A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

ESPECIAL

O AGRONEGÓCIO DO BRASIL CADA VEZ MAIS GIGANTE

Uma safra sempre é diferente da outra. Esta é uma verdade desde a invenção da agricultura. E imagina-se como ficaram distantes as realidades de uma safra para a outra depois do surgimento das bolsas de mercadorias internacionais, aqueles ambientes a salvo de chuva e sol em que são decididos e impostos os preços das principais commodities agrícolas comercializadas pelo planeta. Mas, nos últimos meses, o caldeirão de imprevisibilidades esquentou ainda mais, com crise econômica de proporções e repercussões globais.

No contexto da crise internacional foi gestada uma safra agrícola. E outra, a 2009/2010, já está em andamento. O que esperar quanto à produção e rentabilidade? É o que especialistas respondem nas reportagens que se seguem. A 24ª edição d’A Granja do Ano vai a fundo na análise dos cenários atuais e recentes e perspectivas das principais commodities agrícolas do Brasil. Entre as muitas análises e interpretações, é possível depreender que a agricultura mais uma vez provou ser muito forte e potente para sucumbir a terremotos, independentemente de sua escala sísmica e epicentros.

A crise financeira foi, na verdade, mais uma prova de fogo para o maior negócio do Brasil, a agricultura. Houve arranhões e apreensões, sobretudo nos setores dependentes do mercado externo. Mas, no balanço geral, há evidências de que a nova safra vem com tudo para ser novamente inesquecível. Os custos de produção cederam, as cotações estão em níveis de bons a ótimos, e o clima dá mostras de que será radiante – e chuvoso. Portanto, ao juntar estes componentes promissores ao empreendedorismo nato do produtor brasileiro, não se pode duvidar de que a próxima edição deste anuário fará referências à maior safra brasileira da história. Atingir esta marca deve ser desde já compromisso de todos nós que fazemos a agricultura brasileira.