Novidades no Mercado

 

LS TRACTOR LANÇA AS PLANTADEIRAS LS PLANTER

A fabricante de tratores sul-coreanos LS Tractor entrou no mercado de plantadeiras ao lançar, no Show Rural Coopavel, no mês passado, em Cascavel/PR, modelos da LS Planter. Os equipamentos da empresa, que tem fábrica de tratores em Garuva/SC, são fabricados em Passo Fundo/RS via joint venture com a Eixoplant. Conforme o diretor comercial da LS, André Rorato (foto), a ideia é complementar o portfólio da empresa, e outros produtos da marca serão apresentados nos próximos anos. Entre as especificações, a plantadeira tem sistema de transmissão mecânica, elétrica e hidráulica, com 36 versões de três a 18 linhas. E possui distribuição geométrica regular de sementes, que não permite falhas e duplicidade, e o mecanismo de distribuição não danifica a semente e mantém a profundidade uniforme. “O sistema geométrico é exclusivo e permite 18% de ganhos em milho”, explica. “É o menor consumo de potência por linha no mercado”. A LS Planter também permite o plantio adensado, segundo Rorato, uma tendência em regiões como em Ponta Grossa/PR.


JOHN DEERE DESTACA SOLUÇÃO REVOLUCIONÁRIA PARA A COLHEITA

A John Deere antecipou para o Show Rural Coopavel seu principal lançamento de 2017, a Série S400 de colheitadeiras. O principal destaque das máquinas da Série S400 é a substituição da tecnologia saca-palha pelo rotor, uma revolução tecnológica principalmente para os pequenos e médios produtores, ávidos por inovações que tragam simplicidade operacional, menor índice de perdas, melhor limpeza e qualidade do grão, com resultados efetivos no final da colheita. “A Série S400 é um projeto 100% nacional, pensado nas necessidades dos produtores do nosso País. Por isso, entrega 25% mais performance, com 50% a mais de qualidade dos grãos e 75% menos perdas. São produtos que nasceram no Brasil e foram pensados nas necessidades dos produtores do nosso País”, ressalta Rodrigo Bonato, diretor de Vendas da John Deere Brasil. A empresa ainda reforçou a aposta nos recursos avançados de agricultura de precisão e traz o JD Link, solução de gerenciamento agrícola que tem como objetivo melhorar a gestão da propriedade de forma remota e em qualquer momento.


TEEJET USA RAIO LASER PARA EXPLICAR SOBRE GOTAS NA PULVERIZAÇÃO

A empresa TeeJet Technologies levou ao Show Rural uma dinâmica ao vivo para conscientização e aprendizado do manejo de tamanho de gotas em pontas de pulverização. A proposta foi proporcionar aos visitantes uma visualização inédita do comportamento das diferentes classes de gotas em condições ambientais variáveis. Para isso, a equipe da TeeJet utilizou uma ferramenta com feixe de luz laser com a qual abordaram o correto manejo da deriva, seleção de pontas de pulverização e aumento da eficiência nas aplicações de defensivos. Essa dinâmica também estará presente no estande de empresa na Expodireto, neste mês.


GSI REFORÇA PORTFÓLIO E LANÇAMENTOS

A participação da GSI no Show Rural foi marcada pela consolidação de seu portfólio, especialmente, dos lançamentos mais recentes, realizados ainda em 2016 e que agora estão iniciando a aplicação em campo, já mostrando sua eficiência. A GSI apresentou um pacote de novas tecnologias que reafirmam seu posicionamento de busca de inovação para oferecer soluções completas, integradas e eficientes ao produtor. A empresa reforçou a grande inovação apresentada em 2016, a fornalha Block-Velox, que foi reconhecida com o prêmio Gerdau Melhores da Terra no ano passado. O equipamento é resultado de um projeto genuinamente brasileiro, tendo comprovada sua resistência e durabilidade, com baixa manutenção e alta eficiência energética.


MARISPAN DESTACA LINHA DE PÁ CARREGADEIRA DE ALTO DESEMPENHO

A Marispan levou para o Show Rural Coopavel sua linha de Pá Carregadeira Frontal Série M, equipamento lançado recentemente no mercado e que vem se destacando pelo alto desempenho e conforto em tarefas mais pesadas. Com uma série de diferenciais que visam melhorar a performance e a segurança dos pequenos produtores, a Série M permite a utilização de diversos implementos, como concha dianteira, plaina niveladora, guincho, paleteira, pegador de madeira e garfo enleirador. “O design inovador torna mais fácil, eficiente e rápido o acoplamento da pá ao trator e os agricultores estão tendo resultados bem interessantes com o uso na agricultura, pecuária e floresta”, ressalta o diretor Administrativo e Industrial da empresa, Paulo Nascimento.


