Novidades no Mercado

 

FORD LEVA A RANGER WILDTRAK AO SALÃO DO AUTOMÓVEL

A Ford confirmou a presença da Ranger Wildtrak como atração especial no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, em São Paulo. Conforme a empresa, a apresentação do modelo é um exemplo do potencial de transformação da picape média global da marca. Ao lado da já anunciada F-150 Raptor, a Ranger Wildtrak mostra a força da Ford no segmento de picapes, do qual é líder mundial. Vendida como versão top de linha em mercados da Ásia, Oceania e Europa, ela se diferencia pelo visual esportivo. Os seus equipamentos exclusivos incluem grade, para-choques, rodas de alumínio de 18 polegadas, maçanetas, retrovisores e rack com pintura especial. A cabine tem bancos, painel, portas e volante revestidos em couro com apliques ou costura na cor laranja. Seu motor é o 3.2 turbodiesel de cinco cilindros e 200 cv, com câmbio automático de seis marchas – configuração também disponível na linha no Brasil.


FPT INDUSTRIAL PARTICIPA DA FEIRA CHILENA AQUASUR 2016

A FPT Industrial esteve presente na AquaSur 2016, a principal feira do setor de aquicultura da América do Sul, no mês passado, na cidade chilena de Puerto Montt. O motor FPT C13 500 da família Cursor, exclusivo para aplicação no setor marítimo, foi exposto no estande da Kaufmann, distribuidor de motores marítimos e sistemas de geração de energia, com quem a FPT inicia parceria comercial no Chile. “Participar da AquaSur 2016 é mais um dos passos da FPT Industrial rumo à expansão de sua presença no mercado marítimo latino-americano e principalmente no Chile. Trata-se de um evento que se tornou referência para o segmento de aquicultura, focando na exposição de novos produtos e serviços para os mercados chileno e internacional”, enfatiza Marco Aurélio Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.


IVECO E CASE IH COM NOVA CASA EM SANTA CATARINA

A Carboni inaugurou mais uma concessionária no Sul, e dessa vez investe em uma operação dupla, para atender a Iveco e a Case IH, marcas da CNH Industrial, em Rio do Sul/ SC. A nova loja passa a suprir a demanda por caminhões, máquinas agrícolas, peças e serviços. Marcelo Assis, responsável pela Rede Iveco na América Latina, destaca que a inauguração da unidade reforça ainda mais a presença da marca em uma das principais regiões do País. “Os clientes contarão com o que há de melhor em prestação de serviços para frotistas e autônomos com nossos parceiros da Carboni”, diz o executivo. A Carboni Rio do Sul conta com novidades da Iveco da linha 2017: Daily 40S14, Tectors 170E21, 240E30 6X2 e 310E30 8X2, e pesados Stralis 440 e Hi-Ways 440 e 480, que receberam adequações no powertrain.


MASSEY FERGUSON ARRECADA ALIMENTOS EM “CORAÇÃO ITINERANTE”

Colaboradores da Massey Ferguson entregaram mais de meia tonelada de alimentos a duas instituições não-governamentais e sem fins lucrativos que se dedicam a cuidar de crianças em situações de risco. As entidades Novo Horizonte (foto), de Esteio/RS, e SOS Casa de Acolhida, de Porto Alegre, foram as primeiras a receber doações de produtos não-perecíveis obtidos na campanha “Coração Itinerante”, lançada recentemente pela marca e que seguirá rodando pelas concessionárias Massey Ferguson nos próximos meses. “A Massey Ferguson busca continuamente desenvolver ações que engajem colaboradores e clientes em benefício das comunidades. Dessa maneira, estamos muito satisfeitos com o sucesso da campanha ‘Coração Itinerante’, que irá beneficiar entidades que necessitam da doação de alimentos”, comenta Rodrigo Junqueira, diretor de vendas da Massey Ferguson.


AGRICULTOR RECOMENDA CALCÁRIO CINZA MUDADOR

A qualidade do Calcário Mudador está sendo comprovada a cada dia. No entanto, segundo a empresa, além de as análises de laboratórios confirmarem a superioridade do calcário cinza, com PRNT acima de 80% e teor de cálcio superior a 30%, os agricultores também estão aprovando. “Posso arriscar confirmando que seu uso proporciona um aumento substancial na sanidade das plantas leguminosas e gramíneas. Recomendo”, declara o produtor de soja e arroz com mais de 30 anos de experiência Mario Luis Dalmazo Dotto, 58 anos de idade, de Caçapava do Sul/RS. “Na lavoura, não se pode parar. Temos que estar sempre atrás das novas tecnologias e práticas diversas. O calcário cinza Mudador veio para somar. Ele vai além da calagem com suas propriedades minerais”.


