Gente em Ação

 

DOW LANÇA A EXPEDIÇÃO DA AGRICULTURA PARA A VIDA

Ana Cristina Pinheiro

A Dow AgroSciences reuniu a imprensa na Estação Experimental da empresa em Mogi Mirim/SP para anunciar a iniciativa Expedição da Agricultura para a Vida, um projeto educativo itinerante que integra o seu programa de Boas Práticas Agrícolas. A Expedição, que começa na segunda semana de janeiro pelo Rio Grande do Sul e é dirigido a consultores, engenheiros agrônomos, técnicos e agricultores, vai disseminar conhecimento, de forma interativa, a partir de ferramentas multimídias e conteúdo técnico inovador. Para tanto, um caminhão com baú adaptado e dividido em ambientes (ou estações) servirá de base para a divulgação de informações e conhecimentos sobre o manejo de plantas daninhas, manejo integrado de pragas, tecnologia de aplicação e segurança do operador. “Esse projeto dá mais força ao nosso programa e mostra o comprometimento da companhia com a sustentabilidade do agronegócio”, comenta Ana Cristina Pinheiro, coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow. “Pretendemos capacitar 3 mil pessoas em 40 municípios em 2017 com capacidade de ampliação desse treinamento nos próximos anos”. (A A Granja esteve no evento a convite da Dow)


MONSANTO: SOJA INTACTA RR2 PRO GANHA APLICATIVO

Adriana Rizzo Bernardet

Um serviço que facilitará a rotina dos produtores que se utilizam da tecnologia Intacta RR2 PRO, da Monsanto, é o novo aplicativo Intacta RR2 PRO. A ferramenta facilitará o acesso dos clientes às novidades e informações sobre essa tecnologia, a primeira desenvolvida especialmente para um mercado fora dos Estados Unidos. O App oferecerá inclusive informações mercadológicas, meteorológicas e uma calculadora que permite uma simulação dos benefícios da tecnologia. “Esse aplicativo é mais uma ferramenta digital que contribuirá com o nosso relacionamento com os sojicultores brasileiros”, avalia Adriana Rizzo Bernardet, líder da área de Experiência de Clientes de Soja.


REGULADOR DE CRESCIMENTO VEGETAL NO PORTFÓLIO DA NUFARM

Carlos Mella

A Nufarm inicia a distribuição do regulador de crescimento vegetal ProGibb 400, fabricado pela Sumitomo. Segundo as duas empresas, a nova tecnologia foi testada no País em diversos campos experimentais e, na soja, aumentou o número de vagens e o peso dos grãos. Resultou, ainda, em ganhos de produtividade de até cinco sacas por hectare, na comparação com outros tratamentos. “Houve lavouras- teste nas quais a aplicação de ProGibb 400 ampliou a produtividade da soja em até 440 quilos por hectare, em relação às chamadas áreas-testemunhas”, afirma Carlos Mella, gerente de Herbicidas e Adjuvantes da Nufarm Brasil.


UPL: MANEJO MAIS EFICAZ DE RESISTÊNCIA DE PRAGAS

Alexandre Mazini

A importância de entender as pragas em busca de um manejo de resistência mais eficaz foi ressaltada por entomologistas durante o encontro do Falcon Team, em Campinas/SP, no mês passado. O foco da reunião do grupo organizado pela UPL Brasil foi trazer novos cenários e práticas para que os pesquisadores possam estudar as melhores formas para um futuro mais produtivo no campo. “O objetivo final de todos nós é evitar a proliferação de pragas nas lavouras. Precisamos unir conhecimento e focar em uma solução que seja útil para todos. Isso aumenta a chance de acertamos”, completa Alexandre Mazini, gerente de Produtos Inseticidas da UPL Brasil.


BAYER DESTACA MERCADO E TECNOLOGIAS EM SEMENTES

Ivan Moreno

O Encontro de Parceiros Bayer SeedGrowth realizado no mês passado, em Bento Gonçalves/RS, reuniu 32 representantes de 19 empresas e cooperativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Todos atuam em parceria com a multinacional em tecnologias para o tratamento de sementes industrial (TSI). “Convidamos esse público para apresentar nossas competências e inovações em produtos, recobrimentos, equipamentos e serviços”, explica Marcos Britzke, agrônomo da área de desenvolvimento de mercado SeedGrowth para o RS e SC. Segundo o gerente da Bayer SeedGrowth, Siegfrid Naumann, além de atuar como fornecedora, a empresa quer se firmar cada vez mais como parceira de negócio. “Estamos investindo no reforço dessa relação e na ampliação da eficiência dos processos”, destaca. A estimativa é de que 30% das sementes utilizadas pelos produtores brasileiros receba tratamento industrial antes do plantio, e a expectativa é de que esse número possa chegar aos 40% em 2020. O diretor de Acesso ao Mercado da Bayer, Ivan Moreno, falou sobre as mudanças nos negócios que envolvem produtores, multiplicadores e distribuidores de sementes, e ressaltou que é preciso investir em diferenciação para acompanhar uma realidade cada vez mais competitiva.(A A Granja esteve no evento a convite da Bayer)


PROJETO DA IHARA É DESTAQUE EM EVENTO INTERNACIONAL

O Projeto Cultivida, da Ihara, que capacitou mais de 6 mil pessoas sobre o uso correto de defensivos nos últimos quatro anos, chamou a atenção do mercado agrícola e virou tema de um painel durante o Sustainable Intensification Agriculture Brazil, evento internacional com foco na sustentabilidade na agricultura, realizado no Rio de Janeiro. Durante o encontro, um dos responsáveis pelo projeto, o professor da Unicamp e consultor da Ihara Dr. Angelo Zanaga Trapé apresentou os principais dados coletados nos últimos quatro anos. Trapé, que é médico especialista em toxicologia, mostrou que não foi encontrado nenhum caso de intoxicação nas cidades visitadas pelo Cultivida.


BASF DÁ DICAS PARA O CONTROLE DA FERRUGEM DA SOJA

Valtemir José Carlin

Entre os fatores que podem impactar no rendimento da soja está a ferrugem, doença presente em todas as regiões. Nesse sentido, a Basf preparou algumas dicas de manejo para o controle da doença. “Nós temos um cenário extremamente favorável para multiplicação das doenças. Para evitar a disseminação da praga, é muito importante o conhecimento das características da região que ajudam na proliferação da ferrugem, como clima, altitude, época de semeadura e manejo correto da lavoura” comenta o engenheiro agrônomo Valtemir José Carlin, parceiro da Basf.


ARYSTA LEVA O PASSAPORTE VERDE AO BIOCONTROL LATAM

Felipe Thurn, Joelson Mader, Sérgio Chidi, Jonatas Alves e Oliver Etchepare

A Arysta LifeScience participou do Biocontrol Latam 2016, o mais importante evento internacional de biocontrole, em Campinas/ SP, em novembro. O segmento de biocontrole faz parte das Biosoluções, um dos pilares de crescimento da Arysta. “O programa exclusivo da Arysta chamado Pronutiva une os tradicionais produtos de proteção de cultivos com as mais novas tecnologias de biosoluções e permite aos agricultores melhorarem o controle das pragas, ao mesmo tempo que estimulam e nutrem as plantas individualmente, aumentando a produtividade e a qualidade do alimento”, explica Felipe Thurn, gerente de Biosoluções da Arysta para América Latina. Na foto, a equipe Arysta no evento