Novidades no Mercado

 

MICHELIN VAI PRODUZIR PNEUS AGRÍCOLAS NO BRASIL

Atenta às necessidades do mercado nacional e às demandas dos clientes dos diversos ramos de atividades do agronegócio, a Michelin, empresa de origem francesa, anunciou no mês passado, em evento para a imprensa, que vai produzir pneus agrícolas no Brasil, uma nova linha de sua unidade industrial localizada em Campo Grande, bairro do Rio de Janeiro. “A oferta de pneus agrícolas com a tecnologia de ponta Michelin vem para contribuir, de forma significativa, para a produtividade da agricultura nacional, responsável hoje por 23% do PIB brasileiro”, explicou Nour Bouhassoun, presidente da Michelin na América do Sul.

A linha vai produzir apenas pneus radiais, perfil que representa apenas 6% dos pneus da agricultura brasileira, mas que comprovadamente fazem menos dano ao solo, sobretudo em relação ao problema da compactação. Na agricultura europeia, a “radialização” já representa 87%. Christian Mendonça (foto), diretor de Comércio e Marketing América do Sul, lembra que o radial promove menos compactação de solo e a redução de até 31% no consumo de combustível. Segundo ele, a partir da fabricação do pneu no Brasil, o componente da máquina e implemento pode ser financiado pelas linhas de crédito oficiais (Finame, por exemplo). Dessa forma, prevê Mendonça, as montadoras vão incluí-lo em suas linhas de montagem. Inclusive, revelou, a Michelin já tem acordos de fornecimento com todas as principais montadoras. “Vamos trazer tecnologia para o produtor brasilero”, afirmou. (A reportagem d’A Granja esteve no Rio de Janeiro a convite da Michelin)


TOKIO MARINE LANÇA O SEGURO AGRO SAFRAS

A Tokio Marine apresenta o seguro Agro Safras. O produto marca a expansão do portfólio do Departamento de Produtos Rurais, que já oferece ao mercado o seguro Agro Equipamentos. Direcionado aos produtores, cooperativas, revendas de insumos, instituições financeiras e fundos de investimento, o Agro Safras está disponível em duas modalidades: o seguro de custeio e o de produtividade.

O primeiro garante o retorno do investimento realizado no plantio e na manutenção da lavoura, e na segunda modalidade cobre os recursos do produtor, de acordo com o nível de cobertura contratado. “A Tokio Marine desenvolve as melhores soluções para que os produtores agrícolas tenham tranquilidade e segurança, mesmo quando enfrentam eventos como longas estiagens ou excesso de chuvas. O Agro Safras tem ampla cobertura e condições otimizadas por região/ município”, afirma o diretor-executivo de Produtos Pessoa Jurídica, Felipe Smith.


FORD: VÍDEOS ESPECIAIS PARA MOSTRAR A NOVA RANGER

A Ford inspirou-se na atual linguagem de comunicação dos meios digitais para uma série de vídeos da Nova Ranger. Produzido com direção de equipes especializadas em vídeos para as mídias sociais, esse trabalho visa expandir a imagem da picape além do público tradicional. Gravada na cidade histórica de São Luiz do Paraitinga/SP, a série conta com quatro filmes que seguem o estilo flash mob, com apresentações musicais de surpresa para captar as reações do público.

Veiculados no YouTube e Facebook, e em sites de variedades e humor, os vídeos são estrelados pelo humorista, ator e cantor Bruno Sutter, que ganhou fama com a série Hermes e Renato, da antiga MTV, além de outros programas como Legendários. “Queremos trazer uma nova linguagem, feita especialmente para a Internet, com um formato capaz de atingir um público variado que vai além dos aficionados pela Ranger”, diz Rogelio Golfarb, vicepresidente de Relações Governamentais, Comunicação e Estratégia da Ford. O primeiro vídeo está em www.youtube.com/ watch?v=dY4MNCDjeLY feature=youtu.be


