Novidades no Mercado

 

CASE IH ANUNCIA TRATOR NÃO TRIPULADO

Ao mesmo tempo em que os novos modelos da linha Puma eram destacados pelos executivos da Case IH na Expointer, mundialmente a empresa anunciava o primeiro trator autônomo da marca na Farm Progress Show, nos Estados Unidos. O equipamento, ainda em fase de testes, foi criado para validar a tecnologia e para coletar o feedback dos clientes sobre o interesse e as necessidades por produtos autônomos futuros para operações. A Case IH escolheu o trator Magnum como base para o conceito autônomo, mas com estilo repaginado. O sistema a bordo leva automaticamente em consideração as larguras dos complementos e estabelece o percurso mais eficiente dependendo do terreno, das obstruções e da máquinas em uso no mesmo campo. Remotamente, o operador pode supervisionar e ajustar os caminhos e parâmetros pelo computador ou tablet.


NEW HOLLAND APRESENTA TRATOR MOVIDO A BIOMETANO

A New Holland levou para a Expointer o T6.140, trator movido a biometano. Foi a primeira vez que o equipamento, que está em testes na Europa, foi demonstrado em uma exposição no Brasil. Com o uso do biometano, a empresa pretende reduzir custos ao produtor, que poderá utilizar recursos da propriedade como combustível, e colaborar com o uso de energias limpas, já que o trator emite 80% menos poluentes, ressalta o diretor comercial da New Holland Agriculture no Brasil, Alexandre Blasi (foto). Em parceria com a Itaipu Binacional, a montadora fará os primeiros testes do protótipo no País em propriedades no Paraná. O lançamento comercial da máquina ainda não tem data, mas a estimativa é de que possa ocorrer em um prazo entre três e cinco anos.


MICROXISTO LANÇA LINHA INOVADORA DE FERTILIZANTES FOLIARES

A MicroXisto, que completa 17 anos, apresentou ao mercado a nova tecnologia Nano- X, que associa o poder da nanotecnologia às ricas propriedades nutricionais dos fertilizantes com extrato de xisto. O lançamento da tecnologia Nano-X marca mais um avanço tecnológico liderado pela empresa. As formulações exclusivas foram testadas por três anos nas diversas regiões e culturas antes de serem disponibilizadas para os distribuidores e principais produtores. Os dois produtos lançados pela MicroXisto, o Complex e o S-Max, são processados até que suas partículas alcancem a escala nanométrica. Os resultados obtidos nos testes e nas áreas comerciais foram surpreendentes, com acréscimo em produtividade das culturas, superando fertilizantes foliares tradicionais, com menor risco de misturas e de problemas de aplicação, devido à tecnologia inovadora.


VENCEDORES DO PRÊMIO GERDAU MELHORES DA TERRA

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior premiação da América do Sul para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas, anunciou na Expointer os vencedores da sua 33ª edição. Na divisão Agricultura de Escala, o Troféu Ouro ficou com a Extratora de Grãos Outgrain 215, fabricada pela Marcher Brasil, de Gravataí/RS. Já o Troféu Prata da divisão Agricultura de Escala da categoria Destaque foi concedido ao Ninho Coletivo de Produção de Ovos Férteis modelo MB, da empresa Big Dutchman Brasil de Araraquara/SP. A divisão Agricultura Familiar também teve dois vencedores. O Troféu Ouro foi concedido ao Vagão Forrageiro Misturador Hidráulico VFMH 1.5, fabricado pela Ipacol, de Veranópolis/ RS, e o vencedor do Troféu Prata da divisão Agricultura Familiar foi o Mixer M85 Vertical, da empresa Mary SRL, de Soriano, no Uruguai. Na categoria Novidade Expointer, o equipamento vencedor na divisão Agricultura de Escala foi o Imperador 3.0, da Stara, de Não-Me-Toque/RS. O Troféu Agricultura Familiar foi para o Trator Agrale 4233, da Agrale, de Caxias do Sul/RS. Também foram premiadas pessoas nas categorias Pesquisa & Desenvolvimento.


ATUALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA, O FOCO DA MASSEY FERGUSON

A Massey Ferguson levou para a Expointer lançamentos e novos conceitos para atender as diferentes demandas dos produtores. Uma das novidades é o Fuse Connected Sevices, estratégia de agricultura de precisão que combina tecnologia, peças de reposição, serviços e suporte. Segundo o diretor de Vendas da empresa, Rodrigo Junqueira (à dir. na foto), com a nova ferramenta, as concessionárias poderão auxiliar os produtores nas tomadas de decisão sobre o maquinário. Entre os lançamentos de equipamentos na Expointer, o diretor de Marketing da AGCO América do Sul, Alfredo Jobke (à esq.), destaca os modelos compactos cabinados da Série MF 4200 em três potências diferentes: 65 cv, 75 cv e 85 cv.


