Cartas, Fax e E-Mails

 

COMO ENFRENTAR OS INIMIGOS DA LAVOURA

Bem equilibrada a abordagem de setembro sobre as pragas (Reportagem de capa: Inimigos à espreita. Como enfrentá- los). Todos nós que plantamos temos que ter em mente o Manejo Integrado de Pragas, o tal MIP. Essa história de aplicar veneno quando o vizinho aplica não tem fundamento. Assim como usar dois sacos de adubo por hectare porque o vizinho do lado fez o mesmo. No caso das pragas, tem que fazer o monitoramento direitinho, como pregam os experts. Para que se apavorar ao ver uma lagartinha comendo uma folha? É preciso saber se ela e outras vão causar tal dano que mereça despejar inseticida na lavoura.

Jurandir Lemes Abadia de Goiás/GO

COMO ENFRENTAR OS INIMIGOS DA LAVOURA II

Ao mesmo tempo em que lia a reportagem sobre as pragas e doenças, vi na imprensa que chegaram ao Brasil três novas pragas. Até uma que foi chamada de “prima” da helicoverpa. Só nos faltava essa! Além das pragas e doenças que temos aqui, que dão um trabalhão e nos custam muito dinheiro, ainda me aparecem mais três, que certamente vão demorar um tempão para terem inseticidas aprovados, já que a burocracia neste País é de apavorar.

Cleiton de Jesus Sertãozinho/SP


O TRABALHO DE UM CAMPEÃO DA PRODUTIVIDADE

Parabéns pela reportagem sobre o produtor Alisson Alceu Hilgemberg (na foto, vencedor do Desafio Máxima Produtividade de Soja, entrevistado de O Segredo de Quem Faz, edição de setembro). É de bons exemplos que esse Brasil é feito, e estamos carentes disso. Bom, queria ver a possibilidade de ver se me consegue o contato desse produtor, como o e-mail. Gostaria de trocar uma ideia com ele sobre adubação orgânica na soja, como qual o tipo.

Glauco Foster Almeida Canguçu/RS