Novidades no Mercado

 

FORD, A MARCA QUE MAIS GANHOU MERCADO EM CAMINHÕES

A Ford foi a marca que mais cresceu em participação na indústria de caminhões em 2015, fechando o ano com 18% das vendas, um ganho de 3,7 pontos percentuais comparado a 2014. Foi o segundo ano consecutivo de avanço da marca, que registrou um total de 12.923 emplacamentos e, entre outros destaques, consolidou sua liderança no segmento de caminhões leves e também foi a mais vendida no segmento semileves. “Apesar da queda expressiva nos volumes totais da indústria de caminhões, que chegou a 47,6%, a Ford foi menos afetada, principalmente pela chegada dos modelos da nova Série F, muito bem aceitos no mercado. No nosso caso, a redução de volume foi de 34,1%, garantindo esse ganho importante de participação”, diz Antonio Baltar, gerente de Vendas e Marketing da Ford Caminhões.


BIOGENE PRESENTE NO SHOWTEC EM MARACAJU

Assim como nos anos anteriores, a BioGene participou da ShowTec 2016, em Maracaju/MS, no mês passado. “O evento, que é organizado pela Fundação MS e vem crescendo a cada ano, trouxe este ano como tema ‘Tecnologia é o nosso negócio’, e é considerado uma excelente oportunidade para a BioGene apresentar o seu portfólio de produtos e serviços para a próxima safra, incluindo híbridos de milho e cultivares de soja”, comentou Marcelo Detomasi, gerente de Conta da BioGene na Região do MS. Os produtores que visitaram o estande puderam conhecer o Tratamento de Sementes Industrial com DuPont Dermacor, solução para controle de corós e lagarta-do-cartucho nas fases iniciais da lavoura.


UBYFOL PROJETA INVESTIR R$ 150 MILHÕES EM UBERABA

A Ubyfol, sediada em Uberaba/ MG, estima investir R$ 150 milhões no projeto de uma planta voltada para a fabricação de fertilizantes e algumas de suas matérias-primas, cuja obra vai iniciar entre 2017 e 2018. A empresa fabrica fertilizantes especiais, como micronutrientes, produtos para aplicações foliares e tratamentos de sementes para as principais culturas. Segundo o diretor- executivo da empresa, Fabrício Fonseca Simões, a grande dependência do País às importações de matérias-primas para a fabricação de fertilizantes e a oportunidade de atender essa demanda do mercado são incentivo ao projeto. “A maioria da matéria-prima que utilizamos para a produção de fertilizante é importada e pretendemos produzir na futura unidade boa parcela desses produtos, reduzindo a dependência das importações e, consequentemente, os custos. A ideia também é comercializar o que for excedente com outras indústrias”, destaca.


VALAGRO CONSTRÓI NOVA FÁBRICA EM PIRASSUNUNGA

A Valagro, empresa produtora de bioestimulantes e nutrientes especiais, anunciou ter começado a construção de sua nova fábrica em Pirassununga/SP. O projeto exigirá investimento de 10 milhões de euros, e inclui a construção de uma planta com duas linhas de produção para processamento e embalagem de fertilizantes e bioestimulantes sólidos, solúveis em água. A fábrica ocupará uma área de cerca de 60 mil metros quadrados e terá capacidade de produção de cerca de 8 mil toneladas de produto por ano. “A construção da unidade de produção de Pirassununga apoia muito a nossa logística da cadeia de suprimentos para chegar mais perto de nossos clientes no Brasil e, de forma mais ampla, nos permitirá responder de forma eficaz a diferentes necessidades”, explica o CEO do Grupo, Giuseppe Natale (foto).


PÁ CARREGADEIRA DA MARISPAN NO SHOW RURAL

A Marispan destaca-se por ser uma empresa especialista em carregadores frontais para tratores agrícolas. No Show Rural Coopavel terá uma grande novidade para o mercado: a Pá Carregadeira Série M, com conceitos diferenciados dos demais fabricantes no Brasil, um produto alinhado com o que existe de melhor na Europa e nos EUA. O design do produto é diferenciado, e seu maior destaque é a facilidade de conectar e desconectar a máquina ao trator. Mais informações no site da empresa.