CASE IH DÁ ATENÇAO À PLANTADEIRA EASY RISER 3200

Entre as principais novidades apresentadas pela Case IH no Show Rural Coopavel está a nova plantadeira Easy Riser 3200. Com menos pontos de lubrificação (apenas dois em toda a máquina), o agricultor reduz em até oito horas por mês o tempo parado para lubrificação. Com a maior capacidade de armazenamento de adubo (+25%) e de semente (+30%), a nova plantadeira consegue plantar 3,8 hectares a mais. Somado a isso, oferece o melhor corte de palha, com discos de 20’’ e suporte em garfo duplo, desencontro entre as linhas de 400 mm e flexibilidade para trabalhar nas mais variadas condições de plantio. “Tem 25% a mais de performance comparado ao nosso principal concorrente”, explicou Giovan Polastro (foto). “Mais tempo de trabalho e menos paradas para abastecimento e lubrificação”.


KEPLER WEBER EXIBE SECADOR REFERÊNCIA

A Kepler Weber aproveitou o Show Rural Coopavel para exibir ao público as tendências do setor e, ainda, estreitar o relacionamento entre seus clientes e prospects. “A perspectiva para o setor em 2017 se mantém positiva, pois se espera uma melhora no PIB brasileiro, com alta prevista de até 2% em agronegócio. O sentimento é reforçado por números divulgados recentemente como a previsão de safra 2016/17 superior em 15% ao período anterior”, comentou Tadeu Vino, superintendente Comercial da Kepler Weber. A companhia expôs na feira o modelo de secador KW Dryer Linha Arroz, produto já referência no mercado. O novo equipamento apresenta a mais avançada tecnologia de secagem para arroz, reunindo qualidade, performance e economia, oferecendo maior percentual de grãos inteiros, maior rendimento de secagem e menor consumo de energia térmica.


NEW HOLLAND APRESENTA PLANTADEIRA PL 6000

Além de máquinas e equipamentos, alguns como lançamentos, a New Holland levou ao Show Rural o novo vice-presidente para a América Latina, o paranaense Rafael Miotto (foto), que assumiu em 1º de janeiro. O dirigente destacou o que considerou a “melhor plantadeira do mercado”, a PL 6000, que gera um aumento na média de 30% no rendimento operacional devido à economia de tempo na manutenção diária, pois possui somente dois pontos de lubrificação, e também pela autonomia da caixa de sementes e qualidade de distribuição. “Queremos nos tornar líderes em plantadeiras de alta tecnologia”, revelou. Miotto também destacou a adoção de motores das máquinas com a certificação Tier III, e anunciou que a meta da empresa é ser líder em colheitadeiras em 2017, além de investir na área de serviços das concessionárias. “A estratégia é ser uma marca mais próxima do produtor rural”, resumiu.


JACTO COM SOLUÇÕES PARA OTIMIZAR RECURSOS

A Jacto apresentou seus produtos e também soluções para produzir com mais performance. Como os pulverizadores e colhedoras adequados ao Proconve Mar-1, que estabelece limites de emissões de gases poluentes. Segundo Paulo Guirao (à dir.), gerente de Produtos, mais do que atender à legislação, “as máquinas são mais inteligentes e mais conectadas”. Além disso, mostrou a tecnologia Otmis que equipa os pulverizadores automotrizes Uniport, que permite, por exemplo, por meio do Sistema Otmisnet Mobile, acompanhar em tempo real em qualquer lugar o trabalho do pulverizadores. A Jacto também apresentou a campanha com foco em pulverizadores tratorizados em agricultura de precisão que reduzem custo e incrementam a produtividade em condições especiais de aquisição para pequenos e médios produtores. Paulo Henrique Bueno (centro), gerente de Produtos, revelou que equipamentos menores também têm sido incrementados com tecnologias de agricultura de precisão, como barras de luz. Uma das ferramentas da agricultura de precisão, explica Cristiano Pontelli (à esq.), gerente de Negócios Otmis, é a telemetria, que permite a cada cinco segundos fazer a leitura da qualidade da aplicação e evitar, por exemplo, a sobreposição.


TRIMBLE: USO DE GEOTECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE ARROZ

A Embrapa Clima Temperado e a empresa Trimble celebraram em meados do ano passado um contrato de cooperação técnica com o objetivo de desenvolver e adaptar geotecnologias (conjunto de tecnologias utilizadas para coleta, processamento, análise e disponibilização de informações associadas a uma referência geográfica), bem como difundi-las, focando principalmente o gerenciamento da água na região de terras baixas ou várzeas. O WM-Survey, ferramenta de pesquisa topográfica da Trimble, possibilita a realização do levantamento topográfico da área. Esse levantamento se dá a partir da elaboração do Modelo Digital de Elevação do terreno (MDE, fig xx) utilizando o sistema GNSS de posicionamento com base de correção RTK (Sistema de posicionamento cinemático em tempo real de navegação por satélite).