FORD: CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA A NOVA RANGER

A presença dos produtores rurais na Expointer motivou a Ford a programar condições especiais de venda da nova Ranger. Além de ofertas para todas as versões, com descontos e condições de financiamento como o plano sazonal, com parcelas semestrais, a marca também ofereceu veículos para pronta entrega. “A Ford tem muita experiência em picapes e conhecemos muito bem o mercado gaúcho, onde temos larga tradição. Buscamos trazer ofertas que atendem as necessidades dos consumidores, neste momento de volatilidade no setor. Ao mesmo tempo, a presença na feira, com um grande estande e veículos para test-drive offroad, mostra a nossa confiança na recuperação e aceleração da economia”, diz o gerente nacional de Vendas da Ford, Antonio Baltar (foto).


ALLTECH INAUGURA FÁBRICA EM MINAS GERAIS

Com uma média anual de crescimento de 30%, a Alltech Crop Science, divisão agrícola do grupo Alltech Inc., inaugurou no dia 13 de setembro, o seu terceiro empreendimento no Brasil. A nova fábrica, localizada em Uberlândia/MG, vai elevar a capacidade produtiva da empresa, que desenvolve soluções naturais para a agricultura, em 150%, para 10 milhões de litros produzidos anualmente. A unidade irá abastecer as Regiões Centro-Oeste e Nordeste com mais agilidade. “A cidade é um exemplo em infraestrutura logística para o Brasil. Então, ao nos instalarmos no Triângulo Mineiro iremos beneficiar muitos clientes. Teremos mais opções de transporte, ganhos logísticos de rapidez e de custo para toda a região central do Brasil, o que vai impactar em agilidade e qualidade de atendimento”, afirma o engenheiro agrônomo Ney Ibrahim, diretor comercial da Alltech Crop Science no Brasil.


JOHN DEERE LANÇA COLHEITADEIRA S400

A principal atração da John Deere na feira de Esteio foi o prélançamento da colheitadeira S400. Um dos diferenciais da máquina é a substituição da tecnologia sacapalha pelo rotor, relata o gerente regional de Vendas da empresa, Tangleder Lambrecht (foto). “Este equipamento representa um importante avanço tecnológico para os produtores que buscam inovações que tragam simplicidade operacional, menor índice de perdas e melhor limpeza e qualidade do grão, com resultados efetivos no final da colheita”, assinala. A John Deere comemorou durante a Expointer os seus 20 anos de produção de tratores no Brasil. O primeiro trator fabricado em solo brasileiro, em Horizontina/ RS, modelo 6300, Chassi 001, foi exposto no estande da empresa.


8º SIMPÓSIO SAE BRASIL REÚNE ESPECIALISTAS

Retomada do crescimento: esse foi o resumo da visão dos participantes do 8º Simpósio SAE Brasil de Máquinas Agrícolas, realizado em setembro, em Porto Alegre. Na palestra de abertura, Luiz Carlos Corrêa de Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, fez uma análise dos principais desafios e oportunidades no agronegócio. Na sequência, o consultor Carlos Cogo apresentou retrospectiva das principais commodities e projeções para as próximas safras, pavimentando assim o caminho para o painel dos diretores das indústrias fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, os diretores de Agrale, AGCO, CNH Industrial, John Deere e Stara, que abordaram a visão de cada empresa diante do atual contexto, destacando que as estratégias e a visão de longo prazo se sobrepõem aos ciclos de retração. “O mercado de máquinas agrícolas começa a sinalizar retomada de vendas, muito impulsionada pela valorização das commodities agrícolas. A expectativa é que esse processo tome maior impulso neste segundo semestre”, afirmou Daniel Zacher, chairperson do simpósio. O evento ainda teve espaço dedicado à tecnologia.


ISCA TECNOLOGIAS FORNECE FEROMÔNIO A EUA E CANADÁ

A Isca Tecnologias está fornecendo aos Estados Unidos e ao Canadá o Splat Verb (feromônio especializado com tecnologia de aplicação atrativa) para o controle da infestação do besouro- do-pinheiro (Dendroctonus ponderosae). O produto é fabricado a partir do feromônio repelente Verbenone, e a formulação atinge 100% de proteção nas árvores em que foi aplicado. A pesquisa e o desenvolvimento do produto receberam o apoio do Programa de Incentivo para a Inovação em Pequena Empresa (SBIR, na sigla em inglês), oferecido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda). O presidente da Isca, Agenor Mafra-Neto, explica que o Splat Verb simula o feromônio que os besouros-do-pinheiro liberam quando enviam mensagens à colônia para deter o ataque à árvore.


