Gente em Ação

 

BAYER E SEMENTES FALCÃO EM PARCERIA PARA TSI

Roberson Lima

A Bayer e a Sementes Falcão inauguraram em junho a instalação de uma unidade de tratamento de sementes industrial (TSI), na nova unidade de beneficiamento de sementes, em Sarandi/RS. “A Sementes Falcão tem grande tradição, está completando 30 anos de atuação, e faz um trabalho muito forte em relação à qualidade das sementes produzidas. Esse conceito vem ao encontro da filosofia da Bayer, que atua como parceiro do produtor para desenvolver um agronegócio mais sustentável e com ganhos na produtividade, por meio de uma tecnologia de ponta, que atende as necessidades do agricultor com uma solução completa”, explica Roberson Lima, diretor de SeedGrowth da Bayer, área responsável pelo TSI.


NUFARM INVESTE NO MERCADO DE PRODUTOS BIOLÓGICOS

Murilo Borges

O segmento de inseticidas biológicos é um dos alvos da empresa de origem australiana Nufarm, que no Brasil anunciará em breve o lançamento de Xentari, seu segundo produto do gênero, enquanto reforça ações a campo do Armigen, lançado em 2015. O Armigen é um inseticida biológico à base de vírus HzNPV, altamente eficiente no controle de lagartas dos gêneros Helicoverpa e Heliothis. “Armigen torna-se essencial ainda no manejo de resistência de insetos aos agroquímicos. Essa prática contempla, principalmente, a aplicação de produtos com diferentes modos de ação durante a safra”, destaca Murilo Borges, gerente de inseticidas e fungicidas da Nufarm.


BASF LANÇA RELATÓRIO AMÉRICA DO SUL

Ralph Schweens

A Basf apresentou o Relatório América do Sul 2015, que traz um sumário das atividades regionais da empresa sob a ótica dos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. “Nos valemos da inovação para atingirmos a melhoria contínua e desenvolvermos soluções que aliam sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental”, destacou Ralph Schweens, presidente da Basf para a América do Sul. Elaborado de acordo com o International Financial Reporting Standards (IFRS), o conteúdo está disponível em www.basf.com.br.


ARYSTA PROMOVE PRÉ-LANÇAMENTO DE RANCONA T

Sérgio Chidi

A mais nova aposta da Arysta é o lançamento do fungicida Rancona T, que utiliza entre seus componentes um novo princípio ativo, ainda inédito no mercado brasileiro, o ipconazol. Assim, a empresa também reforça o seu Conceito Pronutiva, iniciativa de soluções que reúnem proteção e nutrição de plantas, com demonstrações da interação do fungicida Vitavax e o fisioativador Biozyme: “Com essa linha, resultado do aumento e fortalecimento de nosso portfólio, a Arysta estende o conceito Pronutiva também para o tratamento de sementes. As soluções para sementes conferem o controle dos fungos de solo, vigor inicial e melhor enraizamento”, afirma Sérgio Chidi, gerente de Produtos e Mercados Cerrado.


CAFÉ: CRESCIMENTO E OPORTUNIDADE PARA A FMC

Flávio Irokawa

A estimativa da Conab é que a safra 2016/17 de café seja maior que as anteriores, com até 51,94 milhões de sacas. De acordo com o gerente de Marketing da FMC, Flávio Irokawa, a empresa pode atender o cafeicultor em todas as suas demandas. “Com a aquisição da Cheminova, expandimos nosso portfólio para o mercado cafeeiro e, com isso, oferecemos soluções que integram o manejo completo para controle de doenças e pragas na cultura, como fungicidas, inseticidas, herbicidas, adjuvantes e fertilizantes especiais. Essas soluções favorecem a capacidade produtiva, contribuem para maior proteção e rentabilidade dos cafezais e promove um realce ao sabor da bebida”.


VERIMARK, DA DUPONT, RECEBE REGISTRO

Luís Grandeza

A DuPont anuncia que obteve o registro definitivo dos órgãos reguladores para o inseticida Verimark, produto de última geração, cujo ingrediente ativo é o Ciantraniliprole. O produto conta com recomendação para uso em 28 culturas, principalmente hortifrútis. Recomendado no controle de pragas importantes como mosca-branca, mosca- minadora e traça das crucíferas. “Tratase de um novo conceito na proteção da lavoura e no manejo da produção, uma inovação que transfere resultados extraordinários”, lembra Luís Grandeza, engenheiro agrônomo, gerente de marketing HF da DuPont.


SEMINIS, DA MONSANTO, UM ANO DE PARCERIA COM O PROJETO MAIS

Fernando Guimarães

A Seminis, marca de hortaliças da Monsanto, esteve na Hortitec, onde apresentou os resultados do primeiro ano da parceria com o Projeto Mais. O projeto é uma iniciativa da Serviceres e Casa Bugre, em parceria com a Seminis, e já recebeu mais de 3 mil visitas. Durante o primeiro ano, o trabalho realizado na área de 8.280 m² permitiu ganhos de 20 quilos de tomates por m² cultivado. “Genética somada a um manejo controlado, além da utilização dos recursos existentes na estrutura, permitiram esse ganho”, explica Fernando Guimarães, gerente de Negócios para Hortaliças da Monsanto.


UPL COM SOLUÇÕES PARA O MANEJO DE RESISTÊNCIA NA EXPOCAFÉ

Estande da UPL na Expocafé

A UPL Brasil destacou, na Expocafé, em Três Pontas/MG, no mês passado, a importância do fungicida Manzate WG e dos herbicidas Zartan e GliphotalTR para o controle de doenças e plantas daninhas do café. “Queremos contribuir cada vez mais para um manejo adequado de doenças e plantas daninhas nas lavouras. Então, não basta apenas criar uma solução tecnológica que possa auxiliar o agricultor a aumentar a produtividade, mas também ensinar a melhor maneira para que ela seja utilizada com eficácia e sustentabilidade”, explica Marcelo Figueira, gerente de Produtos Fungicidas da UPL Brasil.


PROGRAMA DE APLICAÇÃO RESPONSÁVEL DA DOW EM MS E SP

Programa de Aplicação Responsável da Dow

Desenvolvido pela Dow AgroSciences, em parceria com a Unesp, de Botucatu/ SP, o Programa de Aplicação Responsável, um dos projetos de Boas Práticas Agrícolas da empresa, capacitou profissionais envolvidos com culturas de soja, milho e cana em municípios de Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Desde o seu início, em 2010, o programa treinou cerca de 12.500 profissionais do campo sobre a importância das boas práticas agrícolas, com foco nos conceitos de tecnologia de aplicação de defensivos.