SEMENTE DA RICETEC REDUZ CONSUMO DE ÁGUA E DEFENSIVOS

Produtores gaúchos de arroz estão investindo em sementes com tecnologia diferenciada para driblar as dificuldades enfrentadas com o clima e o alto custo de produção. Especializada no desenvolvimento e na comercialização de sementes de alta tecnologia, a RiceTec conta com um portfólio que possibilita ao produtor gastar menos água com irrigação e menos defensivos sem afetar a produtividade. “As tecnologias desenvolvidas pela RiceTec permitem que o produtor aumente em 25% a produtividade, utilize 33% menos água e consuma até 20% menos defensivos agrícolas”, afirma o engenheiro agrônomo e diretor de Marketing da Rice- Tec, Leandro Pasqualli.


MASSEY FERGUSON: DICAS PARA ESCOLHER O TRATOR IDEAL

Nos últimos anos, com as constantes evoluções tecnológicas das máquinas agrícolas, o produtor brasileiro tem ao seu alcance uma grande variedade de máquinas e equipamentos. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados no momento da escolha do novo trator. De acordo com profissionais da Massey Ferguson, fatores como o tamanho da propriedade, a cultura e até os implementos são fundamentais para definir o produto mais adequado. “Além da escolha do trator ser primordial para as aplicações, é muito importante ressaltar que o trabalho seja realizado com o implemento correto. Se isso não ocorrer, qualquer atividade poderá ficar comprometida e a produtividade da lavoura será afetada”, explica Éder Pinheiro, coordenador de Marketing do produto tratores da Massey Ferguson.


NUFARM LANÇA ARMIGEN PARA CONTROLE DE HELICOVERPA

A Nufarm lança o Armigen, o novo inseticida biológico para controle da Helicoverpa armigera. O produto, fabricado pela AgBiTech da Austrália e distribuído exclusivamente pela Nufarm, controla todas as espécies dos gêneros Helicoverpa e Heliothis. Armigen é uma ferramenta para o Manejo Integrado de Pragas graças a sua ação específica e com alta eficácia sobre essas lagartas. Destacando-se também por ser altamente seletivo aos inimigos naturais, impactando menos o meio ambiente. “Com a chegada do Armigen, estamos ofertando ao mercado um produto inovador, fortalecendo ainda mais nosso portfólio para controle de Helicoverpa e outras lagartas”, enfatiza Murilo Borges, gerente de Inseticidas e Fungicidas da Nufarm.


LABORATÓRIO FARROUPILHA É ADQUIRIDO POR EMPRESA CANADENSE

O Grupo Lallemand, do Canadá, comprou o Laboratório Farroupilha, sediado em Patos de Minas/MG, com o objetivo de fomentar o controle biológico e criar uma nova plataforma da sua divisão Plant Care. Com isso, a empresa canadense visa crescer e expandir o manejo biológico em todo o mundo. O Laboratório Farroupilha desenvolve várias linhas de pesquisas e conta com um portfólio de biofungicidas, bioinseticidas, nematicidas, inoculantes e promotores de crescimento. De acordo com o gerente Comercial do Laboratório Farroupilha, Stanis Bombonato, a aquisição da empresa fortalece o manejo biológico. “São ganhos expressivos na agricultura global, mais profissionalização, geração de empregos, implementação de novas tecnologias e a evolução das soluções biológicas para toda a agricultura”.


ANOTE AÍ

O tradicional evento Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em sua 26ª edição, ocorre em Alegrete/RS, de 18 a 20 de fevereiro. Estarão reunidas as principais autoridades do arroz gaúcho e de outros estados, inclusive de países vizinhos, e é uma vitrine de tecnologias de ponta para o cereal. Centenas de produtores visitam o evento. Mais informações no site www.colheitadoarroz.com.br

A Expodireto Cotrijal, feira realizada pela cooperativa Cotrijal de 7 a 11 de março em Não- Me-Toque/RS, apresenta aos visitantes as principais tecnologias de empresas públicas e privadas, incluindo-se os trabalhos das instituições de pesquisa e assistência técnica como Embrapa e Emater. São atendidos desde grandes produtores até agricultores familiares. A feira também tem tradição em realizar palestras e seminários sobre temas políticos e econômicos de grande relevância para o campo. Mais informações no site www.expodireto.cotrijal.com.br

A Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp) realiza o 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha com o tema Palha, Ambiente e Renda, em parceria com Embrapa, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás e Universidade Federal de Goiás. O Encontro será no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, de 20 a 22 de setembro. O evento tem a finalidade de atualizar agricultores, técnicos e estudantes sobre as melhores práticas dentro do SPD. Além das palestras e painéis de discussão, haverá mini-cursos e dia de campo. Informações e inscrições em www.15enpdp.com.br

Mais informações sobre eventos em www.agranja.com