Primeira Mão

Bactérias hidratantes

null

Uma pesquisa da Embrapa Meio Ambiente descobriu um grupo de bactérias aptas a auxiliar as plantas a sofrer menos pela falta de água. Tais microrganismos conseguem reduzir os efeitos do estresse hídrico em soja, milho e trigo. E ainda propiciam maior crescimento das espécies. Os microrganismos hidratam raízes ou interferem na fisiologia dos vegetais que, assim, resistem mais ao estresse hídrico. “Por enquanto, só existe essa pesquisa sobre essa tecnologia em agricultura tropical, a qual, de fato, sofre maior impacto da seca”, ressalta o pesquisador que realizou a pesquisa, Itamar Melo. Na imagem, uma planta de soja tratada com a bactéria e a outra não.


Emprego é bom. E não falta

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no mês passado pelo Ministério do Trabalho, destacou a criação, em maio, de 46 mil novos postos de trabalho no campo, e 77 mil no acumulado do ano. Só o café mineiro foi responsável por mais de 25 mil novos trabalhadores. “Mais uma vez a agropecuária mostra o seu compromisso com o País”, destacou João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que divulgou as informações. “Fica claro também que o nosso setor cumpre uma função social importante ao gerar emprego, renda e alimentos para a população”.


TERRAS: O SHOW DA PRODUTIVIDADE

null

Estudo detalha as alterações do uso de terras na agricultura brasileira de 1990 a 2014. No período, a área cultivada de soja, milho e cana pouco mais que dobrou (+106,8%), ao mesmo tempo em que a produção praticamente duplicou (+197,4%). E também hou...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!