Novidades no Mercado

 

FALKER: SOFTWARE GERA MAPAS DA PROPRIEDADE A BAIXO CUSTO

A empresa Falker, que trabalha com equipamentos de agricultura de precisão, acaba de lançar uma nova versão do seu FalkerMap, que vai permitir ao produtor gerar seus próprios mapas com simplicidade e a um custo baixo ou até mesmo de forma gratuita. “É um software para agricultura de precisão desenvolvido com tecnologia nacional e que vai possibilitar ao produtor gerar mapas de sensores de alta densidade, imagens aéreas, relatórios personalizados e mapas de colheita, além de aliar as vantagens do trabalho on-line e off-line”, explica o diretor da Falker, Marcio Albuquerque. Essa nova versão será gratuita para os agricultores que possuírem áreas de até 200 hectares, e custará R$ 39,90 mensais para áreas de até mil hectares.


ESTRATÉGIA DE GESTÃO EM ENCONTRO DA NEW HOLLAND

Com o objetivo de discutir estratégias e trocar experiências, a New Holland promoveu o 4° Encontro Nacional de Gerentes Comerciais no Centro de Treinamento de Sorocaba/SP, no mês passado. Nesta edição, o tema foi Estratégias de Gestão. “Este é um momento único em que as melhores ideias desenvolvidas pelos concessionários são apresentadas e discutidas com os presentes. Muitas vezes, uma estratégia comercial de determinada região pode ser aplicada em todo o País tamanha a eficiência dela”, explica o diretor comercial da New Holland, Alexandre Blasi (foto). O encontro também apresentou detalhes sobre lançamentos e familiariza ainda mais os concessionários com produtos, parceiros e suportes internos, como o Banco CNH Industrial e o consórcio da marca.


MOSAIC INVESTE EM TERMINAL PORTUÁRIO DA FOSPAR

A Mosaic Fertilizantes oficializou o investimento de cerca de R$ 134 milhões no terminal portuário da Fospar, administrado pela empresa em Paranaguá/PR. O aporte foi feito por meio do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), criado pelo Governo Federal. Como parte dos investimentos que vêm sendo realizados pela Mosaic no Brasil nos últimos anos, a otimização do terminal da Fospar prevê um incremento na capacidade de descarga de fertilizantes de 2,4 milhões de toneladas ao ano para 3 milhões de toneladas. Para isso, contará com a construção de um novo armazém com capacidade de 45 mil toneladas, totalizando capacidade de 105 mil de toneladas.


PLA MUDA POSICIONAMENTO DA MARCA

“A força da natureza crescendo a seu favor”. Esse é o novo slogan da fabricante argentina de pulverizadores Pla, que tem fábrica em Canoas/RS. “O produtor conhecia o produto. Agora tem que conhecer a marca”, justifica Rodrigo Oliva, novo gerente de Marketing da empresa. A ideia, explicou, é a “humanização com o produtor rural”. Rodrigo Silva, diretor de Vendas e Marketing, lembra que a empresa detém a linha mais completa de autopropelidos do País, com capacidade entre 2 mil e 4 mil litros, e oferece pulverizadores apropriados a lavouras menores, de 200 a 300 hectares, sobretudo para produtores da Região Sul. “O nosso produto foi concebido aqui e é adaptado para esta região”, destaca.


SCANIA INAUGURA NO RS SUA MAIOR CONCESSIONÁRIA NO MUNDO

A história da Scania e da Brasdiesel comemorou mais um capítulo com a inauguração, em um grande evento, no mês passado, da maior concessionária da marca sueca no mundo. A nova sede da Brasdiesel, em Caxias do Sul/RS, possui 50 mil metros quadrados de terreno e recebeu investimento total de R$ 50 milhões. Além disso, o evento representou o começo dos festejos pelos 60 anos do grupo gaúcho, o primeiro representante da fabricante no País. “São 60 anos de grandes conquistas para as duas empresas, que ajudaram a escrever a história do transporte no Brasil. Desde o primeiro caminhão até hoje, com a qualidade reconhecida no atendimento ao cliente e nos serviços, a Brasdiesel tem demonstrado competência, seriedade e profissionalismo em tudo o que faz”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.


HUGHES: BANDA LARGA VIA SATÉLITE

A Hughes, líder mundial em telecomunicações via satélite, pensando em encurtar distâncias e oferecer uma solução eficaz para o campo, lançou no Brasil neste ano a HughesNet, serviço de banda larga via satélite que oferece Internet em locais onde nenhuma outra tecnologia é eficaz. O modelo já é sucesso nos Estados Unidos, onde possui mais de 1,3 milhão de clientes. No Brasil, o novo serviço opera na banda Ka e cobrirá 80% do território nacional na primeira fase de implementação, chegando a 4 mil municípios no primeiro ano de atuação. Até 2018, a companhia pretende ampliar o atendimento para 90% e, até 2020, passa a atuar em 100% do território nacional, com apoio do OneWeb, projeto de ampla cobertura com satélites de baixa órbita. Os planos da HughesNet variam entre 10 Mega e 20 Mega de velocidade, no plano residencial, e de 15 Mega a 25 Mega de velocidade, no plano empresarial.


