Espaço do Leitor

CADEIA DAS FRUTAS

Gostaria de saber qual é a participação da cadeia produtiva das frutas no agronegócio brasileiro. Grata pela informação.

Marcela Faustino
Rio Verde/GO

R – Prezada Marcela, a cadeia produtiva da fruticultura contribui com R$ 33 bilhões para o valor bruto da produção agrícola. Dois milhões de hectares são cultivados com espécies de frutas temperadas e tropicais no Brasil, produzindo 44 milhões de toneladas, segundo informações do Ministério da Agricultura. O segmento emprega 5 milhões de pessoas. Apesar de ser o terceiro maior produtor de frutas, o Brasil figura no 23º lugar entre os países maiores exportadores desses produtos. No primeiro bimestre deste ano, o País exportou 124,3 mil toneladas de frutas frescas e processadas, um aumento de 14,4% no volume exportado em comparação com o mesmo período de 2017, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Entre os destaques positivos estão o limão, com crescimento de 14,3%, e a banana, com incremento de 267,3%.

Espaço


PLANTIO DO TRIGO

Qual é o período de semeadura do trigo no Brasil Central? Obrigado.

Luiz Pedro Carvalho
Belo Horizonte/MG

R – Caro Luiz Pedro, a semeadura do trigo na região central do Brasil, conforme o Zoneamento Agrícola de Risco Climático, vai de fevereiro a maio. A estimativa de plantio é de 200 mil hectares na atual safra, sendo que Minas Gerais aparece com a maior área plantada, de 85 mil hectares, seguido de São Paulo, com 80 mil hectares. Segundo informações da Embrapa, estão previstos cultivos em dois sistemas de produção: sequeiro (próximo a 85% da área) e irrigado (p...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!