Aqui Está a Solução

 

PRODUÇÃO DE BATATA

Olá, amigos da revista A Granja. Gostaria de saber qual é a produção brasileira de batata, quais são os estados mais representativos e quais as principais variedades cultivadas no País. Grato pelas informações.

Cristian Santana
Sidrolândia/MS

R- Prezado Cristian, em 2015, a produção brasileira chegou a 3,66 milhões de toneladas, sendo que 88% tiveram origem em lavouras das Regiões Sudeste (1,88 milhão de toneladas) e Sul (1,35 milhão de toneladas). Minas Gerais ocupa o posto de maior produtor nacional, com 1,21 milhão de toneladas. Em seguida vêm o Paraná, com 826,9 mil toneladas, São Paulo (656,4 mil toneladas) e Rio Grande do Sul (399,5 mil toneladas), segundo estudo desenvolvido por técnicos da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Entre as principais variedades cultivadas no País, de acordo com a Associação Brasileira da Batata (Abba), estão: Ágata, Asterix, Atlantic, Bintje, Markies, Monalisa e Mondial.


ÉPOCA PARA O AMENDOIM

Qual a época apropriada para o plantio do amendoim? E a que profundidade deve ser feita a semeadura? Obrigado.

Antônio Luiz Müller
Itapetininga/SP

R- Prezado leitor, a época depende da cultivar a ser plantada. Cultivares precoces (três meses) geralmente são plantadas em meados da estação das chuvas, para aproveitar ao máximo a precipitação pluvial durante as fases de florescimento e enchimento dos grãos. Segundo os pesquisadores da Embrapa, onde o período chuvoso é mais longo, ou em plantio irrigado, é preciso planejar a semeadura, para que não haja perdas por germinação de sementes nas vagens e a colheita ocorra em época seca, para garantir a secagem da produção e evitar problemas de doenças nas vagens. Nas condições do estado de São Paulo, o plantio pode ser feito em duas épocas: a primeira inicia-se em setembro/outubro (“safra das águas”) e, a segunda, do final de janeiro a fevereiro (“safra da seca”). Nas condições do Nordeste, onde predomina o amendoim de porte ereto e de ciclo curto, o cultivo é feito no ciclo das águas, ajustando-se o plantio ao curto período chuvoso da região.

No Centro-Oeste, o plantio é feito imediatamente após colheita do milho e da soja, predominando as cultivares rasteiras. Para o plantio manual ou em sistema mecanizado, a semeadura deve ser feita em profundidade média de 5 cm. Semeadura feita próxima à superfície, embora acelere a emergência, pode comprometer a germinação (caso ocorra estiagem), devido à rápida secagem da camada superficial do solo, principalmente em se tratando de solos arenosos. Em semeadura rasa, ao se aplicar herbicida, a semente pode ser atingida (contaminada) por esse produto. Se o plantio for feito em grande profundidade, é provável que muitas plantas não consigam emergir.