Primeira Mão

Em defesa da lavoura

“A imagem que se cria do agrotóxico não tem conexão com a realidade, pois a agricultura brasileira só conseguiu ter o avanço que teve com tecnologia, inovação e o uso de diversos insumos, entre eles os defensivos”. A afirmação é do professor Caio Carbonari, da Unesp, de Botucatu/SP, no evento Diálogo: Desafio 2050 e Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Embrapa, Associação Brasileira de Agronegócio (Abag) e Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), no mês passado, em São Paulo. Segundo ele, um estudo que faz a relação entre o consumo total de defensivos aplicados nas lavouras brasileiras com a área tratada contesta a liderança mundial do Brasil no volume de defensivos utilizados. Por essa matemática, o Brasil é apenas o sétimo no ranking, cujo líder seria o Japão. Já na relação consumo versus produção agrícola, o Brasil despenca para 11º.


Em defesa da lavoura II

E a Embrapa lançou o livro “Defensivos Agrícolas Naturais: uso e perspectivas”, que pode ser baixado gratuitamente em http://bit.ly/2qWEPRq. A obra destaca que os defensivos naturais, aqueles produtos originários de plantas, microrganismos, animais e minerais que atuam no controle de pragas e doenças, são soluções importantes para produção sustentável. E também aborda o papel desse perfil de defensivo no controle biológico de pragas e doenças na agricultura do século XXI por diversos ângulos, da indústria ao agricultor, além de abordar temas como patrimônio genético natural e legislação para o desenvolvimento do produto biológico.


CIÊNCIA ANTI MUDANÇAS CLIMÁTICAS

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Embrapa formaram parceria para a criação do Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas, que será sediado pela Unicamp, em Campinas/SP. A sua missão é gerar ativos biotecnológicos que aumentem a re...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!