Plantio Direto

RAIO X do plantio direto na agricultura brasileira

Engenheira agrônoma Giseli Brüggemann, analista de Pesquisa da Agroconsult

Ao longo de 14 anos, a Agroconsult tem realizado o Rally da Safra com o objetivo de avaliar as pré-condições de colheita das safras de soja e milho de segunda safra. Percorrendo as principais regiões produtoras do Brasil, o projeto tem o intuito de estimar a produção total desses grãos. A Fundação Agrisus apoia o Rally desde 2006, o que tem permitido avaliar o desenvolvimento do sistema de plantio direto (SPD) nessas regiões. Os resultados demonstram que o uso do SPD tem aumentado gradualmente em todas as regiões e as práticas de conservação do solo ganharam adeptos ao longo dos anos, o que foi possível observar por meio das avaliações de campo e pelos questionários respondidos. Os benefícios promovidos pelo uso dessa técnica são percebidos ambiental e financeiramente.

Em 2017, foram formadas 11 equipes com a participação de engenheiros agrônomos, técnicos e convidados, sob coordenação da Agroconsult. No período de 16 de janeiro a 9 de junho, as equipes percorreram os principais polos de produção de grãos dos estados do RS, SC, PR, MS, MT, GO, MG, BA, MA, PI e TO. Ao longo de todo o trajeto, em 305 municípios os técnicos avaliaram 1.551 lavouras, sendo 75% com cultivo de soja. Para análise, os dados foram agrupados em quatro regiões, classificadas de acordo com o clima, sugeridas pelo engenheiro agrônomo Fernando P. Cardoso (CARDOSO, 2005).

Plantio

A compactação do solo foi avaliada por meio da verificação de sinais nas raízes das plantas (crescimento radicular afetado pela compactação) e pelo grau de dificuldade de perfuração no momento da coleta do solo

Em campo, a avaliação do SPD consistiu em avaliar a cob...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!