COAMO: CREDICOAMO COMPLETA 27 ANOS

Fundada em 17 de novembro de 1989 por um grupo de 29 produtores rurais, a Credicoamo completou 27 anos de atividades e bons serviços prestados ao seu quadro social, formado exclusivamente por cooperados da Coamo, cooperativa sediada em Campo Mourão/PR. Uma solenidade para marcar a data foi realizada em todas as 40 agências da Credicoamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, reunindo associados, funcionários e comunidade. “A Credicoamo é uma cooperativa de crédito sólida e forte e, para orgulho de todos nós, é referência no País. A participação ativa dos cooperados é que dá sentido à vida da cooperativa, onde os resultados são provenientes da efetiva movimentação. Eles têm benefícios diretos em função de menores custos de tarifas e serviços, assim como nas menores taxas de juros das operações de crédito com recursos próprios”, afirmou José Aroldo Gallassini, presidente da Credicoamo.


CATERPILLAR COMEMORA 40 ANOS DE FÁBRICA E LANÇA SÉRIE L

A Caterpillar comemorou em outubro o aniversário de 40 anos de sua fábrica em Piracicaba/SP, evento em que reuniu os principais clientes do Brasil e da América Latina, e teve a presença de Karl Weiss, vice-presidente da Caterpillar Mundial, Kristin Girard, gerente Global de Produto para Carregadeiras Médias de Rodas, Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil, Marcelo Orberg, CEO da Sotreq, Ricardo Fonseca, diretor das Regionais de Construção da Sotreq, além dos gerentes regionais da Sotreq e Diretoria da Pesa. No evento também foi lançada a Série L de carregadeiras médias composta pelos modelos 950L, 962L, 966L e 972L, que são mais potentes e oferecem maior eficiência de combustível em relação à série anterior, além de melhor segurança e conforto para o operador.


MASSEY FERGUSON APOIA PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA EMATER/RS

Criado para levar informação e conhecimento aos produtores, o projeto Lavoura de Resultados, da Emater/RS, tem a parceria da Embrapa e da Massey Ferguson para habilitar agricultores a executar, de forma correta, a aplicação de defensivos. Uma das etapas do programa é o treinamento que a Massey Ferguson oferece aos profissionais que trabalham no projeto. Em outubro, 24 técnicos da Emater/RS foram capacitados na sede da empresa, em Canoas/RS. “A ideia é que eles multipliquem no campo as boas práticas de pulverização”, explica Vitor Kaminski, supervisor marketing produto pulverizadores da AGCO, detentora da marca Massey Ferguson. O projeto faz o acompanhamento e monitoramento de pragas, doenças e plantas daninhas em 52 Unidades de Referência Tecnológica (URT), na safra 2015/2016, que se dedicam à soja.


MANN-FILTER FAZ 12 LANÇAMENTOS PARA MÁQUINAS AGRÍCOLAS

A Mann-Filter, uma das marcas do grupo Mann+Hummel, a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem, lançou 12 novos filtros para equipamentos agrícolas. Elemento do ar, filtro blindado do combustível separador d’água e filtro blindado do óleo foram desenvolvidos para atender máquinas fabricadas pelas montadoras Case, New Holand e John Deere. Os filtros de uso agrícola contribuem para a preservação de caminhões, tratores, colheitadeiras e outros equipamentos pesados. São eles que vão impedir principalmente a entrada de poeira, entre outras partículas indesejadas, filtrando o ar/óleo/combustível do motor ou o ar na cabine do condutor. Os principais benefícios são o aumento da vida útil do equipamento, a redução de custos com manutenções por uso incorreto e a preservação da potência do equipamento.


KEPLER WEBER VÊ SINAIS DE RETOMADA NO MERCADO

A Kepler Weber anunciou os resultados do terceiro trimestre de 2016. A receita líquida foi de R$ 120,9 milhões contra R$ 202,8 milhões no mesmo período de 2015. Já o lucro bruto alcançou R$ 18,3 milhões e o lucro líquido chegou a R$ 2,3 milhões. Oliver Colas, vice-presidente e diretor de RI da Kepler, identifica que os sinais de retomada do mercado, notados a partir de abril, concretizaramse no terceiro trimestre. “Observamos no segundo trimestre a inversão da desconfiança dos investidores a partir de um maior número de cotações e pedidos. O trimestre atual confirmou esse cenário tanto pelo desfecho da crise política como quanto pelo anúncio de uma série de medidas econômicas visando ao retorno do equilíbrio fiscal”, explica Colas. O executivo ressalta que o nível de entrada dos pedidos no terceiro trimestre já é cerca de 50% acima do nível observado na primeira metade do ano.


