Agricultura 4.0

TECNOLOGIAS EXPONENCIAIS

Agricultura

Carlos Otoboni

Independentemente de quão familiar é o termo “Tecnologias Exponenciais” para você, procure se inteirar sobre o assunto, pois essas tecnologias mudarão a forma como a humanidade vive e, no nosso caso, como a agricultura será realizada no futuro, na era do conhecimento. Primeiramente, o que é um crescimento exponencial? Basicamente, é a multiplicação repetida de uma mesma constante (1, 2, 4, 8, 16, 32, ...), ou seja, um modelo matemático exponencial. Já o crescimento linear é a adição de uma mesma constante (1, 2, 3, 4, 5, 6, ...). Como os próprios números demostram, em seis fases (tempos, por exemplo), chegamos ao número 32 no crescimento exponencial e ao número 6 no crescimento linear, ou seja, uma tecnologia exponencial trará mudanças mais rapidamente para nós do que tecnologias ou modelos lineares. Produtos, serviços e empresas de tecnologias exponenciais crescem e faturam velozmente.

Entre as áreas de Tecnologias Exponenciais, podemos destacar três que trarão grandes avanços tecnológicos para a agricultura nos próximos anos: Nanotecnologia, Biotecnologia e Tecnologia da Informação (TI).

A TI já está presente no dia a dia do homem do campo, sendo, a cada dia, incorporada aos sistemas de produção, notadamente nas máquinas e implementos. Nesse caso, temos visto uma busca incessante em soluções nessa área nas unidades de negócio dedicadas às Tecnologias da Informação nas empresas e o surgimento de novas empresas nesse ramo.

A TI já está presente no dia a dia do homem do campo, sendo, a cada dia, incorporada aos sistemas de produção, notadamente nas máquinas e implementos. Nesse caso, temos visto uma busca incessante em soluções nessa área nas unidades de negócio dedicadas às Tecnologias d...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!