Espaço do Leitor

TOMBAMENTO NO ALGODOEIRO

null

Quais são as condições que favorecem a ocorrência do tombamento de plântulas no algodoeiro e quais as orientações para prevenir o problema? Obrigado pelas informações.

Gabriel Prado
Chapadão do Céu/GO

R – Caro Gabriel, o fungo que provoca o tombamento, Rhizoctonia solani, ocorre em várias culturas, como algodão, milho, soja, feijão, fumo e batata. A incidência e a gravidade da doença estão associadas às condições do solo e à sequência de culturas plantadas na área. Os sintomas mais graves aparecem após o plantio, e pode haver atraso no desenvolvimento da planta, deformação e descoloração dos caules, necrose do tecido vascular e pigmentação de cor púrpura nas folhas, explica o engenheiro agrônomo Marcelo Gravina, consultor do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). O desenvolvimento da doença é estimulado por temperaturas baixas e umidade elevada, e o fungo é capaz de sobreviver de um ano para o outro no solo. Segundo Gravina, recomenda-se a sucessão de culturas com trigo e aveia, e a rotação com soja. Se o plantio for sucedido por milho, feijão, batata e tomate, a população de microrganismos pode aumentar. Além disso, deve-se fazer tratamento de sementes, evitar a semeadura profunda e preferir que ela ocorra em períodos quentes, para que as plantas se desenvolvam mais rápido.


DIVERSIFICAÇÃO COM TABACO

Quais são os principais benefícios do cultivo de outras culturas após a colheita do tabaco? Grato.

Júlio Caetano Ribeiro
Araranguá/SC

R - Prezado Júlio, além da diversificação das atividades e da possibilidade do aumento da renda, esse cultivo vai ajudar a proteger o solo da erosão, reduzir a proliferação de pragas e pla...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!