Vitrine

UM LABORATÓRIO QUE INSPIRA A SOJICULTURA DO PAÍS

Veja a imagem da bonita soja nesta página, no ponto de ser colhido. Uma soja assim é o que todo o produtor sonha. Mais do que bela, altamente produtiva. E assim todos ganham. Não apenas o produtor dono da lavoura, mas uma cadeia inteira, e até economia do País. Pois foi busca por altas produtividades, com os devidos retornos econômicos, que levou à criação, dez anos atrás, do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), uma entidade que não tem fins lucrativos e é formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas que trabalham pelo desenvolvimento do segmento. E o CESB promove desde o seu início o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, concurso que premia os produtores que obtêm, em áreas específicas para a competição, as maiores produtividades em suas regiões e no País. Os números são de assustar, pois o corriqueiro são médias acima de 100 sacas/hectare.

Para saber porque eles produzem tanto, veiculamos nesta edição artigos com alguns dos integrantes do CESB, que relatam as circunstâncias técnicas e tecnológicas dessas altas produtividades. Afinal, mais do que ganhar concurso, os participantes inspiram outros produtores pela propagação de maneiras de se produzir melhor e mais. “O Desafio do CESB estimula os produtores a usar a área inscrita como um grande laboratório, onde os resultados e as tecnologias empregados podem se tornar viáveis economicamente e utilizados nas áreas comerciais de produção”, destaca um dos artigos do Especial a seguir.

E a edição ainda tem uma novidade: um novo colunista. Rui Alberto Wolfart passa assinar o espaço Palavra de Produtor no lugar de Walter Horita, a quem agradecemos demais pela dedicação até então. Wolfart é engenheiro agrônomo e catarinense de origem que produz soja e milho e cria gado em Nova Maringá/ MT, além de ser uma expressiva liderança classista. E também escritor: autor do livro Reflexões de um Alemão Cuiabano. Muito obrigado Walter, bemvindo Rui.

Além disso, muito mais conteúdo. Artigos e reportagens sobre semente na seção Seed Point, buva resistente na seção Fito, agricultura de precisão, clima na safra de verão, o mercado para a soja convencional, como é a legislação ambiental (bem branda) para agriculturas de outros países e assim por diante.

Boa leitura!

Vitrine