Gente em Ação

 

BAYER APOIA IDEIAS INOVADORAS PARA A PRODUTIVIDADE

Adrian Percy

Com seu programa de inovação aberta Grants4Traits, a Bayer apoia ideias que conduzam a produtos inovadores com foco em sementes comerciais. O Grants4Traits visa encontrar propostas novas e tecnologias promissoras que possam resultar no desenvolvimento de traits ou abordagens inovadoras para proporcionar um aumento de rendimento e controle de insetos, daninhas e doenças em cultivos. “Nós, da Bayer, consideramos a inovação o principal motor para solucionar essa questão”, disse Adrian Percy, head global de Pesquisa e Desenvolvimento da divisão Crop Science da Bayer.


MONSANTO INVESTE EM FUNDO DE STARTUPS DA AGRICULTURA

Rodrigo Santos

A Monsanto entrou no fundo Brasil Aceleradora de Startups - BR Startups, um Fundo de Investimentos em Participações focado em startups brasileiras. Com o aporte da Monsanto, o fundo passará a investir em startups que estejam criando inovação tecnológica para o agronegócio. O objetivo da Monsanto é acelerar a inovação na agricultura brasileira e dentro da própria empresa. “Acreditamos que a colaboração é uma ferramenta fundamental para que o mundo consiga alimentar 9,7 bilhões de pessoas em 2050, e esse é um passo nessa direção”, disse o presidente da Monsanto para a América do Sul, Rodrigo Santos.


FMC TEM SOLUÇÕES COM A LINHA FLORESTAS

Fabio Marques

A FMC Agricultural Solutions oferece a Linha Floresta, composta por soluções utilizadas durante o manejo de invasoras do eucalipto. “Destacamos o herbicida Solara 500 (pré-emergente, pré-plantio de amplo espectro com excelente residual). Complementando a linha de herbicidas, temos o Savana (aplicado pré-emergente em pré-plantio para folhas estreitas e largas) e, para dessecação, a opção é o Spotlight (em pós emergência das folhas largas). O inseticida Warrant 700 WG (para imersão de mudas) é indicado para controle de pragas e o inseticida biológico Dipel controla lagartas, principalmente a lagarta-parda do eucalipto”, comenta o Gestor de Contas & Desenvolvimento Florestal, Fabio Marques.


NUFARM LANÇA PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA

Equipe Nufarm e pesquisadores

A Nufarm apresentou em Londrina/PR o programa Nufarm de Integração com a Comunidade Técnico-Científica (TecNufarm). O projeto tem o objetivo de difundir soluções inovadoras para a agricultura, pela integração do trabalho de pesquisadores da Nufarm ao de consultores e universidades. “A Nufarm tem em seu DNA a busca constante pela inovação. Nós acreditamos na união de forças com a comunidade científica. O desafio proposto pelo TecNufarm permitirá obter soluções de ponta para o agronegócio brasileiro e agregar valor ao trabalho do produtor rural”, declarou Luciano Daher, presidente da Nufarm Brasil, durante o evento.


FUNGICIDA DA BASF É DESTAQUE NO DESAFIO DE MÁXIMA PRODUTIVIDADE

Elias Guidini

O fungicida OrkestraSC, da Basf, foi reconhecido no Desafio de Máxima Produtividade da Soja ao auxiliar na obtenção da maior produtividade do concurso, de 120 sc/ha, do produtor João Carlos da Cruz. “A Basf foi de grande importância para chegarmos a esse objetivo. Nos apoiou e orientou do começo ao fim e os produtos foram extremamente eficientes para alcançarmos a sanidade na lavoura”, contou o produtor. Elias Guidini, gerente de Marketing para a Cultura da Soja, lembra que o produto é eficiente contra a doença, sobretudo na recente safra, realizada sob o fenômeno El Niño, quando o clima favoreceu sua incidência.


UPL UNE CIENTISTAS PARA ESTUDAR ALTERNATIVAS NO MANEJO DE PRAGAS

Falcon Team para estudar a resistência

O Falcon Team, criada pela UPL, reúne alguns dos principais entomologistas de diversas regiões para trocar experiências e buscar novas alternativas para o manejo de resistência de pragas. “A resistência das pragas já é uma realidade que o agricultor sente no seu dia a dia e precisamos nos preparar para cenários ainda mais alarmantes. Para isso, buscamos os maiores estudiosos no assunto para, juntos, encontrarmos soluções que possam auxiliar o nosso agricultor a não perder a produtividade”, explica Alexandre Mazini, Gerente de Produtos Inseticidas da UPL Brasil.


DUPONT AVALIA TECNOLOGIA INTACTA E DERMACOR

Érico Cardoso

A DuPont realizou 240 campos experimentais na safra 2015/16 para avaliar a integração entre as tecnologias da soja Bt (Intacta) e do inseticida para tratamento de sementes Dermacor. O trabalho nas principais regiões comparou a relação Dermacor-soja Bt com o tratamento padrão adotado no controle de lagarta-elasmo, coró, lagarta-militar, lagarta-da-soja e helicoverpa. “O estudo demonstra que a soma dos efeitos dessas tecnologias de ponta fortalece a proteção inicial da soja, além de contribuir para o aumento da produtividade da lavoura e da rentabilidade do produtor”, resume Érico Cardoso, gerente da DuPont Brasil.


ARYSTA LANÇA O HERBICIDA SELECT ONE PACK

Ricardo Dias

Para garantir ainda mais benefícios e praticidade ao produtor, a Arysta LifeScience investe em um produto já consagrado no mercado, oferecendo uma nova formulação com óleo, o Select One Pack. O produto atualmente é destinado ao controle de plantas daninhas na cultura de soja e está em processo de expansão de bula para outras culturas. “A Arysta conseguiu desenvolver o produto completo, eficiência já consagrada, mais praticidade e mais qualidade de formulação, melhorou um produto que já é destaque no mercado e transformou-o em uma solução melhor ainda e exclusiva Arysta”, comenta Ricardo Dias, gerente de Produtos e Mercados – Centro Sul.


IHARA INVESTE EM DEFENSIVOS BIOLÓGICOS

Maurício Hideki Ouchi

A Ihara tem investido em defensivos biológicos nos últimos tempos, tanto que ao final de 2014 criou um departamento específico para o desenvolvimento de produtos bio. “O que favorece esse mercado é que o registro para esse tipo de tecnologia é muito mais rápido. Isso acontece porque as autoridades responsáveis têm oferecido equipes específicas para avaliar os biopesticidas, com requisitos diferentes das análises tradicionais”, explica Mauricio Hideki Ouchi, gerente de Produtos. No final do ano, a companhia poderá apresentar o Eco- Shot (Bacillus amyloliquefaciens estirpe D747), para frutas e legumes.