AGCO: PERSPECTIVAS PROMISSORAS NA AMÉRICA DO SUL

A AGCO realizou coletiva de imprensa em Foz do Iguaçu/PR em que discutiu as condições atuais do mercado e a importância do Brasil e da Argentina para a estratégia de crescimento global da companhia. “Depois de um longo período de incertezas políticas e econômicas que impactaram as vendas da indústria no Brasil, os produtores estão retomando a confiança para investir em novos equipamentos”, afirmou Martin Richenhagen (foto), CEO da AGCO Global. “Vimos os primeiros sinais de recuperação do mercado durante a Agrishow e a Expointer. Nossas perspectivas de longo prazo para a indústria continuam promissoras na América do Sul e também de forma global”. A AGCO está presente na América do Sul há mais de 60 anos, contribuindo com a agricultura e fazendo história por meio das marcas Massey Ferguson, Valtra, Challenger, GSI e AGCO Power, com mais de 700 pontos de vendas.


GRAZMEC COMEMORA 30 ANOS DE HISTÓRIA

A Grazmec, indústria de máquinas agrícolas sediada em Não-Me-Toque/RS, está comemorando 30 anos de história. Fundada por Antônio Alberi de Mattos e Maria Cristina de Mattos, a empresa tem como seu principal foco máquinas para tratamento de sementes, que vão desde a linha on farm até a industrial. Com uma média de 95 colaboradores, a Grazmec possui um parque fabril de 8 mil metros quadrados, mais de 25 produtos em seu portfólio, vendendo máquinas para todo o Brasil e exportando para mais de 27 países. Dentre seus principais produtos destacam-se a MTS 120 Spray System que realiza tratamento de sementes on farm pelo sistema spray, e a Gv500i, máquina industrial que trata até 500 quilos/minuto de soja e possui um exclusivo tubo homogeneizador.


MWM VAI FORNECER MOTORES A PULVERIZADORES DA JACTO

A MWM ampliou o acordo de fornecimento de motores para a Jacto, após mais de 5 mil motores fornecidos em 18 anos de parceria. Os propulsores que equiparão os pulverizadores Uniport 2000 Plus da Jacto serão da Série 10, com 126 cv de potência máxima, que atendem à legislação de emissões MAR I. “A ampliação do contrato com a Jacto é motivo de muito orgulho para toda a família MWM, pois demonstra que estamos no caminho certo, atendendo as necessidades dos nossos clientes, de forma otimizada, com produtos de qualidade, robustos e que atendem as novas exigências da legislação brasileira”, avalia Thomas Püschel (foto), diretor de Vendas e Marketing para Motores e Peças da MWM.


CBC NEGÓCIOS REVOLUCIONA FORMA DE NEGOCIAR COMMODITIES

Uma das barreiras a serem quebradas no agronegócio brasileiro é a centenária forma de negociação que ainda perpetua entre players do mercado. A maior parte das transações de commodities é realizada por contato telefônico ou presencialmente, perdendo em agilidade e competitividade. Pois a CBC Negócios (Central Brasileira de Comercialização), empresa paulista fundada por Francisco de Lavor, de olho no protagonismo tecnológico e na necessidade do setor, antecipou-se e criou uma plataforma digital, a www.cbcnegocios.com.br, que conecta toda a cadeia produtiva, permitindo a compra e a venda de commodities e insumos entre pequenos, médios e grandes produtores, além de grandes players. “A plataforma dá voz aos mais de 5 milhões de produtores do Brasil que, por inúmeras razões, não têm acesso ao mercado. Sabemos o quanto é difícil produzir, operar mercado e ainda lidar com a instabilidade econômica. Acabam reféns de uma única região, sendo que poderiam fazer negócios por todo o País, aumentando as chances de ganho e o tamanho dos seus negócios, além de incentivar a competitividade sadia no setor”, diz Eder Campos, diretor Operacional da CBC Negócios.


