Produtividade: o potencial é para produzir muito mais

O esforço pelo incremento da produtividade nas lavouras brasileiras é o tema da reportagem de capa da revista A Granja do mês de dezembro. Os números avançaram significativamente nos últimos anos, resultado de fatores como tecnologia, gestão e manejo. Segundo dados da Conab, a produtividade média de 15 culturas foi ampliada em mais de 80% entre os períodos 1996/97 e 2016/17.

Mas há reconhecido potencial para ir adiante. Não apenas as áreas controladas pela pesquisa, mas também as lavouras com números acima das médias revelam que é possível colher mais por hectare e favorecer a rentabilidade ao final da safra. Especialistas e produtores ouvidos pela reportagem concordam que é preciso analisar a propriedade de maneira ampla e considerar os diversos aspectos que envolvem não apenas o desenvolvimento das plantas, mas sim a sustentabilidade de todo o sistema.

Práticas como o plantio direto, a rotação de culturas, o uso de plantas de cobertura, a escolha correta da cultivar e o eficiente controle de problemas fitossanitários são enumeradas como fundamentais nesse processo. “A produtividade depende da conjunção de mais de 50 fatores. Cabe lembrar que mais recentemente a adoção de ferramentas da agricultura de precisão vem permitindo um melhor diagnóstico das condições do solo e a adubação a taxas variadas, o que resulta numa melhor nutrição das plantas, redução de custos e menor impacto ambiental”, destaca um dos entrevistados, o consultor e professor Elmar Floss.


Data: 30/11/2017
Fonte: A Granja

Últimas notícias