Competitividade das exportações exige investimentos em logística

As oportunidades e os desafios do agronegócio brasileiro diante da conjuntura internacional foram destaque nas discussões do Congresso Brasileiro do Agronegócio, nesta segunda-feira (6), em São Paulo/SP. O evento, que é realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e B3 (Brasil Bolsa Balcão), tem como tema "Exportar para Sustentar".

O embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, defende que, além de grande exportador de commodities, o País deve investir na promoção externa de soluções e tecnologias como as que são geradas pela Embrapa e por empresas privadas. Na avaliação do embaixador, o Brasil reúne importantes vantagens diante do mercado agrícola internacional, como a disponibilidade de terras, a inovação tecnológica e o know how do produtor. No entanto, há questões que precisam ser gerenciadas para a ampliação da competitividade. Nesse sentindo, os investimentos em logística são urgentes. "Mesmo sendo grandes exportadores, ainda não temos uma estrutura adequada. Em 1930, o Brasil tinha 30 mil km de estradas de ferro. Em 2017, o número era o mesmo e talvez até menor", constata.

Ocupando posição de liderança em diferentes produtos da pauta agropecuária, o Brasil precisa adotar uma postura proativa no mercado global, especialmente para trabalhar em cenários como o que atualmente envolve a crise entre Estados Unidos e China, considera o presidente da Abag, Caio Carvalho. "O Brasil precisa colocar-se no mundo com o peso geopolítico de grande fornecedor de alimentos", sustenta.

Para o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, o País tem os desafios de mostrar ao mundo os processos sustentáveis da agricultura nacional e de combater as barreiras fitossanitárias impostas por outras nações. O ministro destacou o trabalho do Governo pela revitalização de acordos comerciais no âmbito do Mercosul e em negociações que envolvem países como Canadá, Japão e Coreia do Sul.

A Granja esteve no evento a convite da Abag

Crédito da foto: Gerardo Lazzari

Data: 06/08/2018
Fonte: A Granja

Últimas notícias