STOLLER PARTICIPA DO CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS

Com o mote “Produzir mais café, com economia, só com boa tecnologia”, a Stoller participou da 42ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, mês passado, em Serra Negra/SP. O evento teve a presença de técnicos-pesquisadores de renomadas instituições, empresas, institutos e universidades, e teve como objetivo divulgar os últimos resultados de trabalhos de pesquisa e inovações no manejo dos cafezais e preparo do café. “Transformamos o conhecimento em inovação, assim são desenvolvidas nossas tecnologias por meio de muita pesquisa para permitir que o produtor extraia todo o potencial genético da sua produção. Para café, estamos focando o DaCafé, que é um fertilizante com quelato para fornecimento de nutrientes fundamentais ao desenvolvimento do cafeeiro, e o bioregulador Stimulate, que garante o equilíbrio hormonal e estimula a formação de plantas altamente suficientes”, explica Tiago Gontijo, diretor de Marketing da Stoller.


CONCESSIONÁRIA LS TRACTOR EM CAMPO GRANDE

Focada no comércio e na representações de peças, máquinas e implementos agrícolas, a Comak buscava ampliar os negócios para o setor de tratores. Em suas pesquisas no mercado, conforme revela o diretor Comercial Álvaro Fialho Filho, encontrou na LS Tractor a parceria ideal. Com investimento em torno de R$ 1 milhão, a empresa está abrindo uma concessionária em Campo Grande, sede do grupo empresarial, e que vai atender 34 municípios, como São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul. Conforme ele, o mercado do Mato Grosso do Sul está mais para os tratores da linha Plus, que vão de 80 cv até 105 cv. Fialho Filho acredita no potencial da região e também no diferencial dos tratores LS para ter sucesso no novo empreendimento. “Realmente são produtos que trazem características melhores que os concorrentes. A gente que trabalha no setor sabe quando um produto é bom mesmo, e os tratores LS são excelentes”, afirma.


NEW HOLLAND EM CAMPO EM PALMEIRA DAS MISSÕES/RS

O programa New Holland Em Campo, ação da New Holland Agriculture e da New Holland Construction, junto com o Banco CNH Industrial, esteve em outubro em Palmeira das Missões/RS. O evento demonstra o funcionamento, a tecnologia, os diferenciais e o alto desempenho das máquinas agrícolas e de construção da marca. “O novo roteiro do programa e as novas manobras encantaram os produtores e as famílias que assistiram ao show, e agora retornamos ao Rio Grande do Sul para repetir o sucesso da primeira apresentação no estado”, comenta Cristiano Conti, gerente de Marketing da New Holland para o Brasil. Um robô em forma de CR (linha de colheitadeiras de duplo rotor da marca) encena, com outros dois personagens, pai e filho, de que forma as mudanças na tecnologia melhoram o rendimento na agricultura.


RANDON LANÇA NOVA FAMÍLIA DE BASCULANTES

Dentro de sua estratégia de permanente desenvolvimento e inovação, a Randon Implementos realizou em outubro o lançamento oficial de novos produtos no segmento de basculantes, em sua Rede de Distribuidores. A nova família, já disponível na rede e introduzida gradativamente no mercado desde março, conta com diferenciais relevantes em seu projeto alcançando, entre outros benefícios, a menor tara do mercado, com redução de até 8% quando comparado com os produtos similares do projeto anterior da Randon, melhorias no escoamento de carga, maior resistência mecânica e à abrasão e formato de caixa adequado a cada aplicação, seja de areia, brita ou grãos. A linha é projetada e fabricada com a mais alta tecnologia, garantindo maior resistência e qualidade, menor peso e um design moderno que atende os mercados mais exigentes dos diversos países em que atua.


ALLTECH: EQUILÍBRIO NATURAL DOS FITORMÔNIOS NA SOJA

Na fase vegetativa da soja, a formação dos nós reprodutivos e do dossel foliar são ferramentas importantes que impactam no resultado da colheita. Segundo o engenheiro agrônomo Fransérgio Batista, gerente Técnico de Grãos da Alltech Crop Science, cada nó reprodutivo que é gerado a mais na soja, estima-se um potencial de cinco a seis sacas por hectare. Para o especialista, o desequilíbrio hormonal do vegetal é uma das principais causas que impedem a formação adequada dos nós reprodutivos e do índice de área foliar, resultando em perdas na produção. “Quando você tem uma planta que cresce demais e não produz, é sinal de desequilíbrio hormonal. Ela apresenta o que a gente chama de dominância apical”, afirma. De acordo com Batista, a combinação de precursores hormonais inespecíficos, aminoácidos e uma nutrição adequada permite o balanço hormonal necessário para que o desenvolvimento seja alcançado.


