Matéria de Capa

UMA DÉCADA DE ALTA PRODUTIVIDADE E LABORATÓRIO

(FOTO 1)

Vencedores e equipe do CESB no 10º Prêmio Nacional Desafio Máxima Produtividade de Soja

Em dez edições, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), registrou recordes sucessivos de performance, com aumento da produtividade média em 40,6%, enquanto a média nacional cresceu apenas 25,6%

Luiz Nery Ribas, presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB)

Há dez anos, nascia o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), através de uma iniciativa de profissionais de vários segmentos, que decidiram reunir suas expertises para identificar dados e fatores que estão presentes em áreas de alta produtividade de soja, processá- los, interpretá-los e disseminá-los com o intuito de promover o aumento da média da produtividade da soja em nível nacional. Hoje, com base nos números recolhidos na última década, podemos dizer que esse objetivo foi alcançado. Anualmente, o CESB organiza o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja. Em dez edições, o Desafio registrou um recorde atrás do outro, demonstrando a capacidade de difusão do conhecimento tecnológico que fez com que a produtividade em áreas auditadas saísse de 82,8 sacas/hectare, na safra 2008/09, para incríveis 149,08 sacas/ hectare em 2016/17.

Comparando os dois resultados, a evolução da produtividade alcançada pelos campeões está na casa de 80%. E o número de áreas dedicadas ao Desafio demonstra que o interesse do produtor aumenta a cada ano e que ainda existem ganhos a serem alcançados. O CESB consegue mostrar que é possível produzir mais, com mais eficiência. Isso fixa a família do produtor no campo, gera renda e mais alimento no mesmo espaço, já que diminui a abertura de novas áreas.

No final da década passada, um grupo multidisciplinar de profissionais ligados ao agronegócio per...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!