JOHN DEERE ELEITA UMA DAS MAIS INOVADORAS

A John Deere foi eleita a empresa mais inovadora do País na categoria “Veículos e Peças” no prêmio Valor Inovação Brasil 2016, promovido pelo jornal Valor Econômico. A companhia também conquistou o 21º lugar na lista das 100 empresas mais inovadoras do País. Alfredo Miguel Neto (foto), diretor de Assuntos Corporativos da John Deere para a América Latina, recebeu a premiação e ressaltou que inovação é um dos valores fundamentais da empresa – somada à integridade, qualidade e comprometimento – valores ditados pelo próprio John Deere na fundação da empresa, há 179 anos.

“A John Deere tem um histórico de inovação ao longo do tempo, misturando-se com o próprio desenvolvimento da agricultura e, mais recentemente, nos demais segmentos em que atua, como construção e florestal. É uma honra receber esse reconhecimento em Máquinas e Equipamentos, categoria que tradicionalmente apresenta fronteiras tecnológicas para o público, além da posição de destaque no ranking geral”, disse.


TIMAC AGRO NO TOPO DA PRODUTIVIDADE

A Timac Agro comemora, pelo segundo ano consecutivo, presença de suas tecnologias entre as maiores produtividades de soja do País. O produtor João Carlos da Cruz, campeão do Desafio da Máxima Produtividade de Soja safra 2015/ 2016, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), utilizou a tecnologia TOP-PHOS na fertilização da sua lavoura, e obteve a excelente marca de 120,07 sacas de soja por hectare. As tecnologias da Timac Agro vêm contribuindo para que os produtores ultrapassem suas marcas de produtividade ano após ano. No concurso anterior, clientes da empresa já tinham conquistado a 1ª e a 2ª colocação no Desafio.

O primeiro colocado, Alisson Alceu Hilgemberg obteve, inclusive, um rendimento recorde, de 141,79 sc/ha. A Timac Agro destaca que se orgulha de ter suas tecnologias presentes nos resultados campeões do Cesb, o que comprova a eficiência de seus produtos e a qualidade do serviço prestado pela equipe de Assistente Técnico Comercial (ATCs) nos posicionamentos a campo. Na foto, o produtor/consultor Alisson Hilgemberg e o produtor Wilson Hilgemberg.


TRIMBLE E EMBRAPA EM PARCERIA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS DE ARROZ

Para facilitar operações e reduzir custos de sistematização do solo em áreas de várzea ou irrigação por inundação, como nas culturas de arroz, a Trimble e a Embrapa vão formalizar acordo de cooperação e uso de tecnologia GNSS para essas operações. São diversos equipamentos e softwares da Trimble que serão cedidos à Embrapa para sistematização do solo e implementação de taipas por GNSS. Pelo acordo, a Trimble, além de disponibilizar os equipamentos, fará a capacitação inicial dos pesquisadores, e a Embrapa utilizará os equipamentos para fins de pesquisa.

A assinatura do contrato de convênio, que contará com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ocorre na Expointer, em Esteio/RS, em agosto. A parceria Trimble e Embrapa prevê, ainda, várias atividades para desenvolvimento de pesquisa, validação e transferência de tecnologias, realizadas na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, e em propriedades particulares.


DRAKKAR CONSOLIDA-SE EM NOVOS MERCADOS

A Drakkar Solos, empresa especializada em agricultura de precisão e gestão agrofinanceira de precisão, completa dez anos de trabalho e dedicação em prol das tecnologias para o agronegócio. Além da atuação no Rio Grande do Sul, estado onde nasceu, a Drakkar também está presente em Goiás, Mato Grosso, Bahia e Roraima. Por entender que AP vai muito além dos mapas coloridos, no início de 2015 a Drakkar começou a disponibilizar um novo modelo de ação denominado Projeto Tecnológico de Agricultura de Precisão, o primeiro do modelo do Brasil. O e-Farm, outro produto de destaque da empresa, é um sistema web, totalmente personalizado e prático que realiza a gestão agrofinanceira de propriedades rurais.


