Gente em Ação

 

MONSANTO APOSTA NA AGRICULTURA DIGITAL

Rodrigo Santos

A Monsanto reuniu a imprensa em São Paulo, no mês passado, para a segunda edição do Na Mesa com a Monsanto, evento no qual A Granja esteve presente. O líder da Monsanto na América do Sul, Rodrigo Santos, avaliou o ano passado e projetou 2016 e os próximos anos para a companhia. Lembrou que recentemente a Organização das Nações Unidas Para Agricultura e Alimentação (FAO) fez uma nova projeção para a população mundial em 2050: em vez de 9 bilhões de pessoas como estimado anteriormente, serão 9,7 bilhões, o que implicará ampliar a produção de alimentos em 80%. Para tanto, visto pressões ambientais para não aumentar áreas de agricultura, a ampliação da geração de alimentos terá que ser de incrementos das produtividades agrícolas. “É um desafio significativo aumentar em 80% economizando recursos”, sintetizou.

“O Brasil tem o papel importante para ser o celeiro sustentável do mundo”. Nesse sentido, mencionou o investimento da Monsanto de US$ 1,5 bilhão ao ano no mundo em tecnologia. E entre as apostas da empresa está o que ele definiu como “agricultura digital”. Mencionou que a empresa The Climate Corporation, que pertence à Monsanto, já desenvolve testes em lavouras brasileiras cujas ferramentas, já aplicadas em 30 milhões de hectares nos EUA, fazem mapas da lavoura que permitem decifrar em detalhes o desenvolvimento das plantações. Indicar se, por exemplo, a cor amarela da lavoura é consequência do ataque de praga/doença ou deficiência nutricional, e até indicar o espaçamento mais adequado. “Falo em metros quadrados, não em hectares”, definiu Santos.


ARYSTA COM NOVO GERENTE DE PRODUTOS E MERCADOS

O engenheiro agrônomo Ricardo Dias volta a fazer parte da Arysta LifeScience. Dias já havia trabalhado na companhia por 14 anos, e após três anos em outra companhia, volta à casa de origem e assume o cargo de gerente de Produtos e Mercados de Grandes Culturas na Região Centro Sul. Seus principais objetivos são dar suporte para as equipes comerciais da Região Sul e cuidar da estratégia de parte do portfólio da empresa, especialmente o herbicida Select e a linha de Tratamento de Sementes.

Ricardo Dias


DUPONT E CAMPO LIMPO RECONHECEM TRABALHOS DOS ALUNOS

A DuPont Proteção de Cultivos, em parceria com seu distribuidor Campo Limpo, realizou mais uma edição do projeto socioambiental Du- Pont Escola. Participaram do evento cerca de 40 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Carolina Argemi Vazques, de Rosário do Sul/RS. O programa incentiva a criação de textos e trabalhos artísticos sobre boas práticas agrícolas, com o tema-base “Meu herói, o agricultor”. Os alunos reconhecidos pelos melhores textos receberam um tablet e a escola foi presenteada com um notebook.

Alunos premiados em Rosário do Sul/RS


UPL ANUNCIA NOVO DIRETOR DE INOVAÇÃO E MARKETING

Rogerio Biasotto é o novo diretor de Inovação e Marketing da UPL Brasil. O executivo tem sólida experiência no Brasil, nos Estados Unidos e na América Latina principalmente em marketing e estratégias de negócios, em empresas do ramo. O executivo integra a equipe gestora com a visão de transformar a UPL em uma das maiores empresas mundiais do setor agroquímico até o final desta década. “O objetivo é trazer para o produtor soluções que promovam a saúde das plantas de forma inovadora com a contribuição da comunidade científica para que viabilize o incremento de sua produção e sustentabilidade de seu negócio”, afirmou Biasotto.

Rogerio Biasotto


BASF CONSOLIDA CARTÃO SAFRA

A Basf foi a pioneira ao apresentar no mercado agrícola um programa-piloto intitulado Cartão Safra, que permite a soma de pontos adquiridos por meio da compra de produtos agrícolas da empresa, que podem ser trocados por prêmios – como eletroeletrônicos. “Não há necessidade de envio de nota fiscal ou similar para a adesão. Basta que o cliente realize a compra nas revendas participantes. Após 30 dias da emissão da nota pela revenda, os pontos estarão disponíveis para que o agricultor possa resgatá-los e trocar por prêmios. Tudo de forma gratuita e simples”, afirma Mario Lavacca, gerente sênior de Acesso ao Mercado e Programas de Relacionamento.

Mario Lavacca


BAYER: AUMENTO DO BARTER PARA COMPRAS

Matias Correch

Para garantir a safra, produtores brasileiros recorrem a meios alternativos de financiamento como o Barter (troca), procedimento pelo qual o agricultor paga os custos da lavoura com sacas de grãos. Em 2015, a Bayer CropScience registrou aumento de 300% na procura por esse tipo de operação financeira e a expectativa é de crescimento. “Registramos aumento das nossas vendas por meio do barter no segundo e terceiro trimestres de 2015 comparado com 2014. A nossa rede de distribuição trabalha com a moeda do produtor – a soja –, e proporciona a ele bons negócios, uma vez que consegue fixar o seu custo de produção”, explica Matias Correch, diretor de Planejamento de Negócios e Administração.


APLICAÇÃO RESPONSÁVEL DA DOW FINALIZA 2015

(FOTO)

Aplicação Responsável treinou 4.500 produtores

Desenvolvido pela Dow AgroSciences em parceria com a Unesp para disseminar as boas práticas agrícolas, o Programa de Aplicação Responsável finalizou 2015 com um balanço expressivo de treinamentos. De maio a dezembro foram 202 treinamentos, percorrendo 16 estados e capacitando mais de 4.500 produtores de milho, soja e cana. “Esse ano tivemos um aumento de 20% no número de treinamentos. Temos como meta disseminar a importância das boas práticas agrícolas com foco nos conceitos de tecnologia de aplicação a um número cada vez maior de profissionais”, explica a coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow, Ana Cristina Pinheiro.


ALERTA PERCEVEJO FMC LEVA CAPACITAÇÃO E CONHECIMENTO

Adriano Roland

Teve início em outubro o programa Alerta Percevejos para os produtores, idealizado e desenvolvido pela FMC Agricultural Solutions. O programa tem o objetivo de levar conhecimento e informação sobre a prevenção e o controle de surtos por meio de orientações técnicas nos principais estados produtores de soja e milho, em eventos até janeiro. “O palestrante convidado é conhecido nacionalmente no segmento de Agronomia, no qual tem vasta experiência e por esse motivo sua participação será de extrema importância”, ressalta Adriano Roland, gerente de Inseticidas.