Coopavel

  

COOPAVEL, o coração da próspera Cascavel

A cooperativa é a principal empresa do município paranaense e ainda promove a megafeira Show Rural Coopavel

Coopavel
Sede: Cascavel/PR
Principais produtos: soja, milho, aves, suínos, industrializados
Faturamento: R$ 1,6 bilhão em 2014
Associados: 4.600

A Coopavel Cooperativa Agroindustrial foi fundada por 41 produtores rurais em 15 de dezembro de 1970, em Cascavel, no Oeste do Paraná, com o objetivo de concentrar a distribuição de insumos e a armazenagem de grãos. Com o passar dos anos, a pequena cooperativa transformou-se em uma das 20 maiores empresas do agronegócio brasileiro, e hoje é a maior empresa do município, graças ao trabalho árduo de 4.600 associados e 5.248 colaboradores diretos. Iniciou sua atividade de produção e abate de frangos de corte em 1994. Desde então, a consolidação da cooperativa no mercado da avicultura é crescente, assim como a ampliação e os investimentos no setor.

O início foi marcado pela construção do frigorífico de aves, que na época tinha capacidade para abater 44 mil aves por dia. Hoje, abate 200 mil e, com investimento de mais de R$ 100 milhões, passará a abater, até dezembro de 2016, 300 mil aves diariamente. O ano de 1996 foi um dos grandes marcos da Coopavel, pois nesse ano a cooperativa exportou, pela primeira vez, carne de frango para a Ásia, vínculo comercial que se mantém há quase 20 anos através de uma parceria sólida.

Com 26 filiais em 17 municípios do Oeste e do Sudoeste do Paraná e um complexo industrial com área construída de mais de 1,5 milhão de metros quadrados, onde estão instaladas 12 indústrias, 75% do faturamento da Coopavel, hoje, é promovido por suas agroindústrias, tendo como carro-chefe o setor avícola. A cooperativa destina 50% da sua produção de carne de frango ao mercado externo, para mais de 40 países da América do Sul, da Europa, do Oriente Médio e da Ásia.

A Coopavel realiza a megafeira Show Rural, que na sua 27a edição, em 2015, reuniu 480 expositores e 230 mil visitantes

Para desenvolver o conhecimento tecnológico de seus associados, em 1989, a Coopavel criou a feira que é considerada uma das maiores do Brasil, o Show Rural Coopavel. Em sua 27ª edição, no fevereriro do ano passado, o evento reuniu 480 expositores e 230 mil visitantes durante os cinco dias. O Show Rural Coopavel está consolidado porque, desde a sua criação, manteve o seu foco, que é proporcionar conhecimento para o produtor através das novas tecnologias e das inovações apresentadas pelas empresas expositoras, tanto do ramo de insumos agrícolas como de maquinários, com a presença de empresas e instituições.

Entre outras muitas iniciativas da cooperativa, está a Universidade Coopavel (Unicoop), fundada em 2000, que é a primeira universidade do Sistema Nacional Cooperativista. Sua principal missão é a formação e o desenvolvimento contínuo dos funcionários, cooperados e comunidades. Seu objetivo é o aperfeiçoamento de habilidades e atitudes, capacitando pessoas para atividades técnicas, de liderança, harmonia nos relacionamentos interpessoais, conhecimentos específicos, motivação e desenvolvimento do seu quadro de associados, colaboradores e sociedade em geral.