NEWLAND FULL, DA SEMEATO, É QUALIDADE NO PLANTIO

A Newland Full, da Semeato, é uma semeadora 100% pneumática, destinada ao plantio direto de grãos graúdos que vem ao encontro das necessidades e exigências das principais culturas. “O pacote tecnológico inclui o inédito sistema de caixa central de fertilizantes, além de caixa central de sementes, sistema Isobus e distribuição de sementes através de sistema pneumático”, destaca Eduardo Copetti, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Semeato. “O grande diferencial da máquina é a utilização de caixa central de adubo onde a distribuição do produto é realizada pelo Multi Dosador Semeato – MDS, aliado ao sistema pneumático para condução do produto até as linhas, com alta precisão e baixa manutenção. Nesse sistema, o fertilizante é depositado no reservatório central que possui na sua base inferior um rotor único que é o responsável pela dosagem da quantidade desejada de fertilizante”, acrescenta.


PRÊMIO GERDAU MELHORES DA TERRA COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Com o objetivo de contribuir para o avanço da agricultura, com a produtividade do setor e a preservação do meio ambiente, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra está com as inscrições abertas para a categoria Pesquisa e Desenvolvimento, voltada para estudantes e pesquisadores. As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto, em www.melhoresdaterra.com.br, onde também está o regulamento da premiação. Em sua 33ª edição, o Prêmio Melhores da Terra busca incentivar o desenvolvimento sustentável, a inovação e a excelência do agronegócio, além de oferecer ao mercado a oportunidade de conhecer novos estudos acadêmicos e pesquisas focadas no setor agropecuário.


CONCURSO VOU COM JACTO COMPARTILHA FOTOS DE EQUIPAMENTOS

A Jacto promove, por meio de suas redes sociais Facebook e Instagram, o concurso cultural Vou com Jacto. Em sintonia com o tema de sua campanha institucional para 2016, que propõe uma reflexão sobre a necessidade de ações coletivas e colaborativas para o enfrentamento das mudanças globais, sobretudo nas áreas que impactam diretamente no meio ambiente e na agricultura, o concurso vai exaltar também a beleza do trabalho no campo com fotos enviadas pelos agricultores. A melhor foto de cada mês, medida pelo número de likes, será premiada com kits de produtos Jacto Club. Para participar, os interessados devem acessar o www.facebook.com/JactoAgricola e clicar no aplicativo da campanha, denominado “Vou Com Jacto”, realizar um cadastro e enviar uma foto do seu equipamento Jacto no campo.


NEW HOLLAND: PEÇAS GENUÍNAS COM CONDIÇÕES ESPECIAIS

O setor de peças da New Holland disponibiliza, até setembro, peças genuínas com valores até 40% mais competitivos, através da campanha Promosolo. São mais de 130 itens como correias, rolamentos e filtros para que as máquinas produzam ótimos resultados, evitando paradas inesperadas. Para o setor de peças da montadora, a campanha é uma ótima oportunidade para que o produtor mantenha a eficiência das máquinas utilizando peças genuínas. “Este é o momento em que as concessionárias aumentam seus estoques para atender as necessidades dos clientes de forma rápida e eficaz. Os produtores que se preocupam com o desempenho de seus equipamentos buscam nas peças genuínas a garantia de eficiência, e consequentemente, lucro”, afirma Fernando Gaya, diretor de peças da New Holland.


