Vitrine

SEMENTES: A ESTRATÉGIA NÚMERO 1 PARA A PRODUTIVIDADE

A semente, mais do que originar uma nova planta – função desde os primórdios da fauna do planeta, tem tamanha ou mais tecnologia embarcada quanto uma máquina agrícola ultramoderna. Sim, muita pesquisa está por trás – ou melhor, por dentro – desse insumo que teve e tem um lugar fundamental para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Então, mais do que dedicar a reportagem de capa desta edição às sementes, veiculamos dois artigos que abordam temas essenciais: um destaca a importância de o produtor buscar sempre a semente certificada e evitar a perniciosa ilegal, e outro descreve tudo o que está envolvido na produção de sementes de soja, uma verdadeira arte. A semente é tão importante para a agricultura que a Revista A Granja passa a dedicar, a partir da próxima edição, uma seção exclusiva e mensal a esse insumo. Aguarde muitas informações e orientações sobre o maravilhoso mundo das sementes.

As sementes são fundamentais para a agricultura, mas é claro que outros segmentos também merecem toda a atenção do produtor. E alguns são abordados nesta edição. Como a regulagem dos pneus dos tratores, que vai muito além de um mero detalhe na mobilização necessária em torno de uma máquina. Sabia que um pneu mal regulado pode comprometer mais da metade da tração do trator?

Outro tema é uma reportagem sobre as potencialidades do uso da energia fotovoltaica nos confins do Brasil, justamente onde estão muitas propriedades agrícolas. Que tal gerar toda a energia elétrica que a fazenda demanda a partir do radiante sol que brilha todos os dias sobre a lavoura?

E tem mais, muito mais. Como a importância (e o lugar precioso) do F, ou seja, da floresta, no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Também o uso (e as vantagens) dos fungicidas multissítios no enfretamento das doenças da soja.

E você vai notar uma mudança na seção Agribusiness: reduzimos o espaço, mas sem comprometer as informações sobre os mercados de soja, milho, trigo, algodão, feijão e café.

Boa leitura!

Vitrine