Fitossanidade

Pulverizadores: os cuidados com os COMPONENTES

Para uma adequada aplicação de defensivos, são fundamentais alguns procedimentos. Este texto aborda os cuidados com o conjunto de pontas de pulverização, que é o principal item do pulverizador, a bomba de pulverização, cujo objetivo é pressurizar o sistema, e ainda o sistema de filtragem

A manutenção de máquinas e equipamentos agrícolas deve ser feita conforme a recomendação dos fabricantes, de acordo com o período de utilização de cada componente. Esta pode ser dividida em preventiva, corretiva ou periódica e, normalmente, é realizada após a jornada de trabalho diária ou em períodos de entressafra. Tendo em vista o crescente uso dos pulverizadores para a preservação sanitária dos cultivos agrícolas, a manutenção preventiva deve ser executada de forma correta e eficaz para que, durante o período de trabalho, a necessidade de paradas dessas máquinas, para a realização da manutenção corretiva, seja minimizada.

Fitossanidade

Alfran Tellechea Martini, Marcelo Silveira de Farias e Giácomo Müller Negri, da Universidade Federal de Santa Maria/RS

Dessa forma, é de suma importância otimizar o momento de aplicação dos defensivos, visto que, muitas vezes, a utilização de pulverizadores sofre influência das condições de umidade do solo e ambientais, do ciclo das plantas daninhas, doenças e pragas, bem como das características morfológicas e fisiológicas das plantas.

Fitossanidade

Filtro principal localizado entre o reservatório de calda e a bomba de pulverização, parcialmente limpo e desobstruído

Com o passar dos anos, a evolução tecnológica fo...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!