FOTON RECEBE A VISITA DO GOVERNADOR DO RS

O presidente do Conselho da Foton Caminhões, Luiz Carlos Mendonça de Barros, e outros dirigentes da empresa receberam a visita do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, além de executivos e profissionais de outras empresas, na linha de montagem da indústria instalada temporariamente na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul/RS. Os visitantes conheceram os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil, os chamados “pré-série”, que representam a conclusão de todo o processo de validação com os fornecedores do País e confirmam o planejamento de produção nacional da Foton. “Os primeiros caminhões produzidos pela Foton no Brasil atestam a capacidade da linha adotada no Rio Grande do Sul em atender as exigências de qualidade da marca e de levar adiante seu projeto de estabelecimento no País”, disse Mendonça de Barros.


IMPORTADORA AMERICANA LANÇA LINHA PARA O AGRONEGÓCIO

Após a consolidação como fabricante de telhas galvalume naturais (também conhecidas como aluzinc) para os estados do Sul, onde a empresa atua em diversos segmentos industriais e comerciais, a Importadora Americana, com sede em Porto Alegre e unidade fabril em Cachoeirinha/RS, integrou, em junho, à sua linha as telhas termoacústicas para edificações e habitações humanas e para instalações no agronegócio – como confinamentos de aves, bovinos, ovinos, suínos, confort barn para vacas, garagem de equipamentos, pavilhões e galpões que necessitam equilíbrio térmico. Além dessa vantagem, as telhas de aço galvalume térmicas agregam benefícios como resistência ao granizo, reflexibilidade solar, blindagem do ataque da amônia provocada pelos dejetos dos animais, segurança e rentabilidade ao proprietário. “Enfim, estamos prontos para atender o mercado e proporcionar satisfação aos nossos clientes”, afirma o gerente comercial da empresa, Rubem Werutsky.


III ENCONTRO NACIONAL DA SOJA EM LONDRINA

O III Encontro Nacional da Soja, em setembro, na Sociedade Rural do Paraná, em Londrina/PR, foi considerado pela organização um grande sucesso e conseguiu efetivamente o que se propunha: agregar aos congressistas conhecimentos técnicos e práticos. A comissão organizadora é formada por alunos de diferentes cursos, que estão no oitavo semestre de graduação, e que fazem parte de um grupo de extensão da Esalq/USP, o Gelq-2017 (Grupo de Estudos Luiz de Queiroz). Sob a coordenação do professordoutor Durval Dourado Neto, o evento trouxe na sua terceira edição mais de 250 participantes que contaram com palestrantes renomados, desde pesquisadores da Embrapa até professores da Esalq/ USP. Na foto a equipe GEALQ-2017 Esalq/USP


PLANTADORAS ADUBADORAS GERAÇÃO 4500 DA KF

As plantadoras adubadoras Geração 4500, da KF, são máquinas que possuem um ótimo desencontro das linhas dianteiras de aproximadamente 380 milímetros umas das outras, o que possibilita um excepcional fluxo da palhada, evitando assim possíveis problemas de “buchas” de palhada nas linhas. Possuem ainda eficiente sistema pantográfico que se adapta aos diversos tipos de solos e palhada, e distribuição de sementes por discos horizontais alveolados universais onde é possível a troca rápida do disco de semente e anel base. Já a distribuição de adubo é realizada por sistema rosca sem-fim ou opcionalmente pelo inovador sistema ToPlanting de distribuição de adubo. Os modelos são práticos e versáteis para manutenção e regulagens.


BRASIL AGROCHEMSHOW ATINGE EXPECTATIVAS

Mais de 300 participantes e expositores da China, Índia, EUA, Japão e de países europeus e latino-americanos participaram da nona edição do Brasil Agrochemshow, em São Paulo, em agosto. O principal enfoque das palestras foi o registro de produtos. O mercado de defensivos do Brasil é o mais importante do mundo e, por esse motivo, a AllierBrasil e a CCPIT da China promovem esse evento para que empresas estrangeiras interessadas no segmento possam encontrar empresas locais para parcerias. Segundo o consultor da AllierBrasil, Flavio Hirata, especialista em registro de produtos, o acesso ao mercado está cada vez mais difícil. Enquanto ocorrem megafusões entre as empresas, o que aumenta as barreiras para acesso ao mercado aos novos players, o número de registro de produtos aprovados ainda não é suficiente para gerar uma competição significativa em função do tamanho desse mercado.