STOLLER RECONHECIDA PELO COMPROMISSO E SUSTENTABILIDADE

Sempre em contato com o campo e atuando de forma responsável, a Stoller do Brasil, líder mundial de nutrição de plantas e fisiologia, tem o compromisso de manter essa relação de forma sustentável. Para tanto, a multinacional recebeu a certificação ISO 14.001, que tem em seu escopo estabelecer a criação, manutenção e melhoria do sistema de gestão ambiental e das áreas em que a empresa atua. “Esse certificado de qualidade na gestão ambiental comprova toda nossa dedicação e compromisso com o meio ambiente, a comunidade e nossos clientes, pois queremos crescer mais e com sustentabilidade. Dessa forma, levamos maior credibilidade com um padrão de qualidade ao agricultor e à sua produção garantindo que ele adquira uma tecnologia de uma empresa que preza pela responsabilidade ao meio ambiente”, destaca Rodrigo Oliveira (foto), diretor geral da Stoller Brasil.


AGCO E SONY MUSIC LANÇAM GAME FARMING SIMULATOR 17

Manter uma lavoura com excelentes índices de produtividade é a principal tarefa de quem encara a nova versão do simulador de fazenda desenvolvido pela Giants Software, em parceria com a AGCO Corporation, jogo distribuído nacionalmente com exclusividade pela Sony Music e mundialmente pela Focus Home Interactive. Ao longo do último ano, a AGCO trabalhou ao lado da Giants Software para criar a nova versão do game Farming Simulator – que permite vivenciar diversas etapas da agricultura. Por conta disso, na edição de 2017, o Farming Simulator conta com tratores e colheitadeiras das marcas do grupo – Massey Ferguson, Valtra, Challenger e Fendt. Totalmente em português, o game está disponível para PlayStation4 e Xbox One nas principais lojas on-line e físicas no Brasil. E agora tem mais de 60 marcas e 200 veículos fielmente reproduzidos.


LS TRACTOR EXPANDE ATUAÇÃO NO ALTO PARNAÍBA

Patos de Minas é um importante município agropecuário do Sudoeste mineiro com grãos, café, hortifrúti, pecuária de leite e de corte, que formam a base da economia da região. Com base nesse cenário e querendo estar mais perto do produtor, o Grupo Olimáquinas abriu uma loja na cidade. A base operacional da empresa fica em Patrocínio/MG, onde há três anos existe a concessionária LS Tractor. Segundo o diretor comercial da Olimáquinas, Juliano Silva, com a abertura da loja em Patos de Minas ficará mais fácil de atender aos produtores da região composta por 15 municípios. E para o diretor comercial da LS Tractor, André Rorato, a expansão de atuação da empresa, através do seu concessionário, dentro do Triângulo Mineiro, reforça a presença da marca na região e vai permitir que os produtores conheçam melhor um trator que vem revolucionando o trabalho no campo por causa das tecnologias que estão embarcadas e que são, em muitos casos, inovadoras.


FORD MANTÉM PARTICIPAÇÃO DE MERCADO

A Ford obteve mais um bom resultado no mercado em outubro e foi a terceira colocada em vendas na indústria, com 10,3% de participação. No total, a marca somou 16.354 veículos no varejo, com crescimento principalmente nos modelos Ka+, Ranger e New Fiesta, mantendo ao mesmo tempo o Ka e o EcoSport entre os mais vendidos, além da liderança do Focus e do Fusion nos respectivos segmentos. Comparado com o primeiro semestre, a média mensal de vendas da Ford teve um crescimento de 22% nos últimos quatro meses, o que reforça o otimismo quanto à retomada do mercado. “Em outubro, notamos uma melhoria no fluxo de clientes nos nossos distribuidores”, ressalta Antonio Baltar, gerente geral de Vendas da Ford. “A combinação de ótimo atendimento dos cerca de 400 pontos de venda da nossa rede com a oferta certa de produto, preço e condição de financiamento, incluindo os planos com taxa zero, está dando resultado e nos deixa muito confiantes para o fechamento desses dois últimos meses do ano”. A Ranger (foto) cresceu 14,6% em volume e continuou a ganhar espaço entre as picapes médias, principalmente no segmento com motorização diesel.


