Aqui Esta a Solucão

 

ESPÉCIE ARBÓREA EM ILPF

Quais pontos devem ser considerados no momento de definir a espécie arbórea para compor um sistema de ILPF (integração lavoura-pecuária-floresta)? Obrigado.

R- Caro Armando, no livro 500 Perguntas, 500 Respostas sobre ILPF, os pesquisadores da Embrapa explicam que as árvores devem ser escolhidas de acordo com os seguintes aspectos: adaptação ao local; arquitetura da copa favorável; facilidade de estabelecimento; cumprimento das exigências do mercado para os produtos das árvores; escolhas de espécies de rápido crescimento; tipo de raiz das árvores; controle de erosão e escoamento superficial de águas da chuva; sombra para os animais; e compatibilidade com pastagens e gado, ou seja, sem apresentar efeitos negativos aos animais, como toxicidade ou alelopatia para os demais componentes (cultivo de grãos e pastagens). Atualmente, a espécie de maior potencial de utilização em ILPF é o eucalipto, mas outras também estão sendo utilizadas, como acácia, paricá ou pinho-cuiabano, mogno-africano, cedro-australiano, canafístula, pínus e bracatinga.

MERCADO DO ALHO

Qual é o tamanho da produção brasileira de alho e quanto o País ainda precisa importar para suprir o consumo? Grato pela informação.

João Paulo Barcelos Costa Rica/MS

R- Prezado João Paulo, a produção brasileira de alho é estimada em 120 milhões de quilos, e o consumo é superior a 220 milhões de quilos, segundo informações da Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa). Cerca de 70% das importações são da China, que é o maior produtor mundial, com mais de 700 mil hectares cultivados. A Argentina e a Espanha também são fornecedores do produto. No Brasil, são cultivados 10 mil hectares com alho, sendo 8 mil na Região Centro-Oeste e 2 mil na Região Sul.