KIMBERLIT É ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO DE PLANTAS

A Kimberlit Agrociências é uma empresa nacional especializada no desenvolvimento, na produção e na comercialização de soluções em nutrição vegetal, que tem como principal objetivo o aumento da produtividade das lavouras através do equilíbrio nutricional e estímulo fisiológico. Fundada em 1989, a pequena fábrica tinha quatro funcionários e ocupava uma área de 150 metros quadrados, em Batatais/ SP. Atualmente conta com cerca de 200 funcionários, em uma área de 208 mil metros quadrados, em Olímpia/ SP e tem atuação internacional, com um portfólio diferenciado, que atende desde o plantio até a colheita das lavouras. Com uma equipe especializada, formada por engenheiros agrônomos, a Kimberlit dá todo o apoio aos canais de distribuição, que em conjunto, estão presentes no campo, ao lado do produtor levando assistência técnica, inovação e rentabilidade. Na foto, a equipe Kimberlit.


JACTO: PULVERIZADOR FAMILIAR COM ALTA TECNOLOGIA

A Jacto apresentou na Expointer uma nova formatação do Condor 800 AM 18, um pulverizador tratorizado voltado para a agricultura familiar. Suas barras de 18 metros com acionamento hidráulico proporcionam alta capacidade operacional, sendo 17% mais rápido no mesmo tempo de cobertura da área de atuação e reduzem perdas de amassamento dos cultivos em até 22%. “Os agricultores têm buscado cada vez mais tecnologias que visam aumentar a produtividade e, principalmente na agricultura familiar, também o aumento do conforto, da segurança e da praticidade das operações. Por isso, esse novo modelo vem ao encontro dessas necessidades”, explica Paulo Henrique Bueno, gerente de produtos da linha de pulverizadores tratorizados da Jacto. O Condor 800 AM 18 é muito procurado por produtores que têm pequenas e médias áreas, mas que buscam eficiência.


NOVIDADES DA AGRIMEC NA EXPOINTER

A Agrimec continua apostando forte no desenvolvimento de produtos mecanizados para o produtor e apresentou seus lançamentos na Expointer. A empresa produz implementos que têm por característica a versatilidade e, alguns, a multifuncionalidade, como é o caso do guincho para abastecimento de avião GBM 2500, uma novidade na fábrica e que foi destaque de lançamento na Expointer 2016. O equipamento visa à segurança e à mobilidade no abastecimento e no manuseio de bag para abastecimento de aviões agrícolas, suportando big bag de lança de até 2.500 quilos com alcance total de até seis metros.


ANOTE AÍ

Promovida pelo Núcleo Regional Centro-Oeste em parceria com a Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto Federal Goiano e Embrapa, a FertBio 2016 terá como tema central “Rumo aos Novos Desafios”. A FertBio ocorre de 16 a 20 de outubro, em Goiânia, e reúne quatro importantes eventos da ciência do solo: a XXXII Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, a XVI Reunião Brasileira sobre Micorrizas, o XIV Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo e a XI Reunião Brasileira de Biologia do Solo. Mais informações em www.eventosolos.org.br/fertbio2016/ home

O 1º Simpósio em Entomologia Agrícola, realizado no CCA/ UFSCar, Araras/SP, em 10 de novembro, é organizado pelos acadêmicos de graduação integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Entomologia Geral (Gepeg) e coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Toshio Fujihara. O evento objetiva gerar oportunidade de aprendizado aos integrantes do Gepeg e proporcionar o contato com profissionais externos à instituição, promovendo a troca de experiências e ampliando, assim, a formação acadêmica dos participantes. Participarão palestrantes de diferentes instituições de ensino e pesquisa. Mais informações em http:/ /gepegufscar.wixsite.com/1simposio

A XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, de 20 a 24 de novembro, em Foz do Iguaçu/PR, é um evento técnico científico e de inovação tecnológica, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) em parceria com os núcleos regionais e instituições parceiras, que tem por objetivo promover sistemas sustentáveis de uso dos recursos solo e água para todos os biomas brasileiros. Esta edição, organizada pelo Iapar em parceria com o Núcleo Estadual Paraná, terá como tema central “O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e à conservação do solo e da água!”, e tem uma programação que mescla a apresentação de novos conhecimentos científicos com temas de cunho educacional, de difusão de tecnologia. Mais em www.rbmcsa2016.com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com