A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaque 2011 Nutrição Animal

Pela pecuária sustentável e eficiente

Tortuga investe em inovação tecnológica e atendimento personalizado no trabalho com os criadores

Nome da empresa: Tortuga Companhia Zootécnica Agrária
Sede: São Paulo
Unidades industriais: Santo Amaro/SP, Mairinque/SP, Pecém/CE e São Vicente/SP
Número de funcionários: 1.200
Faturamento em 2010: R$ 871,2 milhões

A Granja do Ano — Como está o trabalho da empresa na difusão da produção sustentável com a tecnologia dos minerais orgânicos? Quais são os objetivos da Tortuga com essa linha de ação?

Juliano Sabella — Ao longo de 57 anos de atuação, nosso objetivo sempre foi o de atender às necessidades e características de cada produtor para uma produção eficiente e em equilíbrio com o meio ambiente. A tecnologia exclusiva dos minerais orgânicos Tortuga é um diferencial que ratificou a posição de pioneirismo da empresa como provedora de soluções para uma produção rentável e sustentável. A nossa nova campanha institucional apresenta os resultados dos trabalhos realizados por nossas equipes de campo, pesquisa, desenvolvimento e produção que levam ao mercado muito mais que produtos, levam soluções que permitem a sustentabilidade do negócio dos produtores.

Quais são os principais desafios da pecuária bovina no Brasil quando se trata de nutrição? E como a Tortuga trabalha para ajudar os criadores a superarem esses desafios?

O maior desafio da pecuária de corte hoje é a falta de informações gerenciais, que são fundamentais para que os pecuaristas consigam mensurar o resultado das ações e tecnologias aplicadas nas propriedades – o que é essencial para produzirmos mais carne e atender a crescente demanda, não só do Brasil, mas também mundial. Por tudo isso, investir em nutrição é fundamental, pois ela é um dos pilares da sustentabilidade da pecuária. A Tortuga sempre acreditou na produção do Boi Verde e trabalha constantemente no desenvolvimento de novas tecnologias e programas, que auxiliam a gestão dos produtores e permitem o máximo do aproveitamento das pastagens. Os minerais orgânicos, por exemplo, cumprem esse objetivo e são o que existe de mais moderno e inovador na suplementação mineral mundial.

Qual é a avaliação do mercado de nutrição animal em 2011 e quais as expectativas para os próximos meses? Que fatores podem influenciar de forma positiva o mercado?

O mercado de nutrição está em franco desenvolvimento, pois os produtores precisarão cada vez mais aumentar a produção. Para isso, investir em tecnologia de gestão, genética e suplementação é a única saída. Tudo isso é influenciado pela abertura de novos mercados, pois com a maior demanda, a produção é alavancada. Outro fator importante é o aumento da exigência dos consumidores de mercados atuais e em abertura, que buscam uma carne com mais qualidade, e que respeite o meio ambiente e o desenvolvimento social, isto é, uma produção sustentável.

Que tipo de ações e estratégias a Tortuga utiliza para estar cada vez mais próxima dos pecuaristas?

A Tortuga investe muito na assistência técnica para os seus clientes. Hoje são 50 assistentes técnicos especializados nos segmentos que a empresa atua. Além disso, contamos com uma equipe comercial formada por 120 técnicos que também auxiliam o nosso cliente no desenvolvimento do seu negócio. Essa é a maior equipe técnica das empresas do setor, que acompanha o cotidiano das propriedades e realiza dias de campo, palestras, treinamentos e capacitação de mão de obra de fazendas, cooperativas e associações.

Juliano Sabella é gerente de Marketing da Tortuga