Vitrine

PROFISSIONAIS COM A QUALIFICAÇÃO NO CURRÍCULO

A imagem de um trator trabalhando sob o comando do piloto automático, cujas ações na lavoura são executadas tranquilamente sem – literalmente – a presença das mãos humanas, é justamente a (irônica) ilustração do alto nível de exigência em profissionais qualificados para executar as atividades que o campo demanda hoje. A velocidade com que as tecnologias são adotadas pela agricultura exigem especialistas do mesmo nível, pessoal abastecido pelas faculdades e cursos de formação de tecnólogos das áreas agrícolas. A nossa reportagem de capa averiguou como estão esses cursos e quais os seus desafios, além do perfil dos profissionais formados nessas áreas do ensino.

Por falar em aprendizado, A Granja tem uma grata novidade a partir desta edição. Um ícone da agricultura brasileira, um senhor chamado Herbert Bartz, passa a assinar, junto com a filha, Marie Bartz, bióloga, pesquisadora e professora universitária, uma coluna mensal. Em Herbert & Marie Bartz (ambos na foto nesta página), o leitor vai aprender muito, mas muito sobre agricultura conservacionista. Afinal, o “alemão teimoso” do Herbert é “apenas” o precursor do plantio direto no Brasil. E por que “alemão teimoso”? Bem, a história dele é relatada pela filha, na coluna de estreia, na página 58.

Se o assunto é aprender, atenção ao que é realizado na Fazenda Água Tirada, sediada em Maracaju/MS, segundo o relato em O Segredo de Quem Faz de José Adolfo de Lima Souza, que, com dois irmãos e o pai de quase 80 anos, levaram a propriedade a vencer o Prêmio Soja Plus, promovido pela Aprosoja e que avalia indicadores socioambientais.

E quem dá uma aula de agropecuária são os produtores e as lideranças agrícolas que atuam no Entorno de Brasília. Em um raio de uns 250 quilômetros da Capital Federal, se praticam agricultura e pecuária de ponta, apresentada na feira Agrobrasília, cuja décima primeira edição ocorre em maio e também é destacada nesta edição por uma reportagem especial.

E tem muito mais, com a cobertura dos recordes da feira Show Rural Coopavel.

Boa leitura! Bom aprendizado!

Vitrine