Expointer 2018: Angus tem novidades e aumento de inscrições

A Expointer, tradicional feira agropecuária realizada em Esteio/RS, terá uma maior presença de bovinos da raça Angus este ano. A Associação Brasileira de Angus (ABA) recebeu a inscrição de 127 animais de argola de 18 expositores, um incremento de 15% sobre o número de 2017. Até a divulgação dos números, a inscrição de rústicos ainda não estava encerrada, mas a expectativa é contar com mais 100 exemplares, num total de mais de 220 bovinos da raça na feira que será realizada entre 25 de agosto e 2 de setembro, no Parque Assis Brasil. Este ano, para incentivar os criadores a participarem da mostra, a ABA isentou a taxa de inscrição, o que representa uma economia de R$ 280 por cabeça.
Ente as novidades da Angus para essa edição está o julgamento de animais de argola em apenas um dia. A programação será concentrada no dia 29 de agosto, com a avaliação de fêmeas pela manhã e de machos à tarde. O julgamento de rústicos será no dia 28.
No dia 26, a ABA e a Associação Brasileira de Brangus firmarão um protocolo de intenções para promover a aproximação entre as raças. A intenção, segundo o presidente da Angus, José Roberto Pires Weber, é trabalhar pontos de convergência. “Temos muitos criadores em comum, e essa parceria deve promover o fortalecimento da pecuária”, destaca. Na prática, a parceria prevê ações como participação conjunta em exposições, gestão de núcleos regionais compartilhada e agendas de remates.
Ainda na programação da Expointer, no dia 30 será realizado o seminário Cruzamento Industrial 3.0, que vai abordar o avanço da genética Angus no Brasil Central por meio da inseminação de ventres F1 (meio sangue zebu X Angus) com sêmen de reprodutores Angus puros. A feira de Esteio também vai marcar o início das comemorações dos 15 anos do Programa Carne Angus, que está presente em 40 plantas de 15 empresas com unidades em 12 estados do País.

Data: 02/08/2018
Fonte: Revista AG

Últimas notícias