Agricultura 4.0

AFINAL, O QUE É AGRICULTURA 4.0

null

Aa abordagem nesta edição será sobre o tema da coluna. Mas afinal, o que é Agricultura 4.0? O termo faz analogia à transformação que está ocorrendo nas indústrias, a chamada Indústria 4.0, na qual a evolução tecnológica vem avançando para uma manufatura conectada e monitorada em tempo real. Nela, os dados são coletados, transmitidos e analisados a todo momento, e as ações decorrentes dessas análises são tomadas quase que instantaneamente em todas as fases de produção.

Para entendermos melhor, vamos resumidamente lembrar as revoluções que a indústria passou até a era 4.0. A primeira revolução é marcada pelo tear mecânico e pela evolução das máquinas a vapor; depois, veio a utilização do aço, da energia elétrica e do petróleo; e a terceira foi marcada pela chegada da eletrônica, dos sistemas computacionais e da robótica. A Indústria 4.0 vem sendo desenvolvida pela conectividade, com sistemas inteligentes, virtualização da indústria, rastreabilidade virtual, Internet das coisas (IoT), em uma manufatura colaborativa, com capacidade de ações de ajuste/correção em tempo real. Na verdade, seria a indústria física também na forma digital.

Então, se compararmos a evolução na indústria com a agricultura, podemos ver que as tecnologias presentes na indústria também estão presentes na agricultura. Esse tipo de análise de momentos na agricultura vem seguindo a evolução tecnológica como um todo, tanto que tecnologias desenvolvidas para fins militares, como GPS, drones, etc., são aplicadas atualmente no campo.

O fato é que em um futuro próximo existe a possibilidade de os agricultores e/ou consultores gerenciarem suas fazendas em um ambiente virtual e terem a fazenda e as operações agrícolas analisadas na forma digital. Esse movimento é...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!