Vitrine

SEU MAIOR PATRIMÔNIO ESTÁ EMBAIXO DE SEUS PÉS

Maquinário pesado e conectado a satélites, silos com volumosos espaços, terras a perder-se no horizonte, insumos entupindo o depósito. É só somar: são milhares, milhões de reais. Um patrimônio considerável, certo? Sim, não há como negar. Mas o maior patrimônio de seu negócio agrícola, além do seu conhecimento em agricultura, é o solo – e as riquezas ali entranhadas. Sim, sem precisar argumentar, se o solo estiver pobre, pobreza ele produzirá em sua superfície; mas se estiver rico em matéria orgânica, micro- organismos, porosidade e cobertura, além, é claro, de elementos químicos, riqueza ali será gerada. Por isso, a reportagem de capa dessa edição teve por enfoque como dar vida ao solo. Para que, sobre ele, o resultado fosse muita vida – leia-se produtividade agrícola.

Vida, no caso, mudança de vida, é o que aconteceu com o nosso entrevistado em O Segredo de Quem Faz, o paranaense Celso Kossatz, que largou a Medicina para dedicar-se à produção agrícola. Mas não esqueceu os princípios da antiga profissão: “A Medicina ajudou muito para que eu criasse certos protocolos. Como médico, sempre soube que com a ajuda de exames complementares o diagnóstico fica mais preciso e o resultado sempre vai ser melhor”, nos disse ele. Entrevista interessante, de um produtor com uma origem diferente.

Mas assuntos um tanto mais corriqueiros à vida no campo também ganharam atenção. Na seção Fito, o controle das doenças do trigo e (possível) chegada da helicoverpa híbrida, a lagarta oriunda do cruzamento de Helicoverpa armigera e Helicoverpa zea. O que os especialistas da Embrapa têm a dizer sobre isso? Veja lá.

E neste mês de junho queremos saber o que você tem a nos dizer sobre os melhores do agronegócio brasileiro. Até dia 29 está aberta a votação para a escolha dos Destaques A Granja do Ano 2018, m 30 categorias. A premiação, cuja imagem do belo troféu ilustra esta página, é...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!