Vitrine

NÓS TODOS É QUE AGRADECEMOS, EDUARDO ALMEIDA REIS

Na 420ª crônica nesta publicação, em 35 anos, Eduardo Almeida Reis comunica: “É com imensa tristeza que hoje me despeço de A Granja. Os tempos são outros e sinto que fui ultrapassado pelas novidades. A todos vocês, leitores e administradores, muitíssimo obrigado.” Prezado Eduardo, nós e os leitores não concordamos que você (nada de senhor!) tenha sido “ultrapassado pelas novidades”. Bem pelo contrário. Suas abordagens são sempre atualíssimas! Mas, se o mestre falou, que assim seja. Quem somos nós para divergir (estar em desacordo; discordar, segundo o dicionário Houaiss). “Vou sentir saudades e continuo assinando a revista”. Nós é que sentiremos saudades e, sobretudo, agradecemos pela sua sempre jovem disposição em clarear e divertir nossas ideias com sofisticada e sensível ironia. E você, leitor, não deixe de ler a derradeira crônica do nosso mestre lá na última – e nobre – página.

O que também precisa e merece ter vida longa são as tecnologias a campo. Afinal, muito estudo e muito, mas muito empenho de pesquisadores não podem se perder apenas porque os produtores não seguem orientações básicas e simples de manejo. A biotecnologia mudou a agricultura, mas se ações (e intenções) por parte do produtor, como a rotação de culturas e o refúgio, não forem colocadas religiosamente em prática, seus efeitos fantásticos não terão vida muito longa, não. E esse é o assunto da nossa reportagem de capa.

Esta edição tem muito mais. Como o relato das iniciativas do produtor Edison Minohara, que vê na diversificação das atividades na propriedade a maneira de administrar os altos e baixos da agricultura – e por isso investe de soja a abacate, passando pelo gado de leite e de corte. E em muito mais. Veja em O Segredo de Quem Faz.

E como esta edição é a que circula na Expointer, a tradicional feira de Esteio/ RS entre o final de agosto e início de setembro, nos antecipamos e listamos os melhores tratores que estarão em evidência no evento. E também para a safra 2017/18. Se você está pensando em comprar um trator, não deixe de analisar o que o mercado tem de melhor a lhe oferecer.

E tem muito mais, muito mesmo!

Boa leitura de toda a edição! Sobretudo a última página!

Vitrine