Vitrine

O FUTURO DA AGRICULTURA À DIGITALIZAÇÃO PERTENCE

Você consegue se imaginar sem acessar a Internet e/ou o celular? Pois a agricultura se encaminha para essa mesma realidade, a da digitalização e da conectividade. Ferramentas ou serviços como satélite, celular, sensoriamento remoto, startup, drone e muito mais já fazem parte do cotidiano das nossas lavouras como sempre fizeram sementes, plantio, cuidados fitossanitários, colheita etc. Estamos na era da agricultura inteligente, e fomos ouvir especialistas para buscar antecipar por aqui o que vem aí para a sua lavoura daí, o assunto da nossa reportagem de capa deste mês. Não apenas na esfera digital, mas também nos mundos ilimitados da genética e de alternativas como os defensivos biológicos. Muita coisa interessante está a caminho. E não muito longe, não, de chegar ao destino: a sua lavoura. Saber do futuro é sempre bem instigante, não? Então, veja o que a nossa reportagem já descobriu sobre ele.

O futuro, este breve, no final deste mês, reserva uma grande feira, a Agrishow, considerada a terceira maior do mundo. E o megaevento de Ribeirão Neide Furukawa Preto/SP chega a um quarto de século, e uma reportagem nossa antecipa o que esperam os organizadores. Da mesma forma, estivemos em outra tradicional feira, a Expodireto Cotrijal, na pujante gaúcha Não-Me-Toque, e apresentamos nesta edição uma parte dos temas interessantes apresentados, em uma reportagem e nas seções Gente em Ação e Mercado. As duas feiras antecipam que o futuro imediato e o médio e o longo prazos da agricultura brasileira são promissores.

Como não vivemos só de futuro, artigos técnicos apresentam e comprovam o que a experiência humana já concluiu sobre uma série de maneiras e ações para produzir melhor. Veiculamos um amplo artigo sobre os sete desafios para a fertilidade de solos do Cerrado. Outro texto sobre a importância da distribuição de plantas para uma exitosa colheita de milho. E tem a entrevista com um produtor goiano com muitas histórias para relatar: José Roberto Brucceli, 64 anos, em O Segredo de Quem Faz. E muito mais, claro!

Boa leitura! E bem-vindo ao futuro!

Vitrine