes da Merial?

O resultado para o pecuarista Soma é a segurança do programa sanitário Merial – realizado através do coordenador de território, que é um técnico preparado para executar esse serviço com o auxílio de um software de gestão da sanidade, o “Personal Vet”, em total sintonia com o veterinário responsável da fazenda. O foco principal está sobre a melhoria dos índices produtivos desses pecuaristas, que praticam uma pecuária profissional e não querem correr riscos em seus empreendimentos, e sim obter o melhor resultado sustentável de seus negócios. O nosso maior desafio junto a esses clientes é demonstrar essa evolução de resultados anuais, através do acompanhamento dos índices zootécnicos. Mostramos a eles que investir em sanidade e também em todos outros pilares da pecuária (genética, nutrição, manejo) traz resultados positivos para a atividade. O fato é que investir em um bom programa sanitário não representa mais do que 5% dos custos de produção. Acreditamos que nesses dez anos de Programa Soma conseguimos transmitir essa mensagem aos produtores.

Quais são os mais recentes lançamentos da Merial na área de pecuária de corte e o que os clientes da empresa podem esperar de novidades para os próximos meses?

Um dos mais recentes lançamentos é o Eprinex Pour-On, um novo princípio ativo – a Eprinomectina – que tem descarte zero na carne e leite. Devido a essa característica, o produto pode ser utilizado para a engorda, terminação a pasto e no confinamento sem correr o risco de penalizações por resíduos. A outra novidade é o lançamento do Cystorelin, um análogo natural do hormônio GNRH da reprodução, que tem importante papel no controle de cistos ovarianos nas fêmeas bovinas, e que também pode ser utilizado em protocolos de IATF.

Quais são os principais diferenciais da Merial para estar sempre na lembrança do produtor?

Creio que o principal é o foco no cliente e em toda a cadeia, tentando buscar a excelência no atendimento às revendas veterinárias, aos pecuaristas, balconistas, veterinários, zootecnistas, peões e capatazes. E cumprir as exigências do Ministério da Agricultura, provendo soluções e produtos de altíssimo desempenho e qualidade, produzidos em uma fábrica moderna localizada em Paulínia/SP e auditada Nome da empresa: Merial Saúde Animal Sede: Campinas/SP Fábrica: Paulínia/SP Operações no mundo: mais de 150 países Faturamento global em 2010: US$ 2,6 bilhões pelo exigente FDA (Food and Drug Administration). Além disso, contamos com uma rede de distribuição especializada em todo o território brasileiro, garantindo o melhor acesso aos nossos produtos e soluções com profissionais treinados.

Paulo Colla é gerente de Produtos Gado de Corte da Merial