Notícias da Argentina

TRIGO CONSOLIDA RECUPERAÇÃO

Com rendimentos próximos do recorde, melhoram os prognósticos da produção de trigo argentino. A Bolsa de Comércio de Rosário elevou sua previsão de colheita em um milhão de toneladas, para até 17,3 milhões de toneladas. O volume é expressivo, mas ainda fica abaixo do recorde da temporada 2016/2017, que foi de 18,2 milhões de toneladas. “O trigo deste ano reafirmou o caminho do último ciclo, aprofundando uma mudança tecnológica que segue incrementando o potencial produtivo”, destacou a bolsa. Até meados de dezembro, quando mais de 70% da lavoura havia sido colhida, diferentes regiões do país indicavam produtividade média de 3,3 mil quilos por hectare para o cereal. A província de Buenos Aires tem estimativa de um novo recorde, de 3,84 toneladas por hectare. Para a província de Córdoba, onde há áreas com até 8 mil quilos por hectare, a Bolsa de Rosário estima uma produção próxima a 4,65 milhões de toneladas.

VARIAÇÃO NO PLANTIO DEVIDO AO CLIMA

O plantio da soja enfrentou problemas em dezembro devido à falta de umidade no solo, o que atrasou o progresso de implantação na totalidade da área. Segundo informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, o cultivo de milho também tem atraso na implantação de lotes tardios como consequência do estado hídrico irregular, com ocorrência de alagamentos e também de estiagens. Em dezembro, os lotes mais adiantados de soja estavam em começo de floração, enquanto nas áreas implantadas mais tardiamente, as plantas estavam em etapas vegetativas. Dependendo do estado hídrico e do tipo de ambiente, a condição dos cultivos variava entre boa e muito boa. Também no mês passado houve importantes avanços no plantio de sorgo granífero nas províncias de Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé e Entre Rios, ainda que exista atraso em comparação com a safra anterior.


TRIGO

Para poder chegar aos atuais índices positivos de produção, o trigo arge...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(revistas/agranja/capas/capa_agranja_829.jpg ) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgranjaController.php on line 435