ALLTECH: MANEJO MICROBIOLÓGICO DO SOLO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

A incidência de patógenos de solo é um problema comum encontrado em estados como o Mato Grosso do Sul, onde a prática da monocultura é frequente. O engenheiro agrônomo Fransérgio Batista, gerente técnico especializado em grãos da Alltech Crop Science, explica que, com o monocultivo, os microrganismos que deveriam estar no solo de forma natural, auxiliando no manejo biológico, reduzem drasticamente sua população, ocorrendo assim o desequilíbrio biológico no solo. “A partir do momento em que temos apenas uma cultura predominante, é exercida uma pressão de seleção sobre os microrganismos do solo, geralmente favorecendo o desenvolvimento dos fitopatogênicos e desfavorecendo os benéficos. Como resultado desse desequilíbrio, normalmente, ocorre o aparecimento de várias doenças e também a presença de nematoides”, orienta.


SIMERS INAUGURA NOVA SEDE EM PORTO ALEGRE

O Sindicato das Indústrias das Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) inaugurou sua nova sede em Porto Alegre, a chamada Casa das Máquinas Agrícolas. Na solenidade de inauguração estiveram presentes o ex-governador Germano Rigotto, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, representando o governador José Ivo Sartori, o assessor Rogério Nardelli Kohlrausch representando o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e Caio Rocha, secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. O presidente do Simers, Claudio Bier, acompanhado da sua diretoria, inaugurou a galeria de fotos dos ex-presidentes do sindicato. Logo após o descerramento da placa inaugural da Casa das Máquinas Agrícolas, as autoridades fizeram seus discursos, salientando os 39 anos de serviço da entidade para o fortalecimento das indústrias e do agronegócio gaúcho.


GRUPO BB E MAPFRE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DOS SEGUROS

A atividade agropecuária é cercada de riscos. Condições climáticas, questões biológicas e até mesmo a oscilação dos preços dos produtos são fatores que preocupam o agricultor e merecem toda atenção. Uma maneira de conviver melhor com as incertezas que fazem parte do negócio é contratar um seguro rural. “Hoje em dia, é muito difícil para o agricultor manter-se na atividade rural se não tiver competitividade. E, para isso, é preciso reduzir os custos e riscos. O seguro é uma ferramenta que ajuda o agricultor a gerenciar melhor seus custos e as consequências a riscos, auxiliando na reposição de perdas e possibilitando mais segurança para que continue investindo na propriedade”, explica Wady Cury, diretor geral de Habitacional e Rural do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.


ANOTE AÍ

A terceira edição do seminário Voz do Campo, de 11 a 13 de agosto, em Gramado/RS, terá presença de mais de mil produtores de todo o Brasil, e será mediado por Gustavo Junqueira, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), que promove o evento, e também pelo diretor e consultor da entidade Francisco Vila, além do empresário Valdir Bündchen e Marcelo Brum, comunicador da voz do campo. O Painel Y irá reunir jovens de diversos estados do Brasil para discutir o futuro do agronegócio. Mais informações em www.avozdocampo.com.br/seminario/

O Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (Gelq), do Departamento de Produção Vegetal da Esalq/USP, realiza o evento Caminhos para Implantação e Manejo do Sistema Integração Lavoura-Pecuária, dia 12 de agosto, em Campo Grande/MS, na sede do Crea. O público-alvo abrange proprietários rurais, profissionais das áreas de ciências agrícolas, econômicas, políticas e ambientais, estudantes de graduação e pós-graduação, instituições públicas e privadas e o terceiro setor. A propostas do evento é difundir tecnologias ligadas às principais dificuldades de manejo e implantação do sistema de integração lavoura pecuária. Mais informações em www.fealq.org.br

A 9ª edição do Brasil AgrochemShow, evento promovido pela AllierBrasil Agro e a CCPIT da China, tem como objetivo desenvolver parcerias entre empresas de produto agroquímicos do exterior e do Brasil. Está programada uma comitiva de representantes de empresas de agroquímicos da China e Índia. O evento será nos dias 22 e 23 de agosto, no Hotel Maksoud em São Paulo, terão tabletop e palestras. São esperados sem torno de 400 participantes do Brasil e do exterior. A taxa de inscrição é em cestas básicas de alimentos para doação a uma instituição de caridade. Mais informações em www.agrochemshow.com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com