SICREDI CONQUISTA PRÊMIO LIDE AGRONEGÓCIOS EM CRÉDITO

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 3,3 milhões de associados e atuação em 20 estados, foi contemplado no Prêmio Lide Agronegócios 2016, na categoria Crédito. “Para o Sicredi, é especialmente gratificante ser reconhecido em uma área na qual nossa instituição financeira é referência, como o agronegó- JOHN DEERE ENTRE AS 100 MARCAS MAIS VALIOSAS cio. Premiações como essa do Lide são um importante apoio à disseminação do cooperativismo de crédito demonstrando, na prática, que nosso propósito de ‘fazer juntos’ não só é possível, como já faz parte dessa sociedade colaborativa que todos almejamos”, afirmou o CEO do Banco Cooperativo Sicredi, Edson Georges Nassar (com o troféu, ao centro), que recebeu a premiação das mãos de Roberto Rodrigues, presidente do Lide Agronegócios e ex-ministro da Agricultura, e de Roberto Giannetti da Fonseca, vice-chairman do Lide e presidente do Lide Infraestrutura.


GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE LÍDER EM RESSEGUROS

O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre é a seguradora líder em cessão de resseguros no mercado segurador brasileiro. A posição vem sendo mantida desde 2015 e deve também ser confirmada em 2016. As maiores cedentes de prêmios de resseguro são as carteiras de Grandes Riscos e de Seguros Rurais, respectivamente. Os contratos estão distribuídos entre automáticos, cuja colocação é feita de forma direta, e contratos facultativos, que na maior parte dos casos é colocada por meio de brokers de resseguro. “No último ano corrente, essas operações de seguros superaram R$ 1,8 bilhão, volume de prêmios emitidos 17% superior ao R$ 1,5 bilhão obtido em 2014. Esse crescimento é resultado das ações que promovemos nos processos de gestão de riscos e nos sistemas de controle de suas operações”, afirma André Fortino, diretor Geral de Grandes Riscos da empresa.


JOHN DEERE ENTRE AS 100 MARCAS MAIS VALIOSAS

A John Deere foi eleita como uma das 100 marcas globais mais valiosas do mundo, em ranking elaborado pela consultoria internacional Interbrand. Desde 2011 no ranking, a John Deere conquistou nesta edição a 91ª colocação, com valor de marca de US$ 4,815 bilhões. Sobre a John Deere, o destaque da lista foi a capacidade da companhia em estabelecer uma conexão com clientes e consumidores em geral que vai muito além dos produtos – não raro adquirindo o status de fãs da marca. “Parte da experiência John Deere é se vincular aos valores fundamentais da companhia e, ao mesmo tempo, ser inovadora para se adaptar a um mundo que muda rapidamente e que exige soluções cada vez mais complexas e criativas. Aparecer ano a ano na lista das 100 maiores marcas globais renova nosso compromisso com o desafio dos clientes em prover o mundo com alimentos, combustíveis, habitação e infraestrutura”, argumenta Elisa Azevedo (foto), embaixadora brasileira da marca John Deere no Brasil.


ANOTE AÍ

O 1º Simpósio em Entomologia Agrícola, a ser realizado no CCA/UFSCar, em Araras/SP, no dia 10 de novembro, é organizado pelos acadêmicos de graduação integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Entomologia Geral (Gepeg). O evento objetiva gerar oportunidade de aprendizado aos integrantes do Grupo e proporcionar o contato com profissionais externos à instituição, promovendo a troca de experiências e ampliando assim a formação acadêmica dos participantes. Serão convidados palestrantes de diferentes instituições de ensino e pesquisa que trabalham na área tema do evento, e que irão ministrar palestras e participar de mesa redonda. Mais informações em http:/ /gepegufscar.wixsite.com/1simposio.

O Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (Gelq) promove o I Encontro Nacional da Cultura de Milho, nos dias 15 e 16 de dezembro, em Uberlândia/MG. O evento contará com a presença de importantes figuras do cenário agrícola brasileiro, bem como palestrantes de renome, trazendo informações técnicas atualizadas de grande importância para o setor com temas relacionados à cultura do milho. Mais informações em http://fealq. org.br/informacoes-do-evento/ ?id=428

Tecnologias, inovações e soluções para o campo estarão à disposição dos produtores e criadores no maior evento do agronegócio sul-mato-grossense, o Show- Tec 2017, de 18 a 20 de janeiro, em Maracaju/MS. Além da exposição de inúmeras tecnologias, haverá palestras com temas de diferentes interesses. A edição 2016 teve 130 expositores e atraiu a atenção de 16 mil visitantes. O evento é promovido pela Fundação MS. Mais informações em www.portalshowtec.com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com