Espaço do Leitor

PROTEÇÃO TÉRMICA DAS COLMEIAS

Quais são as recomendações para a proteção de colmeias em regiões onde o calor é intenso, como no caso do Nordeste? Obrigado pela informação.

Luiz Felipe Monteiro Lopes
Teresina/PI

Espaço

R – Prezado Luiz Felipe, o sombreamento das colmeias e a presença de água em locais próximos favorecem o desenvolvimento das colônias de abelhas e a qualidade do mel. Estudo conduzido pela pesquisadora Maria Teresa Rêgo, da Embrapa Meio- -Norte, no Piauí, mostrou que o sombreamento natural, com árvores, ajudou na ampliação rápida da área de cria. Essa área corresponde ao favo, no qual as crias se desenvolvem. A melhor faixa de temperatura para o desenvolvimento delas é entre 30º e 35º C. Maria Teresa cita o cajueiro como exemplo de árvore que oferece um bom nível de sombra e não perde muitas folhas ao longo do ano. Outro cuidado está relacionado com a água, que deve ser limpa e sempre disponível para favorecer o metabolismo das abelhas e ajudar a regular a temperatura dentro da colmeia. A pesquisadora recomenda que a distância da fonte de água ao apiário não deve ser superior a 500 metros para evitar o gasto energético dos insetos. Quando não houver fonte de água natural próxima, devem ser instalados bebedouros permanentes.


VAZIO SANITÁRIO EM MG

Gostaria de saber qual é o período do vazio sanitário da soja em Minas Gerais. Grato.

Miguel Cordeiro
Juiz de Fora/MG

R – Caro Miguel, o vazio sanitário no território mineiro iniciou em 1º de julho e segue até 30 de setembro. Neste período, fica proibido o cultivo da soja em todo o estado, assim como devem ser eliminadas todas as plantas vivas da cultura nas...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!