Cartas, Fax e E-Mails

SAFRA 2016/17: HORA DA RETOMADA

Que bom saber pelas páginas da revista A Granja que a safra 2016/17 tem tudo para ser uma grande safra (reportagem de capa da edição de agosto). Isso não é só bom para quem planta, colhe e vende, mas para todos, principalmente para o Brasil. afinal, esse País há muito tempo depende do campo para não quebrar de vez. Não precisa nem ficar botando um número atrás do outro para explicar o quanto a economia brasileira depende do agronegócio para não ir para o brejo. Que, realmente, a safra 2016/17 seja a da retomada após uma temporada com tanta chuva ou falta dela.

Tatiana Meira
Novo Horizonte/SP


SAFRA 2016/17: HORA DA RETOMADA II

O melhor de saber que a safra 2016/17 deverá ser ótima, é saber que as estripulias políticas e econômicas de Brasília não respingam no campo. Estamos todos nós que militamos na agricultura de parabéns, pois nós até acompanhamos o noticiário vendo aquela pouca vergonha, mas no dia seguinte acordamos cedo e vamos para a lavoura. Conosco não tem essa de deixar as coisas entrarem nos trilhos para decidir se vamos plantar ou deixar de plantar.

Melchíades Medina
Rondonópolis/MT


A VITÓRIA DO CONHECIMENTO

Acho fantásticos os concursos como esse que A Granja mostrou na edição passada (agosto, em O Segredo de Quem Faz, “Produtividade Recorde: a vitória do conhecimento”). O vencedor do concurso (na foto, João Carlos da Cruz, primeiro colocado no Desafio Nacional Máxima Produtividade de Soja) nos deu uma aula de agronomia, mostrando como produzir bastante. Gostei da parte em que ele lembra que a produtividade está ligada a “diversas fatores”. Ou seja, não tem milagre.

Jorge Júnior
Uberlândia/MG