Espaço do Leitor

SAFRA DE UVA

null

Olá, amigos da revista A Granja. Ouvi dizer que a safra de uva é recorde no Rio Grande do Sul. Qual foi o volume colhido neste e nos últimos anos? Agradeço a informação.

Tiago Louzada
Pejuçara/RS

R – Prezado Tiago, com a ajuda das condições climáticas, os produtores gaúchos foram responsáveis por uma safra de 750,6 milhões de quilos de uva este ano. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Secretaria da Agricultura do RS, o volume é 5,8% maior que o número de 2011, último recorde registrado, com 709,6 milhões de quilos. Desse total, 89,6% foram de uvas americanas e híbridas e 10,4% de uvas vitis viníferas. Este ano, 418 vinícolas declararam processamento da matéria-prima, cultivada em 136 municípios. Sobre os anos anteriores, a safra de uva apresentou os seguintes volumes: 2012 – 696,9 milhões de quilos; 2013 – 611,3 milhões de quilos; 2014 – 606,1 milhões de quilos; 2015 – 702,9 milhões de quilos; e 2016 – 300,3 milhões de quilos.


RECEBIMENTO DE EMBALAGENS

Gostaria de saber como funciona o processo de criação de unidades de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas. Obrigado.

Felipe Castilhos Vieira
Campo Grande/MS

R – Caro Felipe, a responsabilidade pela implantação de locais de recebimento de embalagens vazias de defensivos é dos comerciantes, que devem indicar esse local para a devolução das embalagens na nota fiscal de venda ao produtor. A viabilidade de instalação de uma nova unidade é normalmente discutida entre os revendedores de uma região, com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), prefeitura e parceiros locais. Os postos devem ser credenciad...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!