Vitrine

NO MEIO DO CAMINHO TINHA UM EL NIÑO

Nesta página, onde descrevemos a nossa edição, normalmente são publicadas imagens bonitas, que retratem não apenas a bela e útil revista que buscamos apresentar a você, mas, sobretudo, a magnífica agricultura brasileira e o bem que ela faz ao País. Porém, veja essa foto, que é da propriedade do produtor de Uruguaiana/RS Angelo Dovigi, que observou 120 hectares de sua lavoura de arroz serem tomados pelas águas do Rio Quaraí. Ele foi uma das muitas vítimas do fenômeno climático El Niño no Rio Grande do Sul, que fez chover muito no estado, comprometendo seriamente as lavouras de arroz do estado – mais precisamente 15% de redução da safra do cereal em comparação à projeção inicial. E, para dar uma piorada, a alta nos custos de produção, que atingiram toda a agricultura brasileira, pegaram de cheio os orizicultores, em um item que cada brasileiro, no campo na cidade, sentiu: a conta de energia elétrica. Que tal a seguinte comparação: em um ano, conta de R$ 17.261,09; e no outro, R$ 70.624,50. Tudo sobre a realidade atual do arroz na nossa reportagem de capa.

A chuva também não deu trégua no Show Rural Coopavel, na primeira semana de fevereiro, em Cascavel/PR. Choveu nos cinco dias da feira que abre o calendário do anos das megafeiras da agricultura brasileira, mas o grande público – e nossa reportagem – conseguiu ver bem de perto (e aprender) sobre muitas tecnologias dos mais diversos segmentos agrícolas. Algumas das grandes empresas de máquinas não participaram desta vez, mas o evento não deixou de expor inovações.

Se o assunto é feira, e muitas se realizarão até no início do segundo semestre, veiculamos nesta edição uma reportagem sobre as alternativas de crédito para comprar sua máquina. O dinheiro está mais escasso, mas existem muitos recursos na praça, atestam algumas das principais instituições bancárias. Veja qual linha se encaixa na sua necessidade e invista na inovação.

Aliás, apresentar inovações foi o que também norteou esta edição. Sobre o milho, veiculamos um artigo sobre as vantagens da inoculação com o Azospirillum, devidamente comprovado pela pesquisa da Embrapa. E quanto à soja, quem disse que não pode ser cultivada em solos arenosos? Bastam alguns cuidados, descreve outro artigo.

Mas tem muito mais! Boa leitura!