Na Hora H

 

O CONFLITO ENTRE A POLÍTICA MONETÁRIA DO GOVERNO E OS JUROS PARA O PRODUTOR

ALYSSON PAOLINELLI

O produtor está sendo penalizado com esse conflito entre a política monetária de juros altos e a equalização que o Governo faz para baixar os juros dos empréstimos rurais. Se as contas forem bem feitas, ele mais paga do que recebe. Entendo esse fato como jogar dinheiro pela janela. Será que isso está de fato ajudando a produção nacional? Não acredito, especialmente agora, que a inflação já caiu a níveis abaixo das próprias metas do Governo. E se observarmos claramente, vamos ver que a inflação que mais caiu neste último período foi exatamente a dos alimentos. O ICPA dos alimentos está sendo o mais baixo. Com isso, aquele aumento dos juros no crédito rural está hoje colocando os juros de crédito rural como os mais caros do mundo. Reparem que, com os atuais dados da economia do nosso País, hoje já estaríamos pagando um juro positivo de mais de 6% ao ano no crédito rural. Isso não existe em lugar nenhum do mundo.

Não é assim que se ajuda e estimular a produção nacional. É urgente que se corrijam esses erros para evitar o tremendo desperdício de recursos que o Governo pensa colocar à disposição dos produtores rurais, e, no entanto, os quais se transformam em mais um peso no custo dos nossos produtos e um tremendo estrago em nossa capacidade competitiva. Este assunto tem de ser urgentemente discutido e principalmente acertado, pois não interessa a ninguém que o dinheiro voe pela janela. O Brasil está em crise e tem de ser racional, especialmente em seus gastos, e quando se gastar tem de ser com parcimônia e se obter os melhores resultados.

Outro ponto que nos preocupa são os custos sempre crescentes dos produtos e serviços que o produtor usa para produzir. Não é só o do crédito. ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!