Agrária

  

AGRÁRIA nasceu para imigrantes recomeçarem suas vidas

Cooperativa sediada em Guarapuava/PR produz malte para um quarto do mercado brasileiro de cervejas

Agrária
Sede: Guarapuava/PR
Principais produtos: soja, milho, cevada, trigo, aveia, triticale, canola e feijão, bovinos, aves, suínos, equinos e industrializados
Faturamento: R$ 2,2 bilhões em 2014
Associados: 600

A existência da Cooperativa Agrária confunde-se com a vida do povo pelo qual ela nasceu. Quando foi fundada, em 1951, o desafio era apoiar 500 famílias de Suábios do Danúbio, um grupo étnico alemão, a recomeçar suas vidas no Brasil após terem sido obrigados a deixar seus lares no Sudeste europeu e ficarem refugiados na Áustria até o fim da 2ª Guerra Mundial. A Agrária, localizada no distrito de Entre Rios, em Guarapuava/PR, alia tradição e história à tecnologia e à gestão de excelência. A partir da agricultura, a cooperativa instituiu cadeias produtivas completas, que compreendem desde pesquisa agrícola, realizada pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária até a industrialização.

Comprometida com o futuro, a Agrária investe, além de suas indústrias, em educação, na preservação da cultura e na saúde e no bem-estar de toda a comunidade. Assim sendo, a cooperativa mantém o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira e o Hospital e Farmácia Semmelweis. Com aproximadamente 600 cooperados e 1.300 colaboradores, a Agrária teve um faturamento global de R$ 2,2 bilhões em 2014. As principais culturas agrícolas são soja, milho, cevada, trigo, aveia, triticale, canola e feijão. Nas culturas de verão, a área cultivada chega a 115 mil hectares, e na safra de inverno, a 66 mil hectares.

A Agrária conta atualmente com seis unidades de negócios – todas certificadas pela ISO 22000, de segurança alimentar e boas práticas de fabricação. A Agrária Malte produz malte pilsen, e atende aproximadamente 25% do mercado brasileiro de cervejas. É a segunda maior maltaria da América Latina, e atualmente está em fase de ampliação para mais 120 mil toneladas ao ano. A Agrária Farinhas fabrica farinhas industriais para todos os segmentos, como biscoito, panificação e massas. A unidade também atende o mercado de varejo com as farinhas Especialíssima e Bom Prato.

Já a Agrária Nutrição Animal produz cerca de 150 formulações de rações fareladas, peletizadas, minipeletizadas e trituradas para bovinos de leite e de corte, além de linhas de varejo (aves, suínos, coelhos e bovinos). A unidade Agrária Óleo e Farelo manufatura óleo de soja degomado e farelo de soja. Além da ISO 22000, ela conta com a certificação internacional GMP+. Atende o mercado nacional e de exportação. A Agrária Sementes produz e comercializa sementes de soja, trigo, cevada e aveia. E a Agrária Grits e Flakes, mais nova indústria da cooperativa que entrou em operação no final de 2014, produz grits e flakes de milho para mercado cervejeiro, e creme e fubá para a indústria alimentícia.

Tradição: a cooperativa mantém o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, a Fundação Cultural Suábio-Brasileira e o Hospital e Farmácia Semmelweis