Espaço do Leitor

ABORTAMENTO DE VAGENS

Quais são as principais causas para o abortamento de vagens identificado em algumas lavouras de soja nesta safra? E quais as formas de prevenção do problema? Grato pela informação.

Felipe Mourão
Goioerê/PR

R – Prezado Felipe, o problema ocorrido pontualmente em algumas lavouras na atual safra pode ter diferentes causas, segundo informa Nota Técnica divulgada pela Embrapa no final de janeiro. Casos de plantas com poucas ou nenhuma vagem, ou ainda com enchimento de grãos aquém do esperado são geralmente atribuídos a questões climáticas, como excesso de umidade no solo e baixa luminosidade. No entanto, os pesquisadores indicam que a ocorrência está relacionada à interação com outros fatores, como a maior ou menor sensibilidade de algumas cultivares, época de plantio e práticas equivocadas de manejo do solo e da cultura na área ou no talhão. As condições do clima, então, podem ter potencializado o fenômeno. Para prevenir o problema, os especialistas recomendam práticas como a inserção da soja em um sistema de produção com o correto manejo do solo e rotação de culturas e escolha adequada e diversificada de cultivares, com os devidos cuidados no manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, evitando os exageros na aplicação de produtos químicos. As informações completas podem ser acessadas no site www.embrapa.br/soja.


EXPORTAÇÃO DE CAFÉ

Qual é a participação do café nas exportações do agronegócio brasileiro? Obrigado.

Heitor Cunha
Palmas/TO

R – Caro Heitor, em 2017, os embarques de café representaram 5,4% das vendas do agronegócio brasileiro ao exterior, com o produto ocupando o quinto lugar na pauta das exportações. Segundo informações do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), foram 30,79 milhões de sacas comercializadas ao exterior, um recuo de 10% e...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!