MAHINDRA PREVÊ AMPLIAR PRODUÇÃO EM DOIS IRMÃOS/RS

O grupo Mahindra assume as operações da fábrica de tratores da marca em Dois Irmãos/RS com planos de dobrar a produção e o número de funcionários em até três anos. A indústria tem capacidade instalada para 1,2 mil unidades/ano e emprega 25 pessoas. Dentro do planejamento de expansão, a rede de concessionárias deve chegar a 100 pontos em cinco anos, previstos para os estados do Sul e regiões de São Paulo e Minas Gerais. Na linha de montagem, de onde saem três modelos (séries 9200, 8000 e 4530), em breve serão seis na faixa de potência de 25cv a 100cv. Com a nova gestão, a operação brasileira da marca, que era administrada pelo grupo chileno Bramont, passa agora a se reportar a Mahindra nos Estados Unidos. “Vamos investir fortemente aqui no Brasil. Um dos principais pilares da Mahindra é ser parceiro do ecossistema do País para crescermos juntos” afirma o CEO da Mahindra EUA, Mani Iyer (à direita, ao lado de Jak Torreta Júnior, diretor de Operações).


DUPONT E DUPONT PIONEER PREMIAM OS CAMPEÕES DE PRODUTIVIDADE

As empresas DuPont Proteção de Cultivos e DuPont Pioneer divulgaram em Goiânia os vencedores do Programa Colhendo Rentabilidade, concurso para produtores de milho safrinha das regiões Brasil Central e Triângulo Mineiro. O produtor Augusto Pegoraro foi campeão nacional, enquanto Fausto Pereira Batista e Evandro Pagnoncelli Peixoto ganharam nas regiões Triângulo Mineiro e Brasil Central, respectivamente. Entre 60 produtores finalistas, Pegoraro, de Silvânia/GO obteve a produtividade de 199,08 sacas/ hectare, Pereira, de Uberaba/MG, colheu 149 sacas/ha, e Evandro Pagnoncelli, de Chapadão do Céu/GO, atingiu 144,29 sacas/ha. De acordo com o gerente de Marketing de Inseticidas da DuPont para o mercado de cereais, Ivan Jarussi, os produtores inscritos reservaram uma área de dez hectares para o concurso. O manejo produtivo dessas lavouras foi baseado no plantio de sementes da DuPont Pioneer e no uso de tecnologias da DuPont Proteção de Cultivos.


SICREDI INAUGURA INSTALAÇÕES EM TOCANTINS

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em 11 estados, inaugurou as novas instalações da Unidade de Atendimento Porto Nacional, em Tocantins. A Cooperativa Sicredi União MS/TO está presente em dez municípios, com aproximadamente 36 mil associados e 14 pontos de atendimento. A Unidade de Atendimento Porto Nacional apresenta a nova marca do Sicredi, desenvolvida com o objetivo principal de reposicionar o Sicredi com foco na presença nacional, com atuação regional e, consequentemente, na categoria de instituições financeiras cooperativas no Brasil. Os demais 1.400 pontos de atendimento do Sicredi deverão ser repaginados no período de dois anos.


C.VALE COMPLETA 53 ANOS E PREPARA NOVOS INVESTIMENTOS

A C.Vale completou 53 anos de fundação em 7 de novembro. A cooperativa começou com 24 associados e atualmente são mais de 18.600 sócios e 7.600 funcionários. Com 141 unidades de negócios, atua no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai, e deverá faturar este ano mais de R$ 7 bilhões. Para o presidente da cooperativa, Alfredo Lang, a diversificação de atividades e a agroindustrialização é a fórmula que a C.Vale encontrou para oferecer alternativas de renda aos associados, através da produção de frangos, leite, suínos e mandioca. “Os investimentos melhoraram as condições de vida dos associados e permitiram que muitos filhos de produtores permanecessem na propriedade”, avalia o dirigente. Para 2017, passará a oferecer mais uma alternativa de renda aos associados com a produção de peixes. Um frigorífico está sendo edificado na área que já abriga o complexo avícola.


ANOTE AÍ

O Grupo de Estudos de Luiz de Queiroz, pertencente à Esalq/USP, promove a primeira edição do Encontro Nacional da Cultura de Milho, de 15 a 16 de dezembro de 2016, em Uberlândia/ MG. O evento terá a presença de importantes personalidades do cenário agrícola brasileiro, assim como palestrantes renomados debatendo informações relevantes ao setor agrícola e com temas relacionados ao milho

A sede da Fundação MS, em Maracaju/MS, sedia de 18 a 20 de janeiro mais uma edição do ShowTec. A feira tem por metas difundir tecnologias para apoiar o expressivo crescimento da área cultivada em Mato Grosso do Sul. Em sua edição de janeiro de 2016, a feira recebeu cerca de 16 mil pessoas, que puderam visitar os 130 expositores, com mostras de soluções para os sistemas produtivos. Mais informações em www.portalshowtec.com.br

De 6 a 10 de fevereiro ocorre a primeira das grandes feiras agrícolas do circuito nacional, o Show Rural Coopavel. O evento, promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, reúne em um só local em Cascavel/ PR, em uma semana, o que de mais avançado existe em tecnologias e inovações agrícolas. Mais informações em www.showrural. com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com