Vitrine

CUSTOS: NÃO ADIANTA RECLAMAR. ENFRENTE-OS

Safra 1998/99; safra 2028/29. Seja 20 safras atrás ou daqui a 20 safras, um assunto esteve/estará em pauta: os (sempre altos) custos de produção para se empreender o cultivo. Neste País, tudo parece ser mais dispendioso, visto a alta carga tributária, seja para comprar um quilo de arroz ou para abastecer o carro. E, é claro, na agricultura, não podia ser diferente. Como nesta atual temporada 2018/19, que, em breve, veremos as plântulas romperem a superfície de uma extensão de terra verdejante de 60 milhões de hectares. Mas, especificamente neste momento, dois componentes conseguiram a proeza de deixar a safra do nosso produtor ainda mais cara: o tabelamento do frete e o dólar valorizado.

Como quase tudo o que o campo precisa circula na carroceria de um caminhão e boa parte dos insumos tem matéria-prima trazida do exterior (a preço dolarizado), dá para se ter uma ideia da dor de cabeça do produtor ao acionar a calculadora. E esse é o assunto da nossa reportagem de capa: custos de produção na safra de verão. Mas, mais do que enfocarmos o tamanho do problema, abordamos estratégias para amenizálo. Uma reportagem bem oportuna.

E por falar em algo oportuno ao produtor, que tal o tema sementes? Conforme definição de muitos, é o “insumo nobre” para o campo. Não que fertilizantes e defensivos não sejam valiosos, mas a semente está na origem de tudo. O tema é tão importante para o produtor quanto para nós, d’A Granja. E, por isso, a partir desta edição, daremos uma atenção especial à semente, com a seção Seed Point. Serão artigos técnicos e notícias do mundo da semente. Confira o logotipo da seção que ilustra este texto e vá lá na página 58.

E por falar em algo oportuno ao produtor, que tal o tema sementes? Conforme definição de muitos, é o “insumo nobre” para o campo. Não que fertilizantes e defensivos não sejam valiosos, mas a semente está na origem de tudo. O tema é tão importante para o produtor quanto para nós, d’A Granja. E, por isso, a partir desta edição, daremos uma atenção especial à semente, com a seção Seed Point. Serão artigos técnicos e notícias do mundo da semente.

Confira o logotipo da seção que ilustra este texto e vá lá na página 58.

E não deixe de conferir também os muitos outros assuntos trabalhados nesta edição: correção de solo, agricultura de precisão, aplicação correta de defensivos, algodão sustentável e Expointer.

Vitrine

Boa leitura! E boa (e barata) safra de verão!