Novidades no Mercado

NEW HOLLAND: DESEMPENHO DA MAIOR COLHEITADEIRA BRASILEIRA

A New Holland levou jornalistas a Lucas do Rio Verde/MT para acompanhar o desempenho a campo da maior colheitadeira fabricada no Brasil, a CR8090, classe 8. O modelo é o único que não exige a interrupção da colheita para a descarga, pois o exclusivo tubo mede até 8,9 metros e garante segurança ao trabalho de descarga em movimento.

Destaca-se ainda o tanque com capacidade para 14.500 litros, o maior do mercado. Todo esse volume pode ser descarregado em menos de dois minutos, a 142 litros/segundo. Já o exclusivo Opti-Spread, um sistema de discos com motor hidráulico localizado logo após a saída do picador, distribui a palha uniformemente por até 45 pés, auxiliando as atividades de plantio direto e garantindo a cobertura do solo.

O sistema IntelliCruise analisa a carga com que o motor está operando e regula automaticamente a velocidade para o melhor rendimento da máquina, e funciona também com base no índice de perda de grão, não ultrapassando a velocidade ideal de trabalho. A colheitadeira já vem equipada com o sistema completo de agricultura de precisão, que inclui GPS e piloto automático, além de um monitor que indica o rendimento e a umidade do grão colhido em tempo real. A CR8090 apresenta potência nominal de 489cv, que pode atingir até 550cv, e trabalha com plataformas de 40 e 45 pés. (A reportagem d’A Granja esteve em Lucas do Rio Verde/MT a convite da New Holland)


MORGAN APRESENTA NOVO HÍBRIDO NO ITAIPU RURAL SHOW

A Morgan Sementes e Biotecnologia lançou durante o Itaipu Rural Show, no final de janeiro, em Pinhalzinho/SC, um novo híbrido de milho para compor seu portfólio de produtos voltados para lavouras de média e alta tecnologia. O MG580 possui ciclo precoce e está totalmente adaptado às características de clima e solo da região, e já conta com a tecnologia Powercore. A Morgan também mostrou o MG 300, híbrido superprecoce indicado para a produção de grãos de alta qualidade, que foi lançado na região em 2015 e que tem conquistado a preferência dos agricultores.

Completa o portfólio para a produção de grãos o 30A37, que tem demostrado alta carga produtiva e boa adaptação aos níveis de tecnologia utilizados.


CABO REBOQUE PESADO PATA NEGRA DA CSL MARINHARIA

A CSL Marinharia lançou no início do ano uma nova linha de cabo Pata Negra, dessa vez destinada ao segmento de reboque pesado, para atender os setores agrícolas, construção e administração de estradas e mineração. A nova linha inclui os cabos de reboque poliéster 8.000 com resistências à tração até 40 toneladas e os superpotentes HMPE 12.000, que chegam às 200 toneladas.

Segundo a empresa, os cabos vão substituir os cabos de aço e as pesadas correntes nas operações de resgate em atoleiros e barrancos de máquinas agrícolas, caçambas e tratores, no reboque de auxílio a carretas, treminhões e caminhões para o escoamento da safra, nas obras de construção de estradas e no dia-a-dia das concessionárias de estradas nos resgates de veículos acidentados, e no reboque de super caminhões mineradores fora-de-estrada.


R60C É O DESTAQUE DA LS TRACTOR EM CASCAVEL

Lançado quase ao final de 2015, o modelo cabinado do trator R60C foi o destaque da fabricante de tratores sul-coreana LS Tractor no Show Rural Coopavel, em Cascavel/ PR, em fevereiro. A máquina tem como principal atrativo uma cabine de luxo, sem igual no mercado em relação a tratores compactos. Já o motor LS Tractor Tier III possui baixo consumo de combustível, de emissão de gases, de ruído e de vibração, melhorando a ergonomia e o conforto ao operador.

O R60C tem versão eixo estreito, além dos modelos G40 e R60 estreitos, direcionados para culturas em que o espaçamento é pequeno. “É parte do nosso DNA inserir inovações tecnológicas em todos os modelos, com o diferencial que já saem de fábrica, sem que o produtor precise adquiri- las como um acessório”, destaca André Rorato, diretor comercial da marca.


JACTO: NOVA VERSÃO DO SISTEMA OTMIS MAPS TELEMETRIA

Entre as muitas atrações da Jacto no Show Rural Coopavel, a empresa apresentou uma ferramenta de gestão que ajuda a melhorar o serviço de pulverização, reduzindo custos, aumentando a qualidade e diminuindo o impacto ambiental.

