O Segredo de Quem Faz

EMPENHO muito além da lavoura

Denise Saueressig
denise@agranja.com

José Roberto Brucceli, 64 anos, é daqueles personagens conhecidos da história recente da agricultura brasileira. Com vocação empreendedora e, sobretudo, vontade de trabalhar no campo, desbravou terras no Centro- Oeste e ajudou a desenvolver uma região que hoje é referência na produção de grãos. Porém, o empenho vai muito além da rotina na lavoura. No entorno de Rio Verde/GO, onde ficam suas propriedades, o produtor esteve à frente de projetos que resultaram na construção de escolas e na melhoria de estradas. O espírito colaborativo também o levou naturalmente a posições de liderança no setor. Hoje ele defende que os mais jovens devem ser estimulados a ocupar cargos de representação. E quando pensa se poderia seguir uma carreira política, repete as palavras que ouve da mãe: “Meu filho, faça o que seu pai lhe ensinou, que é produzir alimentos. Não se envolva com política, que você não sabe fazer isso”. A seguir, um entusiasmado Brucceli conta um pouco mais sobre a sua trajetória.

Vitrine

A Granja – O senhor é engajado em causas da comunidade. Quais foram as motivações que o levaram a iniciativas como a construção de escolas na sua região?

José Roberto Brucceli – No início dos anos 1980, logo depois de começar a vida em Goiás, circulava pelo povo e percebi que as pessoas precisavam de educação. Era uma região muito isolada e pensei que precisava fazer alguma coisa por aquelas pessoas, afinal eu também estava criando os meus filhos ali. Me reunia com produtores de outros estados que, assim como eu, tinham migrado para Goiás e, juntos, íamos até os prefeitos para pedir melhorias para a infraestrutur...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!