Vitrine

CULTURAS SECUNDÁRIAS: SEM PRECONCEITOS COM O DESCONHECIDO

O produtor rural é um corajoso por natureza. Afinal, sua indústria nem ao menos é provida de um telhado. E a matéria-prima que gera seus produtos “industrializados”, por vezes, nem é entregue – a exemplo, chuva. Em resumo: quem cultiva é um eterno trapezista sem rede, um profissional que joga sem garantias de que será vitorioso. Então, visto tal valentia, por que não tentar algo novo, diferente do habitual, e, por exemplo, investir em uma cultura atípica ao seu cotidiano ou até mesmo à sua região? Alternativas são o que menos faltam neste País tão diverso. Tomamos a liberdade de apresentar na nossa reportagem de capa algumas, apenas algumas, sugestões: grão-de-bico, milho-pipoca, girassol, feijão-caupi (foto nesta página), amendoim e sorgo, além de culturas de inverno (para a Região Sul). Mas tem muito mais e, igualmente, promissoras. Falamos com especialistas nesses cultivos, incluindo satisfeitos produtores, e relatamos parte do que eles já fizeram ou sabem fazer. Afinal, nem existe muito mistério em cultivar os mencionados grãos para um expert em produção de soja e milho.

Porém, antes de investir no diferente, que tal fazer o básico? Como regular precisamente a plantadeira do milho safrinha, tema de artigo de um expert em mecanização agrícola. E se o assunto é milho safrinha, atenção aos resultados de experiências da Fundação MT, que concluíram o seguinte: milho de segunda safra adubado como pregam as tabelas de recomendação vai resultar em uma ótima colheita de... soja! Sim, a cultura seguinte se beneficia de um plantio do cereal bem fertilizado.

E a edição contempla outros assuntos relevantes. Tantos temas bem técnicos, como o uso de adjuvantes para melhorar a eficiência dos fungicidas, até outros que contribuem para a gestão do negócio agrícola, como um artigo esclarecedor sobre a nova legislação trabalhista e outro sobre o uso dos derivativos na comercialização da safra.

E tem mais, muito mais!

Boa leitura! E, produtor, cogite sem preconceitos as sugestões da nossa reportagem de capa!

Vitrine