VALTRA COM INOVAÇÕES E LANÇAMENTOS

A Valtra apresentou em Cascavel/PR um portfólio de soluções entre 50cv e 375cv, resume Luiz Cambuhy (foto), gerente de Vendas da empresa. Foram plantadeiras, pulverizadores, tratores e colheitadeiras. O executivo destacou o lançamento da quarta geração de tratores da Série BH, com motores que atendem à legislação de emissão de poluentes Tier III. “Aproveitamos para trazer evoluções e melhorias técnicas”, ressaltou. “Os produtores locais são bastante especializados e capacitados e, por isso, a Valtra traz lançamentos com tecnologia de ponta e um portfólio completo para proporcionar as melhores opções”, enfatizou. Os tratores da linha BH possuem potência entre 145cv e 220cv: BH144 (145cv), BH154 (159cv), BH174 (179cv), BH194 (195cv), BH214 (210cv) e BH224 (220cv). “É uma linha completa”, definiu ele.


SANTANDER OFERECE CRÉDITO PRÉ-APROVADO

O Santander ofereceu R$ 114 milhões em crédito pré-aprovado – sem necessidade de que o cliente apresente todos os documentos – no Show Rural Coopavel. Da mesma forma, nos dias de evento, todo bem protocolado como garantia esteve isento da taxa flat (percentual que incide sobre o valor total da compra). “Temos uma visão otimista para o agronegócio em 2017. O setor não deixou de crescer durante a crise e tende a manter o desempenho superior ao das outras atividades”, avaliou Carlos Aguiar, superintendente executivo de Agronegócios do Santander. Neste ano, o Santander também trabalha a linha de pré-custeio da safra 2017/18, que pode ser acessada através de recursos subsidiados ou a taxas livres.


MAHINDRA DO BRASIL ESTREIA NO SHOW RURAL

A Mahindra do Brasil fez sua estreia no Show Rural Coopavel. O Grupo Mahindra & Mahindra, de origem indiana e com presença em 100 países, que assumiu a operação no Brasil em outubro, apresentou em Cascavel os modelos nacionais, fabricados em Dois Irmãos/ RS, e ainda fez o lançamento da garantia de três anos. Na linha de produtos nacionais, os modelos 8000 4WD Mais Alimentos e 9200 4WD foram os destaques da marca líder em venda de tratores no mundo. O trator 4530 4WD importado e com potência de 42cv, é versátil e atua com grande performance na agricultura familiar. Segundo Jak Torreta (foto), diretor geral de Operações da Mahindra Brasil, são dois anos de garantia completa e mais um adicional para transmissão e sistema hidráulico. “Principalmente, é uma garantia da qualidade e durabilidade de nossos produtos”, argumenta Torreta. “Um diferencial, um respaldo ao produto”.


EIXOPLANT ESTREIA EM FEIRAS AGRÍCOLAS

O Show Rural Coopavel foi a primeira feira da Eixoplant, empresa montadora de plantadeiras de Passo Fundo/RS que está no mercado há quatro anos. “Somos uma empresa 100% horizontal. Uma montadora de equipamentos agrícolas. Trabalhamos na montagem de plantadeiras. Somos cercados por sistemistas”, descreve Evandro Marques, do Departamento de Engenharia. A empresa, que também fabrica plantadeiras em joint venture para a LS Tractor, oferece 12 modelos (de três a 45 linhas), dotados de características como chassi robusto e de alta resistência, baseado no sistema Flex frame, que possibilita que se deforme, sem danificar a forma original. Também possui sistema volumétrico de dosagem de adubo, que utiliza inovador sistema “pulso zero fertidoser (CBK)” na dosagem do adubo. “É uma empresa com proposta tecnológica”, resume Marques a empresa. Na foto, Evandro Marques (esq.), Amilton Loss (Produção) e Déberton Fracaro (gerente Comercial).


BRADESCO REFORÇA ATUAÇÃO NO AGRO

O Bradesco esteve presente no Show Rural Coopavel, para reforçar sua atuação junto a cadeia produtiva e ao setor. O banco é a maior instituição privada em ativos de crédito voltados para o agronegócio. Contratou até dezembro de 2016 – referente à safra 2016/17 – o valor de R$ 6,3 bilhões nas linhas de RO, RL e BNDES Agrícola. De acordo com Rui Pereira Rosa, superintendente de Agronegócios do Bradesco, o banco também já está operando com suas linhas para a contratação de operações de précusteio para o ano safra 2017/18. “Temos ótimas expectativas para o setor nesse ano. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais nossa participação e, na Coopavel, não teremos um limite máximo para financiamento, vamos atender todas as demandas”, afirmou Rosa antes do evento.


MASSEY FERGUSON: NOVA GERAÇÃO DO PULVERIZADOR MF9130 PLUS

A Massey Ferguson apresentou em Cascavel/PR a nova geração do Pulverizador MF9130 Plus com motor eletrônico IEGR, máquina que atende à regulamentação Mar-I, que controla a emissão de poluentes. A nova versão mantém as principais características, como potência de 200cv, chassi flexível, tração 4x4, piloto automático, telemetria, sistema End Cap na pulverização, tubulação de pulverização em aço inoxidável e vão livre de 1,65 metro. Como principal diferencial, o novo motor eletrônico IEGR, que facilita o controle de operação e manutenção, permitindo mais disponibilidade de máquina para o trabalho em campo. “É uma máquina de alta produtividade diária, alta performance em qualquer solo e topografia”, descreve Vitor Kaminski (foto), supervisor de Marketing Produto Pulverizadores da AGCO. “Tem chassi flexível mais suspensão pneumática e eixo móvel (12 graus), com os quatro rodados sempre em contato com o solo, com menos patinagem e menos atolamento”.


INCOMAGRI COM MAIS VERSÕES DE BARRAMENTOS

A Incomagri marcou presença em mais uma edição do Show Rural Coopavel com as tradicionais linhas de equipamentos para agricultura e pecuária. A empresa agregou ao seu portfólio versões de barramentos de 16 e 18 metros divididos em três partes para a linha de pulverizadores hidráulicos Attack 600 e 800 l. A novidade traz maior rendimento operacional e menor consumo de combustível, pois reduz o número de passadas do trator na área, e consequentemente obtêm-se menor compactação do solo e menor amassamento da lavoura. Na foto, Carlos Nogueira Filho, gerente Comercial, Caio Lopez de Barros, representante Comercial do Paraná, e Francisco de Assis Oliveira, área técnica.


SPRAYTEC FERTILIZANTES APRESENTA NOVOS PRODUTOS

A Spraytec Fertilizantes participou de mais uma vez do Show Rural Coopavel. A empresa é referência em tecnologia de aplicação e para esta edição da feira apresentou os novos produtos desenvolvidos visando aprimorar a produtividade, baixar custos e oferecer soluções que realmente apresentem grandes resultados para o produtor. Neste ano, as novidades foram Ultrazem Premium, Pack Seed e Pack Seed Corn, Tractus Kit e Absortec Full, que mostram resultados comprovados por pesquisa e testados em campo. A empresa ainda apresentou todo o portfólio disponível somado às novidades já citadas, o que mostra que a Spraytec continua inovando e buscando cada vez mais trazer praticidade e melhores resultados.


ANOTE AÍ

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) promove, de 21 a 23 de março, no distrito de Rincão Del Rey, em Rio Pardo/RS, a Expoagro Afubra. O evento é um dos mais importantes direcionados à agricultura familiar no Brasil. Grandes empresas expõem seus produtos, assim como são apresentadas técnicas e tecnologias sobre diferentes segmentos da agropecuária. O evento recebe centenas de grupos de visitantes de várias regiões. No ano passado foram 80 mil visitantes. Mais informações em www.afubra.com.br/expoagro

Primavera do Leste/MT sedia, de 28 a 31 de março, a terceira edição da Farm Show, a maior feira agropecuária do Sul do Mato Grosso, e que já se consolida no calendário do agronegócio nacional. Haverá vitrine tecnológica com um campo de pesquisa de 60 canteiros experimentais. Também estarão presentes empresas de defensivos e fertilizantes, além das dos segmentos de máquinas, veículos e caminhões, e equipamentos de irrigação. Mais informações em www.farmshow.com.br

O Simpósio de Defensivos Agrícolas: Tópicos Relevantes e Principais Desafios, promovido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade São Paulo (USP), vai discutir e esclarecer os principais tópicos relevantes sobre os defensivos agrícolas, pois o manejo químico é um dos mais utilizados na agricultura. O público-alvo são alunos de graduação e pós, e profissionais que trabalham na área de defensivos. O evento ocorre em Piracicaba/SP, no anfiteatro da Engenharia da universidade, dias 26 e 27 de abril. Inscrições até 19 de abril

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com