Aqui Está a Solução

 

RANKING DA PRODUÇÃO

Amigos da revista A Granja. Sou estudante e estou fazendo um trabalho que fala da distribuição da produção agrícola no Brasil. Entre os estados do País, quais são os primeiros colocados no ranking de produção e qual a participação de cada um? Obrigado pela informação.

Glauco Cestari do Amaral
Unaí/MG

R- Prezado Glauco, o estado de Mato Grosso lidera o ranking nacional da produção de grãos, com 24,32% do total, segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Paraná aparece na sequência, com 18,03%. Em seguida, vêm Rio Grande do Sul, com 14,85%, Goiás, com 10,24%, a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com 8,64%, Mato Grosso do Sul, com 8,1%, Minas Gerais, com 6,07%, São Paulo, com 3,73%, e os demais estados, com 6,01%. Os números referem-se à estimativa de safra de 210,3 milhões de toneladas na safra 2015/ 2016.


COCHONILHA DO ABACAXI

Quais são os métodos culturais mais recomendados para o controle da cochonilha do abacaxi? Agradeço a ajuda.

Jean Gutierrez
Altamira/PA

R- Caro Jean, algumas medidas são destacadas, como um bom preparo do solo, que ajuda a reduzir a população de formigas doceiras. A rotação de culturas ou plantio alternado de plantas que não sejam hospedeiras da mesma praga também pode ajudar. Por exemplo, o plantio de leguminosas, com exceção do amendoim, pode surtir o efeito desejado. Outros métodos recomendados pela Embrapa: a destruição de restos de cultura e de plantas infestantes; a colheita de mudas apenas em áreas onde está sendo feito um bom tratamento fitossanitário para a obtenção de mudas com incidência mínima de cochonilha; e a cura das mudas, ou sua exposição ao sol por período de tempo variável, dependendo da região e das condições ambientais, especialmente no que se refere à temperatura e à insolação. O processo pode eliminar as cochonilhas que se encontram na base das mudas e nas folhas mais externas.