A Otmis, a marca da Jacto exclusiva para agricultura de precisão, agora tem a nova versão do sistema Otmis Maps Telemetria, que permite certificar se a aplicação de agroquímicos foi realizada conforme o programado, no volume de aplicação desejado e também checando se as condições climáticas estavam adequadas, como temperatura e umidade relativa no momento da aplicação.

Entre outros acompanhamentos, a ferramenta permite calcular o desperdício com defensivos devido à sobreposição, e é possível saber exatamente qual o rendimento operacional de cada pulverizador.

“A cada 5 segundos o sistema Otmis Maps Telemetria registra as condições de trabalho e deslocamento do pulverizador automotriz da Jacto Uniport 3030 enviando-as para um servidor onde o cliente tem acesso exclusivo, de qualquer lugar que ele estiver, através da Internet. Ou seja, mesmo em viagem é possível acompanhar as operações no campo”, explica Fábio Torres (foto), gerente de produtos da Linha Otmis.


JOHN DEERE ENTRE AS 50 EMPRESAS MAIS ADMIRADAS DO MUNDO

A John Deere é uma das 50 empresas mais admiradas do mundo de acordo com pesquisa realizada pela Fortune Magazine. A pesquisa “Mais Admiradas” analisa o desempenho de uma empresa em nove critérios, incluindo inovação, gestão de pessoas, utilização de ativos corporativos, responsabilidade social, qualidade da gestão, solidez financeira, valor de investimento a longo prazo, qualidade de produtos e serviços, e competitividade global. “Nosso foco cada dia é servir os clientes em todo o mundo com produtos e serviços”, disse Samuel R. Allen (foto), presidente e executivo-chefe da John Deere.

“Figurar em rankings como a lista Fortune Mais Admiradas indica que estamos conduzindo nossos negócios de acordo com quatro valores centrais da empresa: integridade, qualidade, comprometimento e inovação”.


MONSANTO LANÇA REFÚGIOMAX, O MILHO PARA O REFÚGIO

A Monsanto lançou a primeira marca de sementes para o refúgio do milho, a RefúgioMax. A empresa oferecerá sementes não-Bt de alto potencial produtivo, disponíveis ao produtor na safra de verão 2016/17 e safrinha 2017. A princípio serão disponibilizados cinco híbridos para diferentes regiões, junto aos parceiros da Monsanto: Dekalb, Agroceres e Agroeste. Os híbridos são propícios para cultivo em grande amplitude de plantio, têm boas características de sanidade de planta e qualidade de grãos.

E o portfólio foi construído seguindo os critérios de avanço e melhoramento da rede de ensaios da Monsanto, garantindo alto critério de seleção e posicionamento dos híbridos. “Os híbridos da marca RefúgioMax possuem adaptabilidade para sua região e época de plantio e ciclo semelhante aos do milho Bt”, explica Guilherme Lobato, gerente de Biotecnologia da Monsanto.


LANÇAMENTO DA AKRON NA EXPOAGRO 2016

A Argentina começa a mostrar sinais de otimismo diante da perspectiva agrícola para o país. E a Akron, marca tradicional de máquinas agrícolas, deverá lançar na Expoagro, feira de máquinas agrícolas a ser realizada de 8 a 11 deste mês, no Km 214 da Rodovia Buenos Aires-Rosario, uma nova geração de carretas graneleiras: a Akron Granmax, que significa uma mudança real no design, capacidade de trabalho, velocidade de descarga e capacidade de manobra.

As carretas Akron GranMax são distinguidas pelo seu design inovador e compacto para fácil operacionalidade e capacidade de manobra. Os modelos são oferecidos em 37.000 litros/30 toneladas, 31.000 litros/25 toneladas e 29.000 litros/23 toneladas. O tubo de descarga, dependendo do modelo, é de 500 mm e 460 mm de d i â m e t r o , o b t e n d o uma capacidade de descarga até 13.000 quilos/ minuto.


LANÇAMENTO DA AKRON NA EXPOAGRO 2016

A Argentina começa a mostrar sinais de otimismo diante da perspectiva agrícola para o país. E a Akron, marca tradicional de máquinas agrícolas, deverá lançar na Expoagro, feira de máquinas agrícolas a ser realizada de 8 a 11 deste mês, no Km 214 da Rodovia Buenos Aires-Rosario, uma nova geração de carretas graneleiras: a Akron Granmax, que significa uma mudança real no design, capacidade de trabalho, velocidade de descarga e capacidade de manobra.

As carretas Akron GranMax são distinguidas pelo seu design inovador e compacto para fácil operacionalidade e capacidade de manobra. Os modelos são oferecidos em 37.000 litros/30 toneladas, 31.000 litros/25 toneladas e 29.000 litros/23 toneladas. O tubo de descarga, dependendo do modelo, é de 500 mm e 460 mm de d i â m e t r o , o b t e n d o uma capacidade de descarga até 13.000 quilos/ minuto.


MONSOY LANÇA NOVA IDENTIDADE VISUAL

A Monsoy, marca de sementes de soja da Monsanto, preparou uma ação inédita para celebrar os 20 anos de Brasil. Sojicultores e parceiros, além de jornalistas, participaram de uma experiência exclusiva e de grande impacto visual, no distrito de Rosário, município de Correntina/BA, onde visualizaram a nova campanha da marca, um gigantesco “M” de 5.600 metros quadrados feitos de duas toneladas de lona encravado em meio a uma lavoura de soja. A nova campanha apresenta, por meio de ações no meio rural, seis atributos ligados à essência da Monsoy: pesquisa, genética, parceiros, agricultores, variedades e resultados (todos os elementos impressos na lona).

“São 20 anos de melhoramento genético”, destaca Erica Franco, coordenadora de Marca – Monsoy Marketing. Sobre a campanha, Erica explica que o foco será o agricultor. “Trabalhamos para reconhecer a importância do agricultor”, acrescenta. Além da campanha, a Monsoy anunciou cinco novas variedades de soja para a safra 2016/17, a M5892 para a Região Sul, a M5705 para o Paraná, a M5730 para o Rio Grande do Sul, a M8473 para o Mato Grosso e a M8808 para Maranhão, Piauí e Bahia. Todas com a tecnologia Intacta RR2 PRO. (A reportagem d’A Granja esteve em Correntina/ BA a convite da Monsoy)


PLA COMEMORA AUMENTO DAS VENDAS NO SHOW RURAL

A Pla aumentou as vendas no Show Rural Coopavel. Na edição de 2015, a empresa vendeu 20 máquinas, e na do mês passado foram 22. “E o mais interessante é que esse aumento deve-se também pela procura por máquinas com tecnologia embarcada, como o pulverizador de 3 mil litros com túnel de vento, garantindo uma aplicação precisa de defensivos quando há grandes correntes de ar”, relata Tomas Lorenzzon, gerente de Marketing e Produto.

Entre as máquinas apresentadas na feira, lançamentos como o pulverizador com tanque para 4 mil litros Phoenix 400, e o distribuidor de sólidos Pegasus 4.6 Air, que pode ser usado para distribuição de fertilizantes sólidos e semeaduras de cobertura (com barra, não a lanço), ideal para lavouras em integração lavoura-pecuária. “Você colhe a soja e já está brotando a braquiária”, descreve Lorenzzon.


AGRIMEC EXPORTA PARA O CAMBOJA

O setor de exportação da Agrimec iniciou o ano com novidades, ao embarcar um lote especial de Carretas Graneleiras Granbox para o Camboja, na Ásia. Os implementos, além de peças de reposição, foram comercializados através de uma trading para um grupo de brasileiros que está investindo naquele país. A mercadoria que saiu do Rio Grande do Sul em fevereiro levaria 40 dias para chegar ao seu destino final. Essa é a primeira exportação da Agrimec feita para o Camboja, e a expectativa da empresa é que seja apenas a primeira de muitas negociações para o continente. O lote especial de Granbox é em padrão diferenciado, na cor verde.


SICREDI CRESCE EM 2015 E ESTÁ OTIMISTA PARA 2016

O Sicredi encerrou 2015 com um cenário diferenciado da realidade atual da economia brasileira, pois a operação acumulada do ano somou ativos acima de R$ 26,350 bilhões no Rio Grande do Sul, o que representa 21,59% de crescimento sobre igual período de 2014, enquanto em nível nacional os ativos totais somaram R$ 52,6 bilhões, crescimento de 14,2%. E a instituição vislumbra perspectivas de muito trabalho para 2016, com cautela, mas otimismo. “Justamente em situações em que a economia mostra dificuldades é que deveremos ter olhos para perceber as oportunidades. Ou saber criá-las. É importante que nesse período de recessão econômica se faça a leitura correta do mercado e não se generalizem perdas e retrações, justamente para não se gerar crise onde ela não se instalou”, ressalta o diretor executivo da Central Sicredi Sul, Gerson Seefeld. O Sicredi é a sétima maior instituição financeira do País e recebeu o selo Top5 do Banco Central. É uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados e 1.394 pontos de atendimentos em 11 estados.


CASE IH INVESTE US$ 40 MILHÕES EM NOVA LINHA

Com o maior investimento já feito pela empresa na América Latina, a Case IH apresentou no mês passado, na fábrica em Sorocaba/SP, os quatro novos modelos da linha de colheitadeiras Axial-Flow Série 130. Pioneira na tecnologia axial no Brasil, a indústria incorporou diferenciais às máquinas das classes 5,6 e 7 que prometem ao produtor maior qualidade no grão, menores perdas, redução de custos operacionais e mais versatilidade para uso em diferentes culturas. “Esse é o mais importante lançamento da marca nos últimos anos”, destaca o vicepresidente da Case para a América Latina, Mirco Romagnoli. No total, foram investidos US$ 40 milhões no projeto que teve início há quatro anos. Desde o início das vendas, em janeiro, já foram entregues cerca de 30 unidades dos quatro modelos, que custam entre R$ 600 mil e R$ 950 mil. Na nova linha, os motores mecânicos foram substituídos por motores eletrônicos FPT Industrial. Além disso, o rotor Small Tube apresenta um volume 26% maior para a debulha e separação dos grãos, comparado ao modelo anterior. “É uma característica que permite ao produtor entrar mais cedo e sair mais tarde da lavoura”, observa o diretor de Marketing da empresa, Christian Gonzalez. Até o início dos anos 2000, o mercado de colheitadeiras era formado por apenas 5% de modelos axiais. No ano passado, essa tecnologia representava 68% das máquinas no Brasil. A Case, que ocupava 1,8% do mercado nacional de colheitadeiras em 2001, encerrou 2015 com 18% de participação. Para este ano, a projeção é alcançar uma fatia de 20%. (A reportagem d’A Granja esteve em Sorocaba a convite da Case IH)


GTS E A MAIOR PLATAFORMA PARA CORTE DE CEREAIS

A GTS do Brasil aposta pesado no agronegócio com a apresentação da maior plataforma para corte de cereais do mercado, conforme explica Jonathan Fernandes, coordenador de Marketing da empresa. “Apresentamos no Show Rural Coopavel a nossa nova plataforma de corte de cereais, a DuallFlot, um equipamento revolucionário que distingue-se das demais plataformas devido ao seu pacote tecnológico inovador e o conceito construtivo que mescla metais nobres como o duralumínio e o inox”, descreve. Segundo ele, o conjunto de tecnologias traz muita leveza, seja ao produto como um todo, seja quanto ao seu funcionamento “fluidez”, o que permite à GTS o desenvolvimento de plataformas gigantes, com mais de 50 pés.


KEPLER WEBER LANÇA PRODUTOS EM CASCAVEL

A líder no mercado de armazenagem de grãos no Brasil e América Latina, Kepler Weber, esteve presente mais uma vez no Show Rural Coopavel. Os visitantes puderam conhecer as novidades e as tradicionais soluções de armazenagem, beneficiamento e transporte de grãos da empresa. A companhia apresentou novos modelos de Roscas Transportadoras Agrícolas, Transportadores de Correntes e também de Elevadores Agrícolas. “O mercado de grãos cresce exponencialmente no Brasil e as novas tecnologias devem acompanhar essa evolução. A safra de grãos em 2015 alcançou 209,5 milhões de toneladas, 7% a mais do que no ano anterior, atingindo o recorde de toda série histórica, segundo o IBGE”, ressalta Tadeu Vino, superintendente Comercial da Kepler Weber.


ANOTE AÍ

Com aumento confirmado de aproximadamente 35% no número de expositores em sua segunda edição, a Farm Show, de 5 a 8 de abril, em Primavera do Leste/MT, promete mais uma vez ser sucesso em número de expositores e visitantes, além do volume de negociações, que em 2015 ultrapassaram os R$ 300 milhões. Mais informações sobre uma das maiores feiras agrícolas do Centro-Oeste em www.farmshow.com.br

Entre 10 e 13 de abril será realizada em Campo Novo do Parecis/MT uma das maiores e mais completas feiras de agronegócio, a Parecis Superagro. O evento tem como foco a segunda safra. No município são 90 mil hectares de girassol, ou 75% do grão produzido no Brasil. Também fazem parte das lavouras as culturas do feijão, arroz, milho comum, milho branco e algodão, totalizando 1 milhão de hectares de segunda safra. Mais informações em www.parecissuperagro.com.br

De 25 a 29 de abril ocorre o que é considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina: Ribeirão Preto/ SP sedia a 23ª edição da Agrishow, uma vitrine que expõe as mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio. A feira é idealizada pelas entidades Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB), e organizada pela Informa Exhibitions. Mais